O que é Inbound Marketing?

O que é Inbound Marketing?

Você realmente sabe o que é inbound marketing? Se você trabalha com marketing ou tem uma equipe de marketing no seu negócio, provavelmente já ouviu falar nessas duas palavrinhas mágicas. Se elas ainda são novas para você, não se preocupe, em breve elas vão se tornar muito populares no seu dia a dia.

Aprenda com esse artigo mais sobre o assunto e retire suas dúvidas!

O que é inbound marketing?

Inbound Marketing é um termo que foi criado por uma empresa americana, a Hubspot, para definir “toda e qualquer estratégia de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo”. Em outras palavras, o Inbound tem como principal objetivo chamar a atenção de um potencial cliente, ao invés de correr atrás dele com ofertas imperdíveis de um determinado negócio.

Para entender melhor sobre o que é Inbound Marketing, portanto, é exatamente o oposto do que chamamos de Outbound Marketing, que são aquelas estratégias tradicionais de marketing, feitas para divulgar diretamente um produto ou serviço para seus clientes, seja no formato de propagandas de TV, anúncios em revistas ou até mesmo nos seus vídeos do YouTube.

No Inbound a ideia é conquistar o cliente oferecendo algo que ele realmente precisa, uma informação que ele busca sobre determinado serviço ou produto que você pode oferecer. Nesse tipo de estratégia, as marcas procuram criar e compartilhar um conteúdo de qualidade para seus públicos alvos, criando uma verdadeira relação duradoura de confiança, permitindo que, a longo prazo, eles tomem a decisão de virarem um potencial cliente.

Como o inbound marketing funciona?

Poderíamos resumir o Inbound em estratégias de SEO, somadas com o uso correto das mídias sociais e um poderoso marketing de conteúdo, entretanto, especialistas nesse tipo de estratégia sabem que é preciso muito mais do que isso para fazer um bom planejamento rodar e trazer resultados para uma empresa.

Para contar com uma boa estratégia de Inbound Marketing, é preciso produzir o conteúdo certo para as pessoas certas. Você e sua empresa, entretanto, só vão saber se estão produzindo o conteúdo correto, atendendo a todas essas expectativas, quando souberem exatamente com quem estão falando. Por isso, talvez um dos pontos mais importantes da estratégia de Inbound Marketing é definir a persona com a qual vocês pretendem falar.

A partir dai é que serão desenvolvidos planejamentos de conteúdos, estratégias de captação de lead e de análise das informações recebidas por sua equipe, que resultarão na possível conversão desse “leitor” em um cliente.

Por que várias empresas têm se interessado por essa prática?

Primeiro, basta pensarmos no papel dos buscadores na jornada de consumo de um potencial cliente. Hoje, 80% das pessoas realizam buscas no Google – ou qualquer outro buscador online – antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Elas estão ali para conferir avaliações, compreender como funciona um determinado produto ou simplesmente tirar dúvidas sobre algum assunto.

Quando você se coloca como uma das possibilidades de pesquisa sobre o conteúdo que as pessoas estão buscando, maiores são suas chances de ser encontrado. Depois, já pensando no momento de clicar em um resultado de busca, podemos afirmar que mais de 70% dessas mesmas pessoas optam por abrir artigos que não estão no topo da página de pesquisa (que são anúncios pagos), mostrando, portanto, o poder dos resultados de busca orgânica para uma empresa.

E como conseguir que a sua marca coloque um artigo, organicamente, no topo dessa página? É isso mesmo que você está imaginando: com o Inbound. Acredita-se que, a longo prazo, as estratégias de Inbound Marketing consigam reduzir até 60% dos custos da empresa para conquistar um lead, quando comparados com o marketing tradicional.

Como usar essa estratégia nos meus negócios?

Para poder permitir que a sua empresa colha os frutos de um Inbound bem aplicado e desenvolvido, você conta com duas opções:

  • contratar uma equipe interna de profissionais especializados e que vão se dedicar no desenvolvimento da estratégia;
  • contratar o serviço de uma agência de marketing digital que trabalha com Inbound Marketing.

O investimento em agências costuma trazer um retorno de investimento mais interessante para as empresas que estão começando a se aventurar nesse universo, além de apresentarem um custo-benefício mais confortável.

O Inbound Marketing é uma área do marketing digital que ainda está em desenvolvimento e, por isso, é importante que os profissionais que atuam com essa estratégia se mantenham atualizados e em constante contato com as novidades do mercado.

Agora que você sabe o que é Inbound Marketing, ficou interessado em explorar mais sobre esse assunto? Então curta nossa página no Facebook!

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