Se você está por dentro do mundo corporativo, já deve ter se perguntado em algum momento o que é CEO. Para entender bem o significado do termo, é preciso ir além da definição e compreender o que classifica o cargo de diretor-geral. 

Quer saber o que está por trás desse termo tão utilizado e aprender como ser CEO? Confira as informações a seguir!

O que é CEO?

CEO é uma sigla que em inglês significa Chief Executive Officer, sendo traduzida para o português como chefe executivo, diretor-geral ou diretor executivo. É o mais alto cargo de uma empresa, demandando grandes responsabilidades como a tomada de decisões corporativas.

O cargo costuma ser ocupado pelo fundador da empresa ou por algum diretor da área comercial, ou financeira. É possível começar em cargos júnior e tornar-se CEO, mas é importante saber que o caminho exigirá muita dedicação, compromisso e desenvolvimento contínuo de habilidades e conhecimentos.

Os CEOs são responsáveis pela criação da cultura organizacional. Além de conhecimento técnico, o cargo demanda uma série de soft skills como boa comunicação e carisma para lidar com relações externas.

Quais são as principais funções?

Agora que você já sabe o que é CEO, que tal conhecer as principais funções do cargo? Em primeiro lugar, é importante saber que as tarefas do CEO tendem a variar com o tamanho e tipo da empresa. Em startups, por exemplo, o líder auxilia nas operações do negócio, além de desempenhar um papel estratégico.

Mas não pense que o CEO faz o que quiser sem precisar responder a ninguém. Normalmente o líder possui um conjunto de diretores que são consultados na tomada de decisões.

Mesmo tendo com o apoio de um grupo de funcionários capacitados para auxiliar no gerenciamento da empresa, os CEOs possuem diversas responsabilidades, como, por exemplo:

  • Criar e implementar a visão, missão e direção-geral da organização;
  • Dirigir, guiar e avaliar o trabalho de outros líderes executivos;
  • Formular e implementar o plano estratégico que indicará os rumos a serem tomados pela empresa;
  • Ter atenção quanto ao cenário externo, buscando sempre oportunidades de expansão;
  • Avaliar as competições no mercado.

Que características deve ter um CEO de sucesso?

Já deve ter ficado claro que a posição de CEO não é nada fácil. Se você quer saber como chegar lá, é preciso estar ciente das características que podem garantir o sucesso da sua jornada. Um CEO de sucesso deve ter mente aberta para tomar riscos necessários e aceitar diferentes possibilidades de resolução de problemas.

Outra característica fundamental é a resiliência para superar adversidades, lidar com as pressões do cargo e se adaptar às mudanças necessárias. A comunicação também é essencial, visto que o CEO se relacionará com diferentes públicos e culturas, além de representar a empresa em vários eventos.

Agora que você sabe o que é CEO, é possível ter uma noção melhor de como funciona a hierarquia de uma empresa. As responsabilidades de estar no comando de uma organização são imensas, mas isso não deve impedir que você siga os seus sonhos. Se esse é o seu objetivo, faça o possível para ser um CEO de sucesso.

Gostou do conteúdo? Continue aqui no blog e aprenda também a criar uma persona para seu negócio!

Além disso, acompanhe nosso conteúdo no Facebook e no Instagram e fique sempre por dentro das novidades!

Target Mais

Target Mais

Somos a #TargetMais, única Agência Digital do mercado a trabalhar performance integrada para o mercado PME. Nosso Diferencial competitivo é investir no que há de melhor em termos de Sênior Partners, Processos e Tecnologia para desenvolver Áreas de Alta Performance.

Leave a Reply