A retenção de clientes é um dos segredos para o sucesso de uma PME. Mais que diminuir os custos e aumentar a lucratividade, é uma forma de se fortalecer no mercado e de conseguir destaque da concorrência. No entanto, muitas empresas têm sofrido com o tema por causa da pandemia do novo coronavírus.

Com muitos negócios fechados e mudanças na rotina do público, é preciso agir ativamente para evitar a perda de consumidores. Somente desse jeito é possível sair mais forte desse momento de quarentena.

Quer manter seu negócio ativo? Descubra como acertar na retenção de clientes para a sua PME mesmo durante a pandemia!

Aumente a sua presença no ambiente digital

Diante da necessidade de permanecer em casa, muita gente passou a usar o espaço online como uma ferramenta de escape. O volume de sessões nas redes sociais saltou mais de 26% no final de março, por exemplo. Já o número de transmissões ao vivo no Instagram saltou incríveis 70%.

Tudo isso demonstra que o seu negócio também precisa estar conectado para falar diretamente com o público. Aproveite esse período para reforçar sua presença nas redes sociais ou, quem sabe, até para começar um blog no site da empresa.

Esse é um bom momento porque as pessoas estão com as atenções voltadas para o ambiente digital. Além disso, é uma forma de se manter sempre por perto e de estimular a retenção de clientes.

Pense em oferecer condições diferenciadas no período

A adaptação é muito importante para que a sua PME não perca clientes nessa fase. Muitos restaurantes passaram a fazer delivery ou adotar o sistema de pedido por telefone e retirada na loja.

Algumas empresas do varejo, por sua vez, ofereceram descontos nos crediários, enquanto lojas online melhoraram as condições de frete. Esses são apenas alguns exemplos de soluções para atender às novas necessidades do público — mesmo que temporariamente.

Por isso, é essencial entender o que é viável para o negócio e como é possível ajudar o público com consistência e qualidade.

Mostre como sua marca tem se posicionado

Além de tudo, vale a pena tornar a comunicação ainda mais transparente. Use esse momento para demonstrar o que sua empresa tem feito na pandemia para evitar o contágio, por exemplo.

Apresente ações sociais e doações realizadas ou conte como os funcionários têm trabalhado do lar. Inclusive, é interessante dar dicas e informações relevantes para que as pessoas se protejam e evitem a contaminação.

Capriche no relacionamento rumo à retenção de clientes

Lembre-se de que a quarentena vai acabar e, quando ela for encerrada, é preciso ter mantido contato com o público durante todo o tempo. Portanto, uma das estratégias envolve, exatamente, o reforço do relacionamento.

Uma opção é desenvolver eventos online, como palestras e conversas de interesse do público. Também é o caso de usar o Inbound Marketing por meio das newsletters, dos blogs e de outros recursos. O importante é pensar que a retenção de clientes está ligada a esse relacionamento e ele deve ser fortalecido de todas as formas.

Consolidar a retenção de clientes, mesmo diante da pandemia, é viável. Com as estratégias certas e uma boa dose de atuação digital, sua base será mantida ao longo desse período.

Se quiser acompanhar as novidades e ter várias outras dicas, assine nossa newsletter, nos acompanhe no Instagram e no Facebook para ficar por dentro!

Target Mais

Target Mais

Somos a #TargetMais, única Agência Digital do mercado a trabalhar performance integrada para o mercado PME. Nosso Diferencial competitivo é investir no que há de melhor em termos de Sênior Partners, Processos e Tecnologia para desenvolver Áreas de Alta Performance.

Leave a Reply