Você abriu uma página para o seu negócio nas redes sociais e não sabe como analisar se as suas estratégias estão dando certo? Saiba que a quantidade de curtidas na sua página não é tudo. Existem várias métricas de marketing que devem ser analisadas para avaliar os resultados junto ao público nas mídias sociais, como Facebook. Tais índices avaliam o grau de engajamento, de alcance e de rejeição, entre outros.

Neste artigo, elencamos quais as métricas que você não deve deixar de analisar para avaliar o sucesso das estratégias das suas páginas nas redes sociais. Veja a seguir!

Analise o grau de engajamento do público nas redes sociais

O engajamento está entre as métricas de marketing mais importantes das redes sociais. É exatamente esse índice que define o nível da interação do público com as publicações da sua página. 

A quantidade de comentários, curtidas e compartilhamentos é analisada na taxa de engajamento. Lembre-se que essa métrica é quantitativa. Para verificar a qualidade das interações do público com os posts, é preciso analisar outras métricas.

Verifique o alcance orgânico e o alcance pago entre as métricas de marketing

A métrica do alcance permite saber a quantidade de pessoas que visualizaram uma publicação da sua página nas redes sociais. Lembre-se que o alcance é dividido em duas categorias: alcance orgânico e alcance pago.

A primeira categoria atinge as pessoas que chegam à publicação de maneira não paga, enquanto a segunda categoria é o alcance determinado por anúncios pagos.

O alcance orgânico depende do algoritmo das redes sociais, as quais determinam a relevância dos conteúdos publicados diariamente e que vão aparecer no feed dos usuários. É preciso ficar atento aos parâmetros usados por cada rede, como a interação entre os usuários.

Não se esqueça da taxa de cliques dos seus anúncios pagos

A chamada taxa de cliques (CTR) é o percentual que indica o percentual de vezes que os usuários clicaram no conteúdo nas redes sociais. Está entre as métricas mais importantes na hora de analisar anúncios pagos, como o Facebook Ads.

Para chegar a esse índice, divida o número de cliques da postagem pela quantidade de impressões. A fim de obter o percentual, é só multiplicar o resultado por 100.

Facebook Ads x Google Ads: Saiba em qual investir

Avalie suas estratégias por meio da taxa de rejeição

Os gestores de páginas e perfis do Facebook e do Instagram devem trabalhar para manter a taxa de rejeição baixa. Esse índice mostra quantos usuários estão rejeitando o conteúdo publicado. Essa taxa é medida por meio da análise de bloqueios no feed, denúncias de Spam e “descurtidas” da página.

Como escolher as hashtags certas para as publicações?

Tente estimar o sentimento do seu seguidor

O sentimento do seguidor está entre as métricas de marketing de nível qualitativo mais usadas nas redes sociais, como o Pinterest. Esse índice demonstra o grau de feedback dos usuários e se o seu conteúdo está, de fato, agradando o público. Se esse feedback for negativo, os gestores da página podem estudar novas estratégias.

Essas são as métricas de marketing que você não pode deixar de se valer em suas redes sociais para avaliar o sucesso das suas estratégias de publicação junto ao público. Existem outras métricas, como taxa de conversão e tráfego social, que os gestores também podem usar. Lembre-se de se atualizar sobre os parâmetros usados pelas redes sociais para dar visibilidade aos conteúdos publicados.

Este conteúdo sobre métricas foi útil para seu trabalho de gestão das redes sociais? Confira, então, as métricas para avaliar seus resultados de marketing digital.

Como mensurar resultados de marketing digital?

Target Mais

Target Mais

Somos a #TargetMais, única Agência Digital do mercado a trabalhar performance integrada para o mercado PME. Nosso Diferencial competitivo é investir no que há de melhor em termos de Sênior Partners, Processos e Tecnologia para desenvolver Áreas de Alta Performance.

Leave a Reply