Como estar bem posicionado no Google: 5 dúvidas comuns sobre SEO

Como estar bem posicionado no Google: 5 dúvidas comuns sobre SEO

Se você tem um negócio que possui presença digital — seja um site, blog, E-Commerce ou ainda qualquer empreendimento nas redes sociais — provavelmente já ouviu falar sobre SEO — Search Engine Optimization, ou em português, Otimização para Mecanismos de Busca.

O uso dessa técnica garante que seu site fique bem posicionado no Google. Com isso as chances de atrair novos visitantes para o seu site serão maiores.

No entanto, o SEO não é uma técnica fácil de ser aplicada e é comum surgirem dúvidas sobre o assunto. Conheça a seguir as principais questões sobre SEO e aprenda a utilizar essa estratégia corretamente para alavancar o seu negócio.

1. O que é SEO e como funciona o processo de otimização?

SEO é um conjunto de técnicas que aprimoram a estrutura e o conteúdo de um site a fim de torná-lo mais visível nos resultados orgânicos de pesquisas feitas em buscadores como Google.

Esse processo de otimização funciona através da adoção de boas práticas como identificação e uso adequado de palavras-chave, utilização correta dos campos de título, meta description e meta tags, URL amigáveis, presença de links e imagens nas páginas do seu site.

2. Como saber quais as palavras-chave certas para um site?

O uso de palavras-chave é um dos elementos mais importantes na prática de SEO. Por isso, elas sempre devem estar relacionadas ao universo do seu negócio e a maneira mais simples de identificá-las é se colocando no lugar do usuário e pensando em como ele buscaria o seu conteúdo. Mas como esse caminho é bastante subjetivo, já existem ferramentas que ajudam a identificá-las, como o Keyword Planner do Google Adwords e o SEMrush.

Vale lembrar que as palavras-chave devem estar presentes no título, no corpo do texto e, se possível, na URL. Mas cuidado com os exageros, elas devem aparecer de forma relevante no conteúdo, pois inserir as palavras apenas para burlar os mecanismos do Google pode trazer penalidades para seu site.

3. Qual a importância dos links para o SEO?

Os links são como recomendações que mostram aos buscadores que uma página é relevante direcionando o visitante para o seu conteúdo.

Podem ser internos, ou seja, linkar uma página do seu site para outra dentro do seu próprio site; ou externos que são sites de terceiros que linkam para seu conteúdo. Ambos são importantes para SEO.

Mas vale salientar que os links não devem ser utilizados em excesso e nem serem aleatórios, ou seja, eles devem aparecer dentro de um contexto relevante e que tenha relação com o assunto tratado no texto.

4. Preciso otimizar imagens para SEO?

As imagens influenciam o posicionamento de um site no Google e por isso, também devem ser otimizadas. A questão é que os mecanismos de busca não conseguem ler imagens, mas leem textos. Por isso, é preciso inserir uma espécie de descrição ou palavra-chave na hora de upar as imagens, chamada de Alt Text ou Texto Alternativo, que possibilita que elas sejam encontradas pelos buscadores.

5. Quanto tempo demora para se obter resultados com o SEO?

Infelizmente não existe uma resposta precisa para essa questão pois o uso correto do SEO é um trabalho de longo prazo e que requer tempo para os resultados aparecerem.

Além disso, esses resultados dependem de diversos fatores, como o nível de competitividade do seu mercado, quantidade e qualidade do conteúdo, autoridade do domínio, entre outros.

Para alcançar bons resultados, o SEO deve ser avaliado constantemente através do page rank e da medição do tráfego do site e ajustado de tempos em tempos, pois as regras dos buscadores mudam periodicamente e seu posicionamento pode ser favorecido ou prejudicado por essas mudanças.

Por fim, vale ressaltar que quem quer investir em SEO deve contar com a ajuda de um parceiro que entenda do assunto. Apesar de algumas práticas serem simples, outras são mais complexas, principalmente para quem é leigo em tecnologia.

Por conta disso, uma empresa parceira pode traçar estratégias que estejam mais alinhadas ao seu negócio, evitando desperdício de tempo com ações que trariam poucos resultados.

Ficou claro o significado de SEO? Não deixe de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também aprendam sobre essa técnica!

E-mail marketing e fluxo de nutrição — veja as principais diferenças entre eles

E-mail marketing e fluxo de nutrição — veja as principais diferenças entre eles

Quando o assunto é estratégia de marketing, logo vem a questão: e-mail marketing ou fluxo de nutrição?

É evidente que o e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de marketing digital, capaz de construir e manter um relacionamento com os leads. No entanto, apenas enviar newsletters, novidades e informações para a sua base não é eficiente, e realizar a segmentação considerando o interesse de cada lead e seu atual momento de compra pode ser muito trabalhoso.

É nesse ponto que o fluxo de nutrição entra na sua estratégia de marketing a fim de ajudar o seu negócio a ter um crescimento mais escalável.

Para entender melhor, conheça neste post os principais pontos de diferença entre e-mail marketing e fluxo de nutrição.

Timing no envio da comunicação

A primeira diferença notável é em relação ao timing de envio dos e-mails, ou seja, quando enviar um determinado material para o lead.

Enquanto as campanhas de e-mail marketing partem do princípio de que todos os destinatários possuem interesse naquele tema e naquele momento, independente das ações que tenham realizado, em um fluxo de nutrição isso não acontece.

Ao planejar o fluxo de nutrição criam-se e-mails associados a perfis de segmentação e quando o lead atinge um determinado perfil através de uma ação realizada, ele começa a receber imediatamente os e-mails daquele fluxo específico. Em outras palavras, é como se o próprio lead definisse qual e-mail receber e em que momento, de acordo com as ações que ele realiza.

Adequação ao estágio do funil de vendas

Não é inteligente enviar uma campanha de e-mail marketing para toda a sua base, sem considerar os diferentes estágios de compra dos leads.

Por exemplo, uma campanha de meio e fundo de funil não será eficiente para toda a sua base, afinal, uma parte dos seus leads simplesmente não está nessa fase de compra e não é um e-mail que vai convertê-lo a cliente.

Esse tipo de segmentação pode ser feita no e-mail marketing, mas certamente exigirá tempo e muito trabalho da sua equipe de marketing, sobretudo se a base de leads for grande.

O fluxo de nutrição permite realizar um envio mais direcionado, enviando o material certo, para o lead certo e no momento certo, de forma mais inteligente e automatizada.

Obtenção de métricas e análise de resultados

Por trabalhar de forma bastante segmentada, as métricas do fluxo de nutrição tendem a serem mais assertivas e detalhadas do que as de campanhas de e-mail marketing.

Enquanto o e-mail marketing foca em taxas de abertura e cliques, o fluxo de nutrição levanta métricas mais relacionadas às vendas, como a qualidade dos leads que passam para a área de vendas, a velocidade com que eles avançam no funil, a quantidade de leads que estão em fluxos de fundo de funil,  o custo de aquisição de clientes (CAC), entre outros.

Essas métricas do fluxo permitem uma análise de resultados mais focada no impacto que essa estratégia de marketing tem sobre as vendas da empresa.

E-mail marketing ou fluxo de nutrição? O que é melhor para a minha empresa?

É preciso ficar claro que e-mail marketing e fluxo de nutrição são ferramentas diferentes, mas ambas são importantes para o seu negócio.

Elas devem ser trabalhadas juntas dentro da estratégia de marketing digital, o fluxo como uma ferramenta contínua e que acompanha o lead durante todo o funil de vendas e o e-mail marketing para campanhas mais pontuais.

Outra questão é o tamanho da sua base de leads. Uma base pequena pode funcionar bem com e-mail marketing, desde que seja feita a segmentação, mas em bases maiores, o fluxo de nutrição é a melhor estratégia.

Você utiliza e-mail marketing ou fluxo de nutrição na sua empresa? Qual a sua experiência com estes ferramentas? Compartilhe seu ponto de vista conosco nos comentários.

5 técnicas matadoras para aumentar o desempenho no Facebook Ads

5 técnicas matadoras para aumentar o desempenho no Facebook Ads

O Facebook Ads é uma forma prática de anunciar na maior e mais acessada rede social do mundo. Com uma ação bem estruturada é possível conquistar novos fãs, ampliar a exposição da marca e consolidar conversões com ótimo retorno.

Para conseguir todos esses efeitos, é necessário usar práticas para vencer a concorrência, se destacar e convencer o cliente. Por isso, veja 5 técnicas matadoras para melhorar o desempenho e descubra como usar essa ferramenta de forma estratégica!

1. Segmente as suas campanhas para ter os melhores resultados

O orçamento ligado ao Facebook Ads está diretamente relacionado ao número de pessoas alcançadas. Com isso, quanto maior for o público que você pretende atingir, maior é o orçamento.

O problema é que nem todo mundo conhece a sua marca ou está interessado na solução que ela oferece. Por isso, é fundamental segmentar o público da campanha. Selecione informações relevantes, como faixa de idade, localização e até interesses e páginas relacionadas.

Isso melhora a rentabilidade da ação, já que maximiza o potencial de conversão — ou que, normalmente, não acontece com informações inespecíficas.

2. Defina corretamente os objetivos da campanha no Facebook Ads

Também é necessário estabelecer quais são os objetivos de cada ação. A ideia é definir, por exemplo, valores desejados de conversão e qual é a ação a ser tomada pelo usuário.

Se você deseja vender mais ou melhorar a rentabilidade do empreendimento, adquirir mais fãs, por si só, não será o bastante. Por isso, é preciso ter bem claros quais são, de fato, os interesses com a campanha.

Essa é uma decisão que ajuda a evitar o acompanhamento de métricas de vaidade e que favorece a atuação altamente estratégica.

3. Prenda a atenção do público que será atingido

No Facebook, a atenção do seu público está cada vez mais dispersa entre um volume intenso de informações. Se publicações de amigos e parentes muitas vezes não são vistas, anúncios podem ser facilmente ignorados.

Para evitar que isso aconteça, invista em prender a atenção do público com chamadas atraentes, fotos bonitas e elementos persuasivos. Inclusive, oferecer condições exclusivas para esse canal é uma forma de despertar o interesse quem é atingido pela campanha.

4. Faça testes controlados sobre o desempenho

Mesmo que a performance no Facebook Ads esteja satisfatória, sempre há a possibilidade de melhora. Por isso, o recomendado é realizar testes com uma variação por vez. Faça pequenas alterações, no melhor estilo teste A/B, para identificar quais são, de fato, os interesses do seu público.

Essa é uma ação que garante dinamismo e o melhor aproveitamento de oportunidades. Ao final, a sua campanha terá uma rentabilidade muito maior se usar adequadamente essas informações.

5. Monitore de perto os resultados obtidos até então

A hora de medir o que aconteceu não é apenas quando a campanha é encerrada. Em vez disso, procure fazer um monitoramento constante e dinâmico, de modo a identificar oportunidades e gargalos.

É somente ao monitorar os resultados bem de perto que você poderá evitar que campanha seja um fracasso ou, então, que deixe de aproveitar a chance de ter o seu retorno sobre investimento multiplicado. Com os dados e estatísticas, embase decisões que possam contribuir para efeitos cada vez melhores.

Ao aplicar essas orientações, você conquistará um desempenho no Facebook Ads muito melhor, favorecendo o sucesso do empreendimento. Ainda tem alguma dúvida sobre o que fazer? Conte nos comentários!

Google Trends: um grande aliado para analisar o seu mercado

Google Trends: um grande aliado para analisar o seu mercado

Você já conhece o Google Trends? Essa ferramenta de marketing digital do Google é gratuita e pode ajudar bastante sua empresa.

Com a base de dados enorme que o Google tem, você terá acesso aos temas mais pesquisados no momento em seu segmento, compreendendo os interesses do seu público-alvo e buscando o seu melhor posicionamento na internet.

Acompanhe a leitura conosco e saiba mais sobre o potencial do Google Trends para analisar o seu mercado transformando-o para melhor!

O que é o Google Trends?

A ferramenta foi criada em 2006 e disponibilizada gratuitamente. Sua função é acompanhar o número de buscas dos usuários por um tópico específico ou uma palavra-chave. Trends, que significa tendências, mostrará como resultados as tendências de busca sobre um relacionado tema.

O usuário pode ainda filtrar os resultados de sua pesquisa por critérios demográficos, período de tempo, tipo de busca e outras categorias. Esses resultados são uma parte específica do total do Google, e podem ser pesquisados a partir do ano de 2004.

Por que utilizar essa ferramenta?

O Google Trends preocupa-se com as ações do usuário, as possibilidades de segmentação, visando dar maior praticidade, fornecendo uma plataforma intuitiva.

A ferramenta ainda não é amplamente utilizada. Por isso, usufruir dos seus benefícios funciona como um diferencial competitivo para a sua empresa. Isso sem contar que o Google Trends é gratuito, você não precisa investir recursos financeiros para ter os melhores resultados.

Você pode usá-la para encontrar as tendências relacionadas ao seu segmento, identificando o crescimento ou queda no interesse de determinados temas. Isso é importante para direcionar a criação de conteúdos mais relevantes. Além disso, você pode comparar os termos aplicados nas suas ações de marketing.

Outra funcionalidade interessante é o Forecast, que pode prever a popularidade de um termo futuramente. Funciona por meio da análise de pesquisas anteriores. Essa ferramenta também permite filtros de busca que se relacionem com o mercado que você está procurando.

Como utilizar o Google Trends?

O primeiro passo é acessar o link da plataforma. Não é preciso fazer um cadastro prévio para realizar suas pesquisas. Na página principal, você terá acesso aos temas mais populares da internet, na caixa de busca você pode explorar tópicos ou digitar o termo que deseja procurar.

Você encontrará, então, um gráfico evolutivo das pesquisas dos usuários. Rolando a página, terá acesso aos países em que o termo pesquisado é mais popular e também aqueles temas que são mais relacionados a ele.

É possível alterar o intervalo de tempo e acompanhar a evolução das pesquisas (desde 2004 até os dias atuais), envolvendo melhor a oscilação de interesse. Um gráfico comparativo de utilização de palavras-chave também é exibido.

Com um bom trabalho de pesquisa de tendências e palavras-chave, é possível organizar suas estratégias de conteúdo através do mapeamento. Inclua o uso do Google Trends na rotina de estratégias de marketing digital da sua empresa e fique à frente da concorrência, focando nas pessoas e atendendo melhor ao seu público-alvo. Mãos a obra!

O que achou dessa dica? Tem alguma dúvida ou já tem experiência com a ferramenta? Deixe aqui o seu comentário!

E-mail marketing: boas práticas para manter uma boa reputação online

E-mail marketing: boas práticas para manter uma boa reputação online

O Marketing Digital tem sido cada vez mais influente nos negócios empresariais. Empresas recém-construídas, ou até mesmo as mais antigas, sempre buscam aprimorar o modo como serão reconhecidas e como vão atrair os clientes certos e que confiem em seu trabalho.

A melhor forma de divulgação hoje em dia passa por uma ferramenta on-line. Uma das mais eficientes é o e-mail marketing, ele consiste na utilização do e-mail da empresa como um bom mecanismo de marketing direto, com posteriores análises gráficas e relatórios. O processo proporciona uma campanha mais direcionada e otimizada.

Que tal fazer um ótimo e-mail marketing? Veja a seguir algumas boas práticas para manter uma boa reputação on-line.

Não faça SPAM

O SPAM é visto como algo indesejável, em que não pedimos para receber aquele material. Sempre aparecem alguns e-mails indesejados em nossa caixa de correio eletrônico, geralmente são ações promocionais ou propagandas de produtos de que não necessitamos e desconhecemos.

Para adotar boas práticas de e-mail marketing, o processo precisa ser bem diferente. Nesse caso, é essencial ter o consentimento do cliente montando uma lista quente (chamada de ”opt-in”) para receber informações relacionadas aos produtos oferecidos pela empresa.

Este consentimento pode acontecer de formar explícita, quando o cliente notifica a empresa pelo preenchimento de um formulário, por exemplo. Mas pode também ser algo implícito, quando há comum e evidente relação entre as partes.

O e-mail marketing também se diferencia do SPAM por permitir ao destinatário a opção de se descadastrar a qualquer momento da lista de envio pela qual recebeu o e-mail. Isso se chama “opt-out”.

O Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing diz que o remetente deverá disponibilizar ao destinatário sua política de opt-out. Deve ainda informar o prazo de remoção do seu endereço eletrônico da base de destinatários, que não poderá ser superior a 2 dias úteis, quando solicitado diretamente pelo link de descadastramento do e-mail marketing e 5 dias úteis quando solicitado por outros meios.

Faça a correta mensuração de sua campanha

Há tempos a Internet é usada como fonte e renda para microempreendedores, médias empresas e até mesmo grandes corporações, como a Apple e a Microsoft. Mas poucos sabem que uma das razões para o sucesso de uma campanha é a mensuração dos resultados.

Há métricas que devem ser continuamente conferidas. Uma delas é a taxa de abertura, que vai indicar quantos destinatários abriram ou não as mensagens. O e-mail enviado normalmente orientará o leitor para fazer alguma ação. Por isso, a taxa de cliques também será importantíssima, de modo que você será capaz de entender se muitas ou poucas pessoas estão clicando em suas ofertas.

A taxa de rejeição corresponde ao fato de que muitos consumidores não reagem bem aos seus conteúdos. É necessário, portanto, mudar sua abordagem ou proposta, a fim de não lesar mais a reputação da empresa. A taxa de cancelamentos é também relevante para entender a frequência e a quantidade de pessoas que abandonam sua lista de contatos.

Analisar correta e continuamente as métricas permite que você melhore a segmentação das campanhas e alcance maior retorno das iniciativas em e-mail marketing. Além de um melhor custo-benefício, você com certeza manterá a boa reputação online e aperfeiçoará as práticas de e-mail marketing.

Pense bem na linha do assunto

O e-mail não deve ser tão extenso mas, ao contrário, deve ser bem focado no assunto que você quer tratar. O leitor vai prestar mais atenção, diminuindo as chances de abandono dos conteúdos enviados.

O adequado desenvolvimento do tema permite que você tenha melhor resultado da taxa de cliques nos links de call-to-action (CTA). Isso porque o leitor vai entender perfeitamente sua linha de raciocínio e abordagem, então seja breve e conciso.

Não se esqueça do design de seu e-mail marketing

Um visual ruim é pouco convidativo e não traduz profissionalismo para a sua mensagem. O design deve ser muito bem pensado, a fim de diminuir as taxas de rejeição e cancelamento. O design ajuda o destinatário a encontrar melhor os textos e facilita a leitura do e-mail. Não se esqueça de incluir imagens no corpo do e-mail.

Se for preciso adote templates já feitos ou conte com a ajuda de agências especializadas na ferramenta, para que acentue as melhores práticas de e-mail marketing.

Se você gostou do texto e quer receber mais dicas sobre marketing, acompanhe nossa página no Facebook e receba sempre atualizações de novos posts!

Quais são os segredos das landing pages que convertem?

Quais são os segredos das landing pages que convertem?

As landing pages são ótimos recursos para “isolar” um usuário e fazer um contato direto para que ele realize uma ação. Podendo ir de uma subscrição na newsletter a uma compra, é fato que essas páginas ajudam os resultados.

Entre as que convertem, o segredo é bem simples: todas impulsionam o cliente a agir — preferencialmente, a favor do que a campanha de marketing prevê. Embora isso seja fácil de assimilar, há alguns truques escondidos que ajudam a formar esse segredo. Para desvendar todos, veja o que pode ajudar esse elemento da sua estratégia a ser um sucesso.

A inexistência de distrações nas landing pages

Quando uma pessoa chega a uma página desse tipo, ela está a um passo de tomar a decisão que é tão aguardada. Porém, por mais próxima que ela esteja de fazê-lo, a porta ainda não foi atravessada. Ou seja, há um fino equilíbrio e qualquer distração, por menor que pareça, pode levar o (possível) cliente para bem longe da conversão.

É por isso que as landing pages de sucesso eliminam as distrações ao máximo. Elas não têm um excesso de elementos, não contam com botões de redes sociais e nem mesmo com um atalho para voltar para a página inicial. De certo modo, funcionam como becos sem saída, dificultando que o usuário mude de página sem prejudicar sua experiência. Com isso, há chances maiores de conseguir a conversão.

A clareza de direcionamento

Por falar nisso, qual é o objetivo da sua landing page? O que significa dizer que um cliente, enfim, converteu? Responder a essas perguntas é indispensável para se equiparar àquelas páginas que convertem. O motivo é que somente assim é possível criar um direcionamento claro e que aponte o que o cliente deve fazer.

Uma landing page muito longa, cheia de textos, de informações ou, pior, de botões só deixará a pessoa em dúvida sobre o que deve ser feito. O mesmo vale para muitos redirecionamentos de página ou para aquelas com formulários muito longos. Em vez disso, o ideal é criar páginas limpas, com botões específicos e ações simplificadas que funcionam como verdadeiras setas de neon apontando para o objetivo desejado.

O uso de gatilhos mentais

Converter um cliente em uma página desse tipo é, de certo modo, vender, nem que seja uma ideia. Mesmo um teste gratuito de software ou um agendamento sem compromisso com um consultor, exigem que o cliente se sinta confiante, confortável e persuadido em agir.

É nesse momento que entram os gatilhos mentais. Graças a eles, é possível garantir que os usuários se sintam mais inclinados, ainda que inconscientemente, a realizar uma ação. O uso da prova social é um bom exemplo. Ao apresentar depoimentos de pessoas satisfeitas ou demonstrar cases de sucesso, é provável que o usuário se sinta compelido a tomar uma ação e ter os mesmos benefícios dos demais.

A aplicação de vídeo

Dentro da estratégia digital, o vídeo tem ganhado cada vez mais importância. Devido à sua facilidade de assimilação do que está sendo dito e de seu apelo altamente visual, é um formato favorito de muita gente.

Isso é tão significativo que muitas landing pages que convertem já aproveitam essa característica e trazem um vídeo. Por exemplo, algum explicativo ou de demonstração. É algo que funciona comprovadamente. Ao acrescentar vídeos a esse endereço as conversões podem aumentar incríveis 86%, melhorando muito a rentabilidade e o retorno da estratégia.

Conhecendo os elementos do segredo das landing pages de sucesso, ficará muito mais fácil aplicá-los em sua abordagem. A partir daí, basta acompanhar a tão desejada melhora dos resultados!

Se você quer entender mais sobre conteúdos de marketing, siga nossa página no Facebook e fique sempre atualizado com as nossas publicações!

Estratégia de conteúdo para web: o que é e como fazer?

Estratégia de conteúdo para web: o que é e como fazer?

1f

O conteúdo é, para toda estratégia de marketing na web, a alma de todo o planejamento estruturado do negócio. E, ao pensar em conteúdo, temos que ir muito além do que apenas garantir presença nas redes sociais ou investir em e-mail marketing.

Atualmente, praticamente todas as estratégias de marketing na internet giram em torno de um conjunto de ações realizadas com a distribuição de conteúdo de diferentes maneiras. O principal objetivo é atingir o seu público ideal.

Deseja criar uma campanha de conteúdo para a web, mas não sabe por onde começar? Então, confira como criar o planejamento de conteúdo para web neste post!

Defina o público-alvo com o qual você quer falar

O primeiro passo de toda estratégia de marketing que você vai traçar para sua empresa é a definição do público-alvo a ser atingido com sua mensagem. Para a estratégia de conteúdo para a web, portanto, não poderia ser diferente.

A definição desse público — ou persona, como é chamada — é indispensável para que você possa saber exatamente qual tipo de conteúdo vai produzir e a maneira como vai produzi-lo. Tudo para que consiga o impacto que deseja ao divulgar a sua estratégia e seu negócio.

Pesquise por assuntos e palavras-chave relevantes

Uma vez definida a sua persona — que é a personificação do cliente com quem você vai conversar — é chegada a hora de compreender melhor o quê ela busca saber. Quais assuntos são relevantes para esse público? Como o seu negócio tem relação com o que eles estão buscando? E, o mais importante, como você poderá ajudá-lo nessa tarefa?

Toda essa etapa de planejamento e, principalmente, busca de palavras-chave ideais, vão ajudar na estrutura de um planejamento de conteúdo para a web dentro da sua estratégia.

Estruture o planejamento de conteúdo para web

Com palavras-chave e ideias em mãos, é chegada a hora de montar um planejamento de conteúdo e um cronograma para publicação de todos eles nas plataformas que sua persona geralmente se encontra. Esse planejamento vai ajudar a colocar no papel os conteúdos que você produzirá, pensando em auxiliar seus leitores em diferentes estágios do processo de conhecimento e procura por seus serviços.

A escolha dos meios de divulgação desses conteúdos (blog, redes sociais, e-mail marketing) também é feita nessa etapa, de acordo com as características da sua persona. O cronograma, por sua vez, vai ajudar a criar uma verdadeira agenda de desenvolvimento e distribuição dos conteúdos.

A intenção é organizar sua estratégia e ter uma visão geral de como ela está funcionando. Essa etapa facilitará, até mesmo, a sua análise dos resultados no futuro. Nunca deixe de contar com essa parte importante da gestão.

Não esqueça de pensar em SEO

Você já ouviu falar em SEO? O Search Engine Otimization, ou serviço de otimização de sites, é também uma estratégia indispensável para quem está estruturando uma estratégia de conteúdo para web. Ele é relevante para os textos publicados em blogs e sites, permitindo que sejam melhor ranqueados nos sites de busca, como o Google.

Pequenos detalhes de otimização do conteúdo podem ajudar no posicionamento das páginas de busca, oferecendo maiores chances de ser encontrado por sua persona na internet.

Coloque todo o seu time para atuar nessa estratégia

Uma estratégia de conteúdo para web deve contar com a participação de todo o seu time de marketing, e não somente a galera do Inbound Marketing ou da produção de conteúdo. É preciso incluir o atendimento, o time de sucesso do cliente e, até mesmo, o de vendas.

O intuito é um só: absorver o máximo de informações e oportunidades na hora de produzir um conteúdo único para a sua persona. Por isso, uma etapa importante dessa estratégia é alinhar com seu time a importância de todos para trazer bons resultados.

Sempre avalie os resultados

O que seria de uma estratégia de conteúdo web se você jamais tira um tempo na sua rotina para avaliar os resultados obtidos após um determinado período de ação?

Sem conhecer os indicadores que ajudam a compreender como a sua persona está interagindo com seu conteúdo — e como isso está sendo revertido em resultados para seu negócio —, o seu time será incapaz de promover melhoras ou persistir nos bons resultados conquistados por vocês. Por isso, é indispensável manter um olho na estratégia e o outro nesses dados valiosos.

Reconheça as vantagens para o seu negócio

Uma estratégia de conteúdo para web pode trazer diversas vantagens para o seu negócio. Além de permitir que você conheça melhor o seu público, é possível que você consiga desenvolver conteúdos mais relevantes e entregá-los da maneira certa e no momento certo para pessoas-chave para o seu objetivo final.

A sua presença de marca também se torna mais forte e valiosa com o desenvolvimento da estratégia e a expectativa, a longo prazo, é de ser capaz de transformar suas visitas e leitores em potenciais leads e clientes.

Como vimos, traçar um planejamento de conteúdo para web exige dedicação e comprometimento, não somente com a etapa do planejamento, mas também com a do desenvolvimento e, por fim, dos resultados. Com as nossas dicas, certamente, você alcançará todas as vantagens!

Você já trabalha com uma estratégia de conteúdo para a web na sua empresa? Quer começar? Então acesse o nosso site e veja como podemos ajudar o crescimento do seu negócio!

Aprenda a testar a velocidade do site e veja por que é importante deixá-lo mais rápido

Aprenda a testar a velocidade do site e veja por que é importante deixá-lo mais rápido

Com milhões de sites à disposição e estando a apenas um clique ou um toque de sair do seu endereço, é natural que os usuários queiram tudo na maior velocidade possível. Falhar em prover isso, por outro lado, pode prejudicar severamente a sua atuação digital. Por causa disso, é fundamental ficar de olho na velocidade do site, um dos fatores que mais impactam na experiência e nos resultados. Antes de tomar qualquer decisão, entretanto, é preciso reconhecer como anda a situação.

Por isso, aprenda como testar essa velocidade e entenda por que ela é tão importante.

Como testar a velocidade do site?

Para conhecer o valor desse elemento, é preciso recorrer a recursos específicos para essa função. Eles aferem, com precisão, qual é o tempo que o carregamento completo leva e oferecem uma análise sobre o que pode ser melhorado. Atualmente, há vários sites que contam com essa possibilidade. O WebPage Test, por exemplo, permite que você selecione o local de teste e até o navegador usado. Enquanto isso, o GTmetrix oferece uma análise um pouco mais complexa do endereço, indo além da sua velocidade de carregamento.

Apesar de haver outras ferramentas semelhantes, uma das melhores é o PageSpeed Insights, lançado pelo Google em 2016. Ele faz testes tanto para a versão desktop quanto para a mobile, indicando o resultado de 0 a 100. Quanto mais próximo de 100 o endereço estiver, melhor é a sua velocidade e menos modificações são necessárias para que ele fique adequado aos usuários.

Por que ela é importante?

De acordo com pesquisadores, o período de atenção (ou attention span) das pessoas é de apenas 8 segundos, contra 12 segundos nos anos 2000. Ou seja, o seu site tem menos de 10 segundos para envolver a atenção do usuário e isso inclui o carregamento. Com isso, quanto mais lento ele for, maiores são as chances de o endereço ser abandonado.

Inclusive, a velocidade do site também está ligada diretamente aos negócios. A partir dos 5 segundos, a cada segundo de carregamento há uma queda de 7% de conversão, de 11% de visualização de páginas e de 16% de satisfação dos clientes. Ou seja, um site que demora muito para carregar é malvisto pelos usuários e gera menos vendas.

Para completar, entre 2015 e 2016 o Google lançou o Accelerated Mobile Pages Project. Conhecimento como AMP, ele visa a favorecer o carregamento rápido das páginas, especialmente para ajudar usuários com conexões ruins. Embora ainda não seja um fator prioritário para SEO, a tendência é que ele seja incluído. Além disso, sites mais rápidos aumentam o tempo de permanência, ampliando a relevância e ajudando na conquista de melhores resultados de SEO.

Portanto, ter um endereço que carrega rapidamente afeta positivamente a experiência do usuário e ainda favorece o sucesso da estratégia do negócio.

Quais ações tomar para torná-lo mais rápido?

Uma vez que você tenha medido a velocidade do site, é relevante fazer otimizações para que ele se torne cada vez mais rápido. Algumas mudanças, inclusive, são bem simples e garantem ótimos efeitos.

Entre as principais ações, estão:

  • Escolha de um design leve, responsivo e funcional;
  • Compactação de códigos, como HTML e CSS;
  • Eliminação ou redução dos redirecionamentos de página;
  • Uso de imagens otimizadas para web;
  • Diminuição do uso de recursos pesados, como animações em excesso e outros.

Reconhecendo a importância que a velocidade do site tem em seus resultados, aja para melhorá-la e diminuir o tempo de carregamento. Assim, você conquistará maior satisfação dos usuários e melhorará sua atuação.

Não deixe de seguir nossa página no Facebook, assim você ficará sabendo quando tiver um novo conteúdo aqui no blog!

Google Partner Premier: O que esse selo representa na contratação de uma agência?

Google Partner Premier: O que esse selo representa na contratação de uma agência?

Você já ouviu falar em Google Partner? E Google Partner Premier? Sabe a diferença entre esses selos? Se aumentar as vendas através do marketing digital é um dos seus objetivos, então entender o que isso quer dizer vai fazer a diferença na hora de contratar um novo parceiro para esse desafio.

Para que as ações de marketing digital gerem os resultados esperados no seu faturamento a primeira dica é: busque parceiros qualificados e de confiança, capazes de pensar e agir estrategicamente e que acompanhem com agilidade as mudanças do mercado.

Mas como encontrar uma boa agência que tenha essas características? Para facilitar esse encontro, o Google criou o selo Google Partner.  Esse selo garante que a agência realizou os exames de certificação do Google Ads e possui as atualizações mais recentes sobre suas soluções. Em outras palavras, ser um parceiro é ter a chancela do próprio Google de que a agência está apta para oferecer esses serviços com qualidade.

Qual é a diferença entre Google Partner e Google Partner Premier?

O mercado de marketing digital está crescendo a todo vapor, portanto, é natural que os players desse segmento busquem estar em dia com as certificações necessárias para terem a suas marcas atreladas a gigantes do mercado. Foi aí que o Google criou um novo mecanismo de diferenciação, criando filtros para identificar quais agências se destacam mais através da performance, engajamento e vendas efetivas com seus produtos, criando assim o selo Google Partner Premier.

Ser um Partner Premier representa qualidade acima da média atestada pelo Google, ou seja, muito mais segurança para as empresas que desejam contratar parceiros para operacionalizar as suas campanhas digitais.

O Google avalia seus parceiros através de uma série de indicadores, como por exemplo:

– Mais de dois Especialistas certificados nos exames avançados do Google.

– Ter um valor significativo de investimentos vinculado entre as contas gerenciadas pela agência.

– Alta performance comprovada em resultados de campanha feitas na ferramenta, seguindo os parâmetros exigidos pelo Google.

Para o Google, o selo Partner Premier reconhece as agências que são de sua confiança para ajudar empresas a alcançarem êxito na internet com seus produtos. Além disso, esses parceiros podem contar com todo suporte de consultores especializados do Google, e também com estudos e treinamentos exclusivos fornecidos pela gigante para tornar seus parceiros realmente qualificados para atender seus clientes com excelência.

Por que contratar uma agência Google Premier?

Gerenciar uma campanha de Google Ads nem sempre é algo simples. Ou melhor, para extrair o máximo de resultados da ferramenta, por vezes exige muito conhecimento técnico aplicado. Assim, garantir que uma equipe se mantenha atualizada e apta para acompanhar cada novidade da ferramenta, seja operacional ou estrategicamente, também faz parte do suporte do Google para seus parceiros Premiers.

Contratar uma agência Premier é vantajoso, pois:

– Profissionais treinados pelo Google estarão cuidando das suas campanhas, consequentemente, fazendo os seus investimentos na plataforma renderem mais.

– A contratação de uma agência digital é feita com mais segurança, afinal, ter a indicação do Google é um fator de peso na decisão.

–  As novidades chegam primeiro para quem é parceiro. Assim, sempre que há novas funcionalidades, parceiros Premier recebem em primeira mão, aumentando as chances de potencializar as conversões de seus anunciantes.

A Target Mais é Partner Premier

A Target Mais é uma das agências de marketing digital que fazem parte do seleto grupo do Google Partner Premier. Aliás, somos a agência que conquistou esse título em menor tempo de atividade! Nossa equipe participa ativamente de treinamentos oferecidos pelo Google, assim, podemos garantir que nosso time absorva essa expertise e ofereça as melhores soluções para que o objetivo de aumentar o faturamento através do marketing digital seja uma realidade concreta.

Se você não quer mais perder dinheiro contratando agências que não estão preparadas para atender as suas necessidades, contrate uma agência indicada pelo Google, como a Target Mais.

Quer conversar com um de nossos especialistas e entender as vantagens de contar com uma agência Premier na prática? Clique aqui e solicite um contato!

Entenda o que é Google AdWords e como funciona

Entenda o que é Google AdWords e como funciona

o que é Google Adwords

Se você pretende deixar sua marca, seu nome ou sua empresa aparecendo na primeira página de pesquisa do Google de uma maneira fácil e rápida, o Google AdWords é uma ferramenta de Marketing Digital com um serviço de links patrocinados pelo Google, com o objetivo de oferecer aos anunciantes os concorridos espaços na página de busca do Google.

O Google AdWords funciona como uma ferramenta de PPC (Pague Por Clique), assim como o Facebook Ads e o Buscapé. Essa ferramenta visa atrair mais clientes para o seu negócio, pois a visibilidade é muito grande e vai direto ao ponto, sem precisar fazer toda uma campanha de publicidade antes.

Mas afinal, o que é Google AdWords?

Essa ferramenta de marketing funciona através de palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

São aquelas palavras que você espera que seus clientes busquem quando precisarem do seu serviço, por exemplo: se você possui uma confecção de camiseta, sua palavra-chave, dentre algumas, deve ser “confecção de camisetas”.

Você também deve definir seu idioma, a sua região por país ou até mesmo cidade. Exemplo: se o seu negócio está localizado em Santos, restrinja a busca no litoral sul de São Paulo ou até mesmo só na cidade de Santos. Se o seu negócio não possui localização exata, pode deixar a busca no Brasil todo.

Você também vai precisar criar seu anúncio, que poderá ser feito através de um texto curto e eficaz ou gráfico, mas precisa conter o website do seu negócio, para que os futuros clientes possam entrar em contato mais facilmente. Depois desse procedimento, você deve decidir o quanto quer pagar por clique no seu anúncio.

É importante ressaltar que você só vai pagar quando o cliente entrar na sua página e der o clique no anúncio ou ligar para a sua empresa.

O Google AdWords tem diversos benefícios, um deles é você poder optar quando e onde seu anúncio vai entrar e ser visualizado por milhões de pessoas.

É muito simples criar seu anúncio e o reconhecimento vem em curto prazo, já que você estará lidando com o cliente de maneira direta. Mas é importante seguir os passos para que dê tudo certo dentro da sua estratégia.

Ficou com vontade de utilizar essa ferramenta? A Target Mais pode atrair seu cliente ideal com nossos planos de AdWords.

Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.

Show Buttons
Share On Facebook
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Hide Buttons