Google Ads é a principal plataforma de links patrocinados ou anúncios em rede da web, anteriormente conhecido como Google Adwords. Criado e mantido pela Google, permite que negócios de todos os tamanhos e de diversos segmentos realizem anúncios com condições específicas. Sendo assim, uma ferramenta capaz de ajudar a otimizar os resultados da estratégia de marketing digital.
Conhecer melhor esse recurso e entender todo o seu potencial é indispensável para aproveitar ao máximo os recursos. Com isso, sua marca poderá maximizar o retorno das campanhas.
Quer saber mais? Continue a leitura para entender o que é o Google Ads e conheça as suas principais características!
Por que investir em links patrocinados?
Uma estratégia baseada em links patrocinados é extremamente vantajosa para o negócio porque, inicialmente, ajuda a aumentar o alcance e a visibilidade. É possível alcançar o público de interesse e elevar o reconhecimento de marca com a estratégia.
Também é uma forma de exibir ofertas e páginas específicas, aumentando o tráfego no site. Com isso, há mais geração de oportunidades para o funil de vendas e mesmo um aumento de conversões.
Essa estratégia também serve de apoio para divulgar o conteúdo da marca e até para se destacar do concorrente.
O que é rede display e rede de pesquisa?
O funcionamento do Google Ads se baseia em duas estruturas diferentes: a rede de pesquisa e rede display. A rede de pesquisa é composta pela própria página de busca do Google, ou seja, envolve os anúncios mostrados quando o usuário procura uma palavra-chave. Ela se estende a alguns sites parceiros que contam com o mecanismo interno de busca do site.
Já a rede display é formada por milhares de sites de diversos segmentos, que contam com espaço de publicidade usado pelo Google. Nesse caso, é o próprio Google que define quais anúncios serão apresentados em quais sites, de forma automática. Assim, é possível alcançar o público mesmo quando ele não está procurando pela sua empresa ou solução.
Como é a configuração de uma campanha de Google Ads?
Cada anúncio no Google Ads pode durar um tempo determinado e ser exibido em situações específicas. É por isso que, para aproveitar essa ferramenta, é essencial acertar na configuração.
Entre os componentes que podem ser personalizados ou configurados segundo as necessidades, estão:
- palavra-chave, que pode ser escolhida mediante volume de buscas, custo por clique e assim por diante;
- palavras-chave negativas, que omitem o anúncio para certas buscas;
- período de exibição, que determina quando e por quanto tempo os anúncios são exibidos;
- orçamento total, que indica o quanto a empresa está disponível a gastar com a campanha;
- segmentação de público, que ajuda a selecionar características específicas de quem será atingido;
- positivação e negativação de domínios, que permite direcionar anúncios para sites específicos ou excluir a exibição em certos sites e assim por diante.
Como a configuração é a chave para o sucesso, o ideal é contar com uma agência de marketing digital. O time especializado vai configurar corretamente os recursos e também acompanhará o andamento de cada campanha, podendo fazer otimizações conforme as necessidades.
O Google Ads é uma das ferramentas mais poderosas para o marketing digital e oferece grande potencial para empresas de todos os tamanhos. Com a adoção de boas práticas e o apoio de profissionais especializados, o resultado tende a ser positivo.
Para se convencer de vez sobre essa escolha, veja por que contratar uma agência para a sua PME.
Quer receber mais dicas como essa em seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo em nossa newsletter e tenha acesso a mais artigos como este, e não deixe de nos acompanhar no Facebook e no Instagram!