Por que o Marketing Digital é importante?

Por que o Marketing Digital é importante?

Você, provavelmente, já ouviu falar que a “propaganda é a alma do negócio”. E, partindo desse princípio, de nada adianta ter um bom produto se ele não estiver ao alcance das pessoas interessadas, certo?

Foi diante desse cenário que os primeiros anúncios de jornais e revistas surgiram. Tudo por conta da necessidade de divulgação para atingir novos públicos e, consequentemente, gerar mais vendas às empresas.

Atualmente, saber como divulgar o seu negócio é uma questão de sobrevivência. Em uma era cada vez mais digital, marcar presença online é indispensável. E quando falamos nessa necessidade, o Marketing Digital se destaca. Mas por que ele é tão importante? Acompanhe as informações deste post e saiba mais!

Afinal, o que é o Marketing Digital?

É muito comum ouvirmos falar que, hoje em dia, as empresas que não estão na internet são praticamente invisíveis ao público. Isso acontece por conta da era digital. Muitas pessoas, atualmente, têm acesso à internet e fazem ótimo uso dela. É possível não apenas encontrar informações, mas também comprar, conversar e tirar dúvidas sem ao menos sair de casa.

O Marketing Digital é um conjunto de estratégias executadas no universo online, ou seja, em blogs, redes sociais, e-mails marketing, entre outros. Essas ações visam alcançar os objetivos de uma marca, que são variados, como ter mais visibilidade, aumentar o número de vendas, engajar o público, etc.

O maior diferencial do Marketing Digital, principalmente quando comparado às ações offline, é a efetividade. Se antigamente apenas grandes marcas conseguiam um espaço na televisão, bem no horário nobre e com uma ótima produção visual para chamarem a atenção do público, hoje isso mudou! As estratégias de Marketing Digital podem ser executadas por muitas empresas. Além disso, não alcançam qualquer pessoa, mas sim o público certo, aquele que realmente tem interesse no produto ou serviço em questão.

Quais são as vantagens de investir nesse tipo de estratégia?

E como estamos comparando o Marketing Digital com o Marketing Offline, nada melhor do que esclarecermos alguns pontos. As mídias offline, apesar de toda a era digital, ainda existem e são bastante utilizadas.

Prova disso são os anúncios na rádio, os grandes comerciais de televisão e os panfletos distribuídos nas ruas. O offline não é ultrapassado ou ineficaz. Mas, claramente, está perdendo espaço para o Marketing Digital. Este tem um custo muito menor. Afinal, colocar um site no ar não envolve um curso exorbitante. Há muitos sites de hospedagens que são gratuitos. Veja mais benefícios:

Alcance

As estratégias online atingem uma infinidade de pessoas em qualquer lugar, pois a internet tem uma visibilidade muito mais ampla do que as ações usadas offline. Um blog, por exemplo, pode ser visitado por pessoas do mundo inteiro. Já um cartaz no ponto de ônibus é visto apenas por quem está percorrendo aquela região.

Tempo

O tempo é outro ponto de destaque. As ações online podem ser feitas a qualquer momento, sem a necessidade de uma grande produção ou de impressão, por exemplo. Um post no Facebook pode ser criado em questão de minutos, pode ser ajustado e ficará disponível indefinidamente.

Processo

Vamos imaginar que a estratégia de Marketing Digital que você traçou não esteja gerando os resultados esperados. Logo, você consegue ajustar o processo em questão de minutos, até que as métricas estejam expressivas. E isso não acontece no offline. Um anúncio impresso que está circulando até poderá ser interrompido, mas gerará muito mais custos.

E será que o Marketing Digital é indicado para todos?

Outra dúvida bastante comum é sobre a indicação do Marketing Digital. Será que é uma estratégia indicada para empresas de todos os portes e segmentos? A resposta é uma só: sim!

Enquanto as ações offline exigem um investimento financeiro muito maior, sendo indicadas para empresas grandes e já conhecidas no mercado, as estratégias digitais podem ser feitas por toda e qualquer empresa.

Isso porque, como já mencionamos, não envolve custos ou equipes grandes de profissionais. Se você tiver um computador e acesso à internet, conseguirá criar um site em questão de minutos. Quer gerar conteúdo para o seu público por meio de um blog? Também é impossível, há muitas plataformas gratuitas e de fácil manuseio, como o WordPress.

E não importa se você está no mercado há muitos anos o começou há poucos meses. Também não importa se o seu negócio é do segmento de moda ou indústria. Se a sua empresa deseja estabelecer uma relação de confiança com o público, engajar essas pessoas para que elas sempre voltem a comprar de você e, até mesmo, indiquem a sua marca para outros interessados, o Marketing Digital será sempre um excelente aliado.

Agora já deu para entender um pouco mais sobre a importância do Marketing Digital dentro das estratégias da sua empresa, certo? Aproveite para acessar o nosso site e conhecer as nossas soluções para ampliar o seu negócio!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.

Show Buttons
Share On Facebook
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Hide Buttons