O marketing digital conta com diversos agentes ou elementos que levam ao alcance de resultados. Por estar entre as figuras mais importantes para as estratégias digitais, o lead merece toda a sua atenção.

O usuário que chega a esse estágio estará mais próximo da compra e abre muitas possibilidades para a sua empresa. Sabendo como trabalhar com esse conceito, há como alcançar ótimo desempenho.

Entenda definitivamente o que é lead e saiba qual é a sua relação com o sucesso das estratégias de marketing digital!

Afinal, o que é um lead?

Muita gente confunde e acredita que o lead é quem visita o site de uma empresa ou curte as redes sociais. Tem também quem acredite que se trata dos clientes, propriamente ditos. Na verdade, essa é uma figura que ocupa uma posição intermediária.

Normalmente, os leads são pessoas que já demonstraram algum interesse na empresa e/ou na solução oferecida e que podem ser identificadas. É o caso de quem, mais que visitar o site, decidiu baixar um e-book (e deu seu e-mail em troca). Ou de quem solicitou uma demonstração de serviço, informando o número de telefone para contato.

Trata-se, portanto, de alguém que já está um passo à frente de quem simplesmente conhece ou já ouviu falar da marca.

Como esse conceito é aplicado no marketing digital?

Geralmente, os leads são trabalhados em uma proposta de comunicação digital através de conteúdos com base no funil de vendas. Afinal, eles estão diretamente associados ao Inbound Marketing e ao funil de marketing (ou pipeline).

Os leads chegam no topo do funil, ou seja, ainda estão em um estágio de descoberta. Depois que são devidamente trabalhados (como pelo fluxo de nutrição), transformam-se em prospect. Dependendo do caso, passam pelo estágio de oportunidade e, finalmente, para a fase de cliente — no fundo do funil.

Por que adotar essa figura em suas estratégias de marketing digital?

Pensar na geração e na nutrição de leads é uma das formas mais eficientes de conseguir resultados com o marketing digital. Principalmente, isso se deve à abordagem do marketing de atração ou Inbound Marketing.

Em vez de criar interrupções na experiência do público de interesse, sua empresa passa a ser encontrada por esse público. Como o interesse parte da própria pessoa, é possível acelerar o ciclo de vendas.

Também é uma forma de conhecer melhor cada interessado e, assim, encontrar qual é o momento certo para a abordagem de vendas. Isso otimiza o uso de recursos do time comercial, o que é essencial para o sucesso no marketing digital.

É, ainda, uma alternativa recomendada para fazer um acompanhamento preciso. É possível saber, exatamente, em qual estágio está cada pessoa. Com tanta visibilidade, a tomada de decisão é otimizada, o que é crucial para que as estratégias de marketing digital sejam efetivas.

Ao final, você notará como adotar essa abordagem reduz os custos e melhora o retorno sobre investimento. Com isso, as campanhas se tornam bem-sucedidas.

O lead é uma figura central para as estratégias de marketing digital. Com o domínio da geração, da nutrição e do aproveitamento dos usuários nesse estágio, é possível aumentar a efetividade das campanhas e ter ótima performance!

Para alavancar os resultados, veja como converter leads em clientes e leve seu negócio bem mais longe!

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