Desde o crescimento do conceito mobile first que visava o desenvolvimento de sites, pensando primeiramente na interface móvel e, só depois, sua adaptação para o desktop, ao contrário do que era feito na época , os sites responsivos não apenas surgiram, mas também ganharam força.

O layout responsivo nada mais é do que a criação de um modelo de design para seu site, adaptável para qualquer dispositivo e em qualquer tamanho de tela. Apostar nesse artifício é ter a certeza de inúmeros benefícios para o negócio.

Listamos abaixo algumas das principais vantagens dos sites responsivos. Acompanhe a leitura e confira!

Os sites responsivos são fundamentais para uma boa experiência do usuário

Com os sites responsivos, os clientes chegam ao endereço virtual de forma mais simples e conseguem encontrar facilmente o que eles estão buscando.

Esse é o principal motivo pelo qual os usuários têm uma experiência muito mais agradável com um layout responsivo, mas não se limita a isso. Como a leveza é mais uma importante característica, outro grande ponto positivo está na velocidade do acesso, que é muito mais rápida em um site adaptável.

Compartilhar o link também fica mais fácil, já que um único endereço pode ser aberto em qualquer dispositivo e navegador.

O design responsivo influencia diretamente na otimização SEO

Sempre que uma nova página é lançada na internet, serviços como o Google a adicionam em seu “acervo” em um processo chamado de indexação. Porém, como a quantidade de sites criados diariamente é muito grande, acaba se tornando necessário criar alguma forma de organizar esses links.

Vale também definir regras que ditem o que vai aparecer primeiro e o que vai aparecer em segundo plano quando você pesquisa determinado termo.

É aí que entra o SEO (Search Engine Optimization), que consiste em um conjunto de parâmetros aplicados a cada nova página indexada ao Google, a fim de definir em que “posição” ela aparecerá nos resultados do buscador. Como o nome já diz, trata-se de uma otimização para os motores de busca.

Um desses parâmetros é o layout responsivo, o que significa que páginas que contam com esse recurso (ou seja, as que melhor se adaptam às dimensões da tela de cada usuário) têm certa prioridade nos resultados de busca do Google.

O gerenciamento do site fica mais fácil quando se usa o layout responsivo 

Por contar apenas com uma versão do seu site, o gerenciamento se faz de uma forma mais simplificada, o que economiza tempo e dinheiro para seu negócio.

O melhor exemplo disso é a atualização. Nos sites responsivos, necessita-se de apenas uma atualização geral em vez de planejar e realizar uma para cada tipo de tela.

Cheios de vantagens tanto para os usuários quanto para a própria empresa, um layout facilmente adaptável evita, de forma simples, futuras dores de cabeça para os negócios no mundo virtual. Afinal, os sites responsivos estão preparados para tudo até mesmo para dispositivos que nem foram desenvolvidos ainda!

Como a experiência do cliente é tão importante para os sites responsivos, conheça mais algumas formas de melhorar seu marketing digital focado no usuário.

Para mais conteúdo sobre marketing digital, assine a nossa newsletter, curta nossa página no Facebook, e siga o nosso perfil no Instagram para ficar antenado!

Target Mais

Target Mais

Somos a #TargetMais, única Agência Digital do mercado a trabalhar performance integrada para o mercado PME. Nosso Diferencial competitivo é investir no que há de melhor em termos de Sênior Partners, Processos e Tecnologia para desenvolver Áreas de Alta Performance.

Leave a Reply