Receba dicas grátis!

Quer fidelização? Comece fazendo a gestão de clientes com um CRM

A fidelização é um elemento fundamental para o sucesso do seu empreendimento. Ter consumidores fiéis significa que eles estão satisfeitos e, principalmente, que estão indicando o negócio para outras pessoas.

O processo, entretanto, não é tão simples, mas algumas ferramentas podem ajudar. Quando a gestão de clientes é feita com um CRM, por exemplo, há maiores possibilidades de conquistar os efeitos desejados.

Sendo assim, veja a seguir como usar esse recurso a seu favor e consiga uma base sólida de consumidores!

Use as informações para fazer um atendimento personalizado

É fundamental que todos os clientes e até leads e prospects estejam cadastrados no CRM. Coletar as informações dessas pessoas é uma opção de partida e os próximos passos incluem o monitoramento de todos os pontos de contato.

Ao fazer isso, a empresa terá uma grande e relevante base de dados a respeito de quem mais importa. Porém, somente ter as informações não é o suficiente. Na hora de atender, esses elementos devem ser utilizados para criar uma experiência personalizada e altamente satisfatória.

Imagine, por exemplo, que sua empresa oferece um sistema na nuvem e um determinado cliente possui um plano intermediário. Ao entrar em contato com o suporte, o ideal é que o atendente saiba, exatamente, qual é o plano dele, o tempo de relacionamento e outras características relevantes.

Além de isso acelerar qualquer processo de atendimento, evita que o cliente tenha que ser questionado sobre dados que já forneceu anteriormente. Isso aumenta a satisfação e, consequentemente, leva a uma fidelização maior.

Una o CRM a uma ferramenta de automação de marketing

Como é uma tendência crescente que vendas e marketing se unam, o CRM não precisa ser utilizado apenas do ponto de vista comercial. De fato, dá para uni-lo a uma ferramenta de automação de marketing para conseguir melhores resultados.

Explica-se: com esse trabalho conjunto dos softwares, é possível criar um fluxo de nutrição que é cada vez mais relevante para o consumidor. Na hora de fazer e-mail marketing, por exemplo, dá para enviar conteúdos que tenham a ver, de fato, com a jornada de quem consome.

Usando os dados do CRM, a automação de marketing segmenta e direciona as campanhas para as pessoas certas, melhorando a conversão e favorecendo o alcance dos efeitos esperados.

Aposte em um pós-vendas de sucesso

A gestão de clientes não deve acontecer somente até o momento em que o consumidor diz “sim” e faz a aquisição. Ela precisa continuar depois disso e o CRM é de grande auxílio.

Com as informações de comportamento, consumo e necessidades de quem compra, o time comercial poderá fazer um pós-vendas de alta qualidade. É o caso de fazer ofertas complementares (cross selling) ou melhoria/atualização (up selling).

No mesmo caso do cliente que possui um plano intermediário do software, o CRM pode apontar que, na verdade, ele ficará melhor com recursos avançados. Assim, o time comercial pode abordá-lo, explorar os problemas que já são conhecidos e mostrar o upgrade como uma solução viável.

Faça uma gestão de clientes inativos

E quanto a quem comprou e não retornou? Pois saiba que também é possível fidelizar essas pessoas e com um esforço menor do que o necessário para adquirir novos.

Nesse caso, a gestão de clientes envolve as pessoas que estão na base, mas que, por algum motivo, ficaram inativas. O CRM ajuda justamente a identificá-las e, com base nas informações, a desenhar soluções que ajude a atraí-las de volta.

Ao entrar em contato, é possível oferecer descontos, vantagens e outros elementos que façam com que a pessoa retorne para a compra e se mantenha fidelizada.

Ao empregar o CRM em sua gestão de clientes, o atendimento fica mais robusto e personalizado, colaborando para a fidelização. Assim, considere usar esse recurso para consolidar efeitos ainda melhores!

Gostou dessas informações? Não deixe de acompanhar nossa página no Facebook para receber as atualizações do blog!

Adicionar comentário

Show Buttons
Share On Facebook
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Hide Buttons
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com