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Quais resultados esperar de uma estratégia de conteúdo?

O Inbound Marketing é um conhecido conjunto de estratégias que visa conquistar clientes, instaurar e alimentar um relacionamento, aumentar vendas e validar autoridade em relação ao nicho de mercado da empresa.

Essa conquista é feita aos poucos e pode ser analisada pelo volume de tráfego gerado no seu site ou blog e também a partir do desempenho das mídias sociais, por exemplo. Para alimentar o inbound, a criação de conteúdo relevante é peça-chave.

Mas será que você sabe o que esperar de uma boa estratégia de conteúdo? É sobre isso que falaremos neste post! Confira os principais resultados gerados a partir de uma excelente estratégia!

Aumento de visibilidade da marca

Uma boa estratégia de conteúdo traz melhor posicionamento nos resultados das pesquisas, pois é influenciadora das ações de SEO. Nesse caso, os conteúdos são criados com base nas palavras-chaves que estão bem posicionadas e que têm  maior taxa de cliques (CTR – Clickthrough Rate) na SERP (Search Engine Results Page).

Vale ressaltar que o tempo de permanência na página e os links referenciados são variáveis e considerados nos algoritmos dos motores de busca que classificam a relevância do conteúdo e geram a lista dos resultados.

Melhora a interação com os clientes

Um bom marketing de conteúdo oferece informação e um canal para compartilhamento de opiniões, esclarecimento de dúvidas e apresentação de sugestões — o que gera maior interação do cliente com a empresa. Seja por meio das redes sociais, como o Facebook, seja por meio do blog da empresa, inserir uma chamada para ação (call to action) é essencial.

Por exemplo: imagine que o conteúdo está falando sobre formas de usar uma peça de roupa. Ao final do post, sugira algum tipo de interação, como comentários, compartilhamento ou até mesmo a leitura para um post relacionado.

Amplia a confiança na marca

Uma estratégia de conteúdo de qualidade leva informações úteis ao cliente, gratuitamente, e não busca apenas divulgar produtos para gerar vendas. Na realidade, essa ação confere autoridade para a empresa em seu segmento e, consequente, gera confiança.

Em razão disso, ela é lembrada e divulgada pelo próprio cliente que está satisfeito com a atenção recebida. Lembre-se sempre de que um cliente satisfeito é uma estratégia extremamente eficaz, pois ele se torna um divulgador da sua marca sem você ter que gastar para isso.

Reduz o custo de captação de clientes

E por falar em menos gastos, o custo da captação de novos clientes é sensivelmente reduzido quando a empresa investe em ações de marketing digital, como SEO (Search Engine Optimization) e marketing de conteúdo. Isso porque a geração de novos leads (potenciais clientes) é recorrente e você não terá que desenvolver nenhum esforço adicional.

Aumenta a base de leads

A boa estratégia de conteúdo leva o visitante de um site ou blog a uma experiência de usuário gratificante e facilita a formação do cadastro, seja por meio do preenchimento de formulários de dados, seja apenas pela inscrição em newsletters. Assim, de visitante ele passa a ser um lead. Ou seja, um cliente em potencial.

Impulsiona o número de vendas

O visitante que tem uma experiência de usuário satisfatória, constrói confiança na marca na qual teve a oportunidade de interagir. Assim, encontra um canal em que a sua voz ganha importância e, consequentemente, tem forte potencial de se tornar um cliente, efetuando compras e ainda divulgando a marca a seus contatos ou amigos.

Os empresários que investem em marketing digital e na estratégia de conteúdo querem aumentar as vendas. Logo, a estratégia de conteúdo gera a formação de um cadastro de clientes potenciais que, até o ato da compra, foram conduzidos por um “funil” no atendimento de suas necessidades.

Lembrar-se desse cliente e manter contato com ele para continuar atendendo com eficiência é fundamental. Isso pode ser feito por meio de um email marketing, treinamentos online ou até mesmo com um banco de respostas às perguntas mais frequentes (FAQ). Não deixe de continuar alimentando-o com informações relevantes e gratuitas. Pois isso fará com que a relação que ele tem com a marca seja ainda mais próxima e retorne sempre para novas consultas ou compras. Um pós-venda dessa qualidade só será possível com a base de leads construída a partir da estratégia de conteúdo.

Interessado em ter resultados como esses em seus negócios? Então conheça nossos serviços e encontre a solução para seu crescimento.

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