Você já ouviu falar em conteúdo evergreen? Saiba que é um tipo de conteúdo que pode ajudar a sua empresa a dar um salto em termos de visitas e geração de leads na internet. 

O nome evergreen significa em inglês, folhagem perene, um verde que não acaba nunca. Esse conceito é aplicado em conteúdos de blogs e sites que, com passar dos anos, não perdem seu poder de atração entre os internautas. Isso significa um grande incentivo ao inbound marketing para atração de novos visitantes e geração de mais leads. 

Neste artigo vamos explicar o que é exatamente conteúdo evergreen, como produzi-lo e quando usá-lo para gerar mais leads para a sua empresa. Confira!

O que é conteúdo evergreen?

O chamado conteúdo evergreen é um conteúdo que mantém o valor com o passar do tempo – ou seja, um conteúdo atemporal. Podem ser textos, fotos, vídeos, gráficos ou podcasts que, depois de anos de publicados, continuam sendo úteis e interessantes para o público.

O conteúdo evergreen é o oposto de conteúdo noticioso, que reúne temas que são temporais, com novidades demarcadas no tempo. Por exemplo, os eventos, fatos de momento e lançamentos de produtos.

Como posso elaborar um conteúdo evergreen?

Alguns bons exemplos de conteúdos de tipo evergreen são os guias e tutoriais publicados para orientar as pessoas em diversas atividades. Como: exercícios físicos, limpeza da casa e concentração nos estudos.

Outras propostas evergreen são os glossários e dicionários específicos sobre determinados assuntos, como jargões técnicos e exclusivos de uma profissão. Tais conteúdos são publicados em blogs e sites corporativos.

Por que as empresas devem investir em conteúdo?

As empresas presentes na internet podem se beneficiar muito do conteúdo atemporal, já que o negócio marca presença na rede por tempo indeterminado. Essa espécie de conteúdo garante visitas ao blog ou ao site da empresa por anos, especialmente se for rico e repleto de informações úteis.

Quanto mais completo, mais chances o artigo ou o vídeo têm de servir como referência na internet para milhares de pessoas. A publicação de conteúdo evergreen é uma estratégia excelente para todos os segmentos. Afinal, sempre haverá temas perenes em cada segmento a serem explorados em conteúdos virtuais. 

Porém, isso não quer dizer que você tenha que abrir mão dos conteúdos atuais em seus blogs, sites e redes sociais. O ideal é manter um equilíbrio entre os dois tipos de conteúdos: “quentes” e “frios”.

Como o conteúdo evergreen reforça o inbound marketing?

A publicação de conteúdos atemporais ajudam a aumentar a performance do inbound marketing, o chamado marketing de atração. Afinal, textos e imagens cuja relevância perduram no tempo têm o poder de atrair e encantar os internautas. Esses internautas encantados podem se transformar em leads, trazendo mais clientes para o seu negócio. 

Agora que você sabe o que é conteúdo evergreen e como usá-lo, já percebeu o quanto esse tipo de informação na internet pode agregar valor à marca. Conteúdos ricos que se tornam referência sobre determinado tema no vasto mundo da web reforçam a autoridade da sua empresa. Além disso, se outros sites usarem o seu conteúdo como referência, seu posicionamento no Google vai melhorar.

A produção e a publicação de conteúdo evergreen é uma das estratégias do marketing de conteúdo mais eficientes. Quer descobrir outras táticas online para sua empresa? Aproveite para ver o que é uma estratégia de conteúdo para a web e como fazer!

Estratégia de conteúdo para web: o que é e como fazer?

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