O que é Inbound Marketing?

O que é Inbound Marketing?

Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing é uma estratégia utilizada para atrair, converter e encantar os clientes. Antigamente, as estratégias de marketing eram baseadas na interrupção. Ou seja, em tirar a atenção das pessoas para mostrar como um produto ou serviço podia ser vantajoso.

A partir da transformação digital, tudo mudou, principalmente o comportamento do consumidor — que ficou muito mais exigente. Logo, muitas empresas (independentemente do porte) precisaram criar formas de conquistar e fidelizar seus clientes, e assim surgiu o Inbound Marketing. Para saber mais, continue a leitura!

Como funciona o Inbound Marketing?

Um dos princípios do Inbound Marketing é transformar estranhos em leads; leads em clientes; e clientes em divulgadores da marca. Parece um grande desafio, certo? Para isso, existe uma metodologia específica.

Há três pilares que tornam o Inbound Marketing uma estratégia adorada por muitos profissionais da área, que são:

  1. lugar;
  2. tempo;
  3. conteúdo.

Quando entregamos o conteúdo certo, no momento certo e no lugar certo, as pessoas recebem muito melhor a informação. Quer ver? Então vamos supor que você esteja procurando por um novo par de tênis para praticar esportes, fez algumas pesquisas no Google, mas ainda não decidiu qual modelo comprará.

Dentro de alguns dias, você recebe um e-mail de uma marca que nem ao menos visitou o site. Qual é a sua primeira ação? Geralmente, é deletar ou enviar o e-mail para o spam. Certo?

Mas esse cenário seria completamente diferente se você pesquisasse no Google sobre tipos de pisada para comprar um tênis de corrida e aí encontrasse um e-book gratuito em uma loja online sobre o assunto.

Cinco dias após baixar o e-book, você recebe um e-mail perguntando o que você achou do conteúdo divulgado e ainda no e-mail recebe também uma dica, em forma de infográfico, sobre os tipos de pisadas e os tênis recomendados para cada uma delas.

Essa é a principal característica do Inbound Marketing: conquistar a confiança do lead por meio de conteúdo relevante, e não apenas usar banners com “compre agora” nos anúncios.

E quais são os princípios do Inbound Marketing?

Até aqui, já deu para entender que a efetividade da estratégia de Inbound Marketing não está apenas na oferta de conteúdo relevante, mas sim na entrega desse conteúdo no momento certo e, principalmente, para a pessoa certa.

Afinal, uma pessoa que já pesquisou sobre tipos de pisada e sabe exatamente qual modelo de tênis comprar não vai se interessar por um e-book que explica os tipos de pisada. Nesse momento, essa pessoa pode se interessar muito mais por lojas que vendam esse calçado com ótimo custo-benefício, por exemplo.

Abaixo, reunimos os princípios básicos do Inbound Marketing!

Marketing de Conteúdo

Trata-se do processo de criar, publicar e promover conteúdos que sejam direcionados às pessoas certas. Para isso, é preciso definir as personas que comprarão da marca em questão, entendendo o assunto de interesse, a forma que esse conteúdo é acessado (posts, e-books, e-mails, etc.) e onde elas consomem esse conteúdo (blog, redes sociais, e-mail).

Ciclo de compra

Ao definir as personas, é preciso criar um ciclo de compra para cada uma delas. Para fazer com que estranhos se tornem clientes é necessário entender que cada um deles passa por um processo até concluir a compra. Entender esse ciclo e interagir com ele no status que ele se encontra é essencial para que ele avance no chamado “funil de conversão”.

Personalização

Quanto mais você sabe sobre os seus leads, mais você consegue interagir com eles no momento certo e com o conteúdo que eles realmente gostariam de receber, tratando cada um de maneira individual sobre os seus anseios e questionamentos quanto ao seu produto ou serviço.

Multicanais

Interagir com pessoas nos momentos certos é saber que essa interação pode vir de vários lugares. O usuário de internet passa bastante tempo no Facebook, procura diariamente no Google, lê blogs de seu interesse, etc. É importante entender quais os canais necessários para alcançar as pessoas certas e gerar os leads certos.

Integração

Para o planejamento sair “redondo”, é necessária uma integração de tudo isso. Todo conteúdo divulgado deve ser mensurado e analisado com precisão para que a personalização seja mais eficiente.

Como vimos, o Inbound Marketing é uma estratégia utilizada por muitas empresas que não querem apenas vender, mas sim encantar e fidelizar seus clientes. Dessa forma, além de se posicionarem no mercado, tornam-se referência no segmento e ainda fidelizam o público. Por isso, investir no Inbound Marketing é essencial!

E a sua empresa, ainda não investe nesse tipo de estratégia? Então acesse agora o nosso site e veja como podemos ajudar os seus negócios!

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