Atualmente, a maioria das pessoas já realizou pelo menos uma compra pela internet. Afinal, além de uma maior variedade de itens, é possível adquirir qualquer coisa com facilidade e sem precisar sair de casa. No entanto, para que o cliente tenha uma boa vivência no seu e-commerce, é necessário que você invista em visual merchandising.

Essa é uma ótima estratégia para criar um ambiente ideal para a compra, agregando valor aos seus produtos e proporcionando uma experiência sensorial que torne a aquisição irresistível. Gostou da ideia? Então continue com a gente para entender como aplicar esse recurso na sua página. Confira! 

Descubra o que é visual merchandising

O visual merchandising surgiu a partir do momento em que as lojas passaram a deixar seus produtos expostos para a população em bancadas e vitrines. Perceberam que, ao fazer isso, as pessoas começaram a comprar coisas que não estavam necessariamente procurando. Apenas por se sentirem atraídas pela beleza das peças ou dos mostruários.

E essa era uma ótima maneira de vencer a concorrência crescente! Nesse contexto, essas estratégias surgiram para serem aplicadas diretamente no ponto de venda. Compreendem a junção do layout, do design e do posicionamento dos produtos de maneira coesa com a identidade da empresa.

Ou seja, a ideia é contar uma história e criar um espaço atrativo e sedutor. Por isso, elementos como cores, aromas e a disposição dos objetos, por exemplo, fazem toda a diferença. 

Aprenda como usar o visual merchandising no seu e-commerce

Muita gente acredita que essa ferramenta é usada exclusivamente nas lojas físicas. Contudo, ela pode potencializar o sucesso do seu e-commerce. Basta que você foque na experiência do consumidor ao acessar a sua página, e isso vai desde o layout até a navegabilidade do site.

Com isso, você conquista engajamento e a taxa de conversões. Confira abaixo algumas estratégias de visual merchandising que você precisa conhecer. Vamos lá? 

Aposte nos vídeos 

Usar vídeos no seu e-commerce é uma ótima ferramenta. Eles permitem que o cliente em potencial veja todos os detalhes do produto, tenha uma ideia de como ele fica no corpo (se for uma roupa, por exemplo), e ainda acesse conteúdos relacionados.

Além disso, você ainda consegue criar cenas que geram desejo e identificação, aumentando a probabilidade de fechar negócio. 

Mantenha o espaço organizado

A organização da sua página é muito importante para que as pessoas possam encontrar o que procuram. Se elas tiverem que pesquisar muito para visualizar os produtos desejados, por exemplo, é muito provável que acabem desistindo. 

Portanto, invista na disposição visual dos produtos e na pesquisa interna. Uma barra de pesquisa eficiente, sugestões de itens com estampas parecidas e até mesmo com o mesmo estilo são algumas maneiras de transformar um simples leitor em um cliente. 

Tire boas fotos 

Se a sua ideia é vender pela internet, ter boas fotos é essencial. E não basta apenas que elas tenham qualidade. Elas precisam ser condizentes com a identidade visual da sua marca e também com o perfil do seu público-alvo.

Afinal, a ideia é que as pessoas consigam se imaginar usando os produtos e queiram consumi-los.

O visual merchandising pode aumentar o tráfego e a taxa de conversão do seu site. Contudo, para que a estratégia funcione é importante aliar um bom layout com uma plataforma funcional. Afinal, não basta o e-commerce ser incrível se a página travar ou for muito complicada de usar. 

Agora que você já sabe como usar o visual merchandising para otimizar o seu e-commerce, aproveite e nos acompanhe nas redes sociais Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades!

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