Conheça a importância do Marketing Digital para fortalecer o posicionamento de mercado

Conheça a importância do Marketing Digital para fortalecer o posicionamento de mercado

Em 2018, o investimento em publicidade online cresceu 14,8% no Brasil. Mais do que isso, os dados apontam que o marketing digital, em geral, continua se desenvolvendo no país. É cada vez maior o número de empresas que reconhecem a importância dessa estratégia e passam a empregá-la de forma estruturada.

E o Marketing Digital não serve apenas para aumentar as vendas. Isso porque ele também tem um impacto muito relevante no posicionamento de mercado, tornando-o fortalecido por diversas razões. A seguir, veja por que isso acontece e como ele pode ajudar o seu negócio!

O Marketing Digital atinge os clientes de maneira contínua

Uma pesquisa revelou que o brasileiro passa cerca de nove horas e quatorze minutos conectado à internet, principalmente pelo celular. Com isso, é cada vez maior a presença do público que você pretende atingir na internet e em seus vários meios, como nas redes sociais.

Ao investir nas estratégias de Marketing Digital, você usará exatamente esse canal para chegar até as pessoas. Como elas passam muito tempo conectadas, é possível fortalecer o relacionamento estando próximo antes, durante e após a compra.

Assim, a marca garante a presença na vida do consumidor e em seu cotidiano mesmo quando ele não está comprando, o que fortalece o posicionamento de mercado.

A lembrança de marca fortalece o posicionamento de mercado

Essa característica está diretamente ligada à próxima consequência: a fixação de marca. Basicamente, isso diz respeito a quão facilmente os clientes se lembram do seu negócio na hora em que vão comprar.

Quando falamos em um nicho, a marca que é lembrada mais rapidamente e pelo maior número de pessoas é considerada top of mind. Com o Marketing Digital, o seu negócio estará mais próximo de atingir esse objetivo.

A grande vantagem é que a empresa fica consolidada e, principalmente, há uma espécie de divulgação orgânica e contínua, diminuindo os esforços necessários para converter os clientes.

As estratégias posicionam a empresa como autoridade

O uso de alguns caminhos trazidos pelo Marketing Digital ainda contribui para que o negócio assuma a posição de autoridade. Por meio do Marketing de Conteúdo e da nutrição de leads, por exemplo, a empresa consegue fornecer informações úteis e de valor, indo muito além do objetivo de vendas.

Ao educar o mercado e mostrar como resolver problemas e dúvidas, há maior confiança por parte do público. Na hora em que eles forem fazer as compras para solucionar as questões, são grandes as chances de que prefiram a empresa.

Isso não apenas fortalece as vendas, sendo igualmente importante para que o posicionamento de mercado seja de destaque em relação aos concorrentes.

O Marketing Digital permite a construção de uma reputação forte

E por falar em sair à frente dos demais, a empresa precisa se preocupar em ser uma marca na qual as pessoas acreditam. Ou seja, não basta oferecer bons recursos, produtos e serviços, é preciso que todos os elementos positivos possam ser reconhecidos facilmente.

Tudo isso tem a ver com a construção de reputação. Quanto melhor ela for, maiores são as chances de o negócio conseguir vender e se manter firme no mercado.

O papel do Marketing Digital é que, por meio de autoridade, relacionamento e confiança, ele permite que a empresa construa a reputação corretamente. Com isso, os resultados tendem a ser progressivamente melhores.

O Marketing Digital garante fortalecimento e estruturação da comunicação, atingindo o público continuamente. Ao se tornar uma autoridade, gerar relacionamento e construir reputação, o posicionamento de mercado se torna mais forte e robusto.

E você, gostou de saber mais sobre o assunto? Quer a sua empresa com um forte posicionamento de mercado? Então acesse o nosso site e conheça as soluções da Target Mais!

Por que o Marketing Digital é importante?

Por que o Marketing Digital é importante?

Você, provavelmente, já ouviu falar que a “propaganda é a alma do negócio”. E, partindo desse princípio, de nada adianta ter um bom produto se ele não estiver ao alcance das pessoas interessadas, certo?

Foi diante desse cenário que os primeiros anúncios de jornais e revistas surgiram. Tudo por conta da necessidade de divulgação para atingir novos públicos e, consequentemente, gerar mais vendas às empresas.

Atualmente, saber como divulgar o seu negócio é uma questão de sobrevivência. Em uma era cada vez mais digital, marcar presença online é indispensável. E quando falamos nessa necessidade, o Marketing Digital se destaca. Mas por que ele é tão importante? Acompanhe as informações deste post e saiba mais!

Afinal, o que é o Marketing Digital?

É muito comum ouvirmos falar que, hoje em dia, as empresas que não estão na internet são praticamente invisíveis ao público. Isso acontece por conta da era digital. Muitas pessoas, atualmente, têm acesso à internet e fazem ótimo uso dela. É possível não apenas encontrar informações, mas também comprar, conversar e tirar dúvidas sem ao menos sair de casa.

O Marketing Digital é um conjunto de estratégias executadas no universo online, ou seja, em blogs, redes sociais, e-mails marketing, entre outros. Essas ações visam alcançar os objetivos de uma marca, que são variados, como ter mais visibilidade, aumentar o número de vendas, engajar o público, etc.

O maior diferencial do Marketing Digital, principalmente quando comparado às ações offline, é a efetividade. Se antigamente apenas grandes marcas conseguiam um espaço na televisão, bem no horário nobre e com uma ótima produção visual para chamarem a atenção do público, hoje isso mudou! As estratégias de Marketing Digital podem ser executadas por muitas empresas. Além disso, não alcançam qualquer pessoa, mas sim o público certo, aquele que realmente tem interesse no produto ou serviço em questão.

Quais são as vantagens de investir nesse tipo de estratégia?

E como estamos comparando o Marketing Digital com o Marketing Offline, nada melhor do que esclarecermos alguns pontos. As mídias offline, apesar de toda a era digital, ainda existem e são bastante utilizadas.

Prova disso são os anúncios na rádio, os grandes comerciais de televisão e os panfletos distribuídos nas ruas. O offline não é ultrapassado ou ineficaz. Mas, claramente, está perdendo espaço para o Marketing Digital. Este tem um custo muito menor. Afinal, colocar um site no ar não envolve um curso exorbitante. Há muitos sites de hospedagens que são gratuitos. Veja mais benefícios:

Alcance

As estratégias online atingem uma infinidade de pessoas em qualquer lugar, pois a internet tem uma visibilidade muito mais ampla do que as ações usadas offline. Um blog, por exemplo, pode ser visitado por pessoas do mundo inteiro. Já um cartaz no ponto de ônibus é visto apenas por quem está percorrendo aquela região.

Tempo

O tempo é outro ponto de destaque. As ações online podem ser feitas a qualquer momento, sem a necessidade de uma grande produção ou de impressão, por exemplo. Um post no Facebook pode ser criado em questão de minutos, pode ser ajustado e ficará disponível indefinidamente.

Processo

Vamos imaginar que a estratégia de Marketing Digital que você traçou não esteja gerando os resultados esperados. Logo, você consegue ajustar o processo em questão de minutos, até que as métricas estejam expressivas. E isso não acontece no offline. Um anúncio impresso que está circulando até poderá ser interrompido, mas gerará muito mais custos.

E será que o Marketing Digital é indicado para todos?

Outra dúvida bastante comum é sobre a indicação do Marketing Digital. Será que é uma estratégia indicada para empresas de todos os portes e segmentos? A resposta é uma só: sim!

Enquanto as ações offline exigem um investimento financeiro muito maior, sendo indicadas para empresas grandes e já conhecidas no mercado, as estratégias digitais podem ser feitas por toda e qualquer empresa.

Isso porque, como já mencionamos, não envolve custos ou equipes grandes de profissionais. Se você tiver um computador e acesso à internet, conseguirá criar um site em questão de minutos. Quer gerar conteúdo para o seu público por meio de um blog? Também é impossível, há muitas plataformas gratuitas e de fácil manuseio, como o WordPress.

E não importa se você está no mercado há muitos anos o começou há poucos meses. Também não importa se o seu negócio é do segmento de moda ou indústria. Se a sua empresa deseja estabelecer uma relação de confiança com o público, engajar essas pessoas para que elas sempre voltem a comprar de você e, até mesmo, indiquem a sua marca para outros interessados, o Marketing Digital será sempre um excelente aliado.

Agora já deu para entender um pouco mais sobre a importância do Marketing Digital dentro das estratégias da sua empresa, certo? Aproveite para acessar o nosso site e conhecer as nossas soluções para ampliar o seu negócio!

Como conquistar clientes na internet para a sua PME

Como conquistar clientes na internet para a sua PME

A internet atualmente é a forma mais eficaz para ajudar na tarefa de como conquistar clientes fidelizados dentro do seu público alvo. Para empresas de grande porte os números absolutos são altos, mas o crescimento e resultados vindos da internet costumam ser lentos. A internet oferece um potencial de aumento dos ganhos que pode revolucionar o negócio. Não é à toa que a cada dia surgem mais negócios especializados em serviços para PME.

Dentro de pequenas organizações é possível manter a comunicação de forma simples, assim como processos de mudanças internas que acontecem com menor burocracia. Essas são peças essenciais para um bom trabalho de comunicação digital, uma vez que o público precisa sentir-se próximo da marca para criar uma conexão com ela. Entenda como conquistar clientes na internet para a sua PME.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma importante estratégia para conquistar clientes a médio e longo prazo. Essa estratégia envolve produzir conteúdo que seja de interesse do seu público. Use esse espaço para sanar dúvidas, revelar usos dos produtos e agregar informações valiosas para a vida dos seus clientes.

Seus ganhos envolvem o seguinte processo: a atração de tráfego para o site da empresa, conversão de visitantes em leads, leads em vendas, fidelização de clientes e expansão de margens, por fim, análise e constante melhoria do negócio. O Inbound Marketing aumenta as chances de criar laços com os consumidores na medida em que transforma a empresa em uma grande autoridade do mercado que atua.

Como conquistar clientes com anúncios

Os anúncios no Google e nas redes sociais representam uma revolução na forma como conquistar clientes na internet. Isso porque eles são extremamente personalizáveis para atingir apenas as pessoas que interessam a você, ao contrário das grandes mídias que pulverizam os anúncios. Neste caso, os resultados são a curto prazo, por isso exigem estratégias constantes de manutenção. Ao mesmo tempo, são ótimas ferramentas para datas de oportunidades, como liquidações e promoções em datas comemorativas.

É possível, inclusive, rastrear pessoas que já tenham entrado em contato com a sua marca e que, por algum motivo, não realizaram a compra imediatamente. Aqui você poderá investir em argumentos que reforcem o valor do produto e até mesmo oferecer descontos exclusivos.

Conheça a sua audiência

Como conquistar clientes se você não sabe o que eles buscam? A grande vantagem de investir em marketing digital está nas métricas que a internet fornece. Ao longo do trabalho você poderá acompanhar o perfil das pessoas que se interessam por você. Essa informação é valiosa uma vez que detalha interesses e tendências fundamentais para guiar suas decisões nos negócios.

Seja facilmente encontrado

Se existe um segredo sobre como conquistar clientes na internet, esse seria o campeão: seja facilmente encontrado. Quem não está no Google, não existe na internet. Por isso, trabalhe a favor das ferramentas de busca e prove que você é relevante no mercado. Neste sentido, tanto o Inbound marketing, quanto os anúncios são aliados na busca por posicionamento nas páginas de busca.

A internet tem um importante papel no marketing para pequenas e médias empresas. Ela democratizou o acesso ao público e permitiu que fossem criados laços de fidelidade entre eles e as PME. Por isso, procure entender o papel de cada estratégia e encontre a melhor forma de combiná-las numa estratégia matadora de marketing. O sucesso da sua empresa depende da mensagem que ela quer passar e dos ambientes digitais onde ela está presente, bem como a estratégia e a qualidade dos seus produtos e serviços.

Já conhecia essas estratégias para conquistar clientes na internet? Siga nossa página no Facebook para receber mais conteúdos sobre a presença digital de PME’s.

Converter leads em clientes: saiba como é possível

Converter leads em clientes: saiba como é possível

Converter visitantes em leads significa novas oportunidades de vendas e por isso devem ser trabalhados de uma forma estratégica. Separamos algumas dicas para converter leads em clientes e como traçar o caminho a ser percorrido por estes clientes e principalmente o que fazer para acelerar este processo.

Para uma empresa, o sucesso é determinado pelos clientes que este empreendimento consegue conquistar. Adotar a filosofia de gerar leads e qualificá-lo no funil de vendas vai aumentar as chances de vender mais e ter sucesso em seu negócio.

Planejamento: o que fazer para capturar leads

Antes de converter leads em clientes, separamos uma explicação rápida como atrair leads qualificados, o que vai influenciar e muito na hora de converter o lead em venda. No planejamento, é muito importante antecipar o comportamento do público-alvo para que você tenha a possibilidade de definir qual linguagem utilizar em seu site ou landing page e em quais canais você irá encontrar esses leads.

É também no planejamento onde você vai definir os diferenciais que sua empresa pode apresentar nas campanhas de marketing digital e utilizá-los como atrativos. Os gatilhos mentais e formulários de ação são fundamentais nesse tipo de estratégia.

Para finalizar, chegou o momento de definir quais ferramentas utilizar para atrair este público-alvo e quais serão utilizadas para converter leads em clientes. É fundamental conhecer o conceito do funil de vendas, onde você vai qualificando o seu lead até o momento da compra.

Marketing de conteúdo

O Marketing de conteúdo chegou para mudar todas estratégias de Marketing Digital, uma boa estratégia otimiza e aumenta o número de conversões. Isto você desenvolve em sua campanha a partir da persona, assim você consegue entender para quem vai escrever; quais canais serão adotados, onde e como publicará; e principalmente como se comunicar.

Ferramentas para Automação de Marketing

A nutrição de leads possui uma grande responsabilidade quando falamos em converter leads em clientes. É nestas campanhas que se utiliza as ferramentas e meios necessários para conseguir realizar a conversão de seus prospects.

Sua equipe precisa estar munida de ferramentas que aceleram a conversão de seus leads em clientes. Daí a importância do planejamento de marketing de conteúdo. Existe uma série de ferramentas de automação que integram Marketing e Vendas. Escolha as suas de acordo com sua estratégia. Tenha em mente que seus leads precisam mudar de prospects para qualificados.

E-mail marketing

Vender é se relacionar. Somente depois de construir um relacionamento que poderá chamar seus leads de clientes. E para isso, nada melhor do que as ferramentas de e-mail marketing. É nelas que aumentam as chances de abordar no momento certo e com a mensagem certa. Em outras palavras podemos dizer que aumenta as chances de encantar seu público e prepará-lo para vendas.

Saiba como converter leads em clientes

Já sabe qual é o seu público, qual a mensagem que precisa transmitir, o que qualifica um lead para vendas, e até as ferramentas para converter leads em clientes. Então vamos ver algumas estratégias e dicas que aceleram a conversão destes leads:

Tenha uma ferramenta que determine a pontuação para cada lead

Com um score inicial e que vai aumentando conforme o relacionamento com ele se aprofunda e você consegue pontuar o seu lead. É com esta ferramenta que saberá qual setor deve atuar com o lead.

Procure entender o comportamento de seu público-alvo

Quais as características e ansiedades que sua base de clientes vive diariamente? Essa informação é fundamental para saber como apresentar uma solução rapidamente.

Utilize o conceito de funil de vendas para qualificar seus leads

No funil de vendas os seus leads devem percorrer uma trajetória até a venda em si. Se ainda não conhece, os funis de venda são divididos em topo, meio e fundo. Você deve fazer o cliente prosseguir numa jornada, que quando terminada, significa que aquele lead se converteu de vez em cliente.

Conte uma história e prepare um material de modo que elimine objeções e que deixe o público com vontade de prosseguir. Mas seja simples para não cansar quem está recebendo suas mensagens. Crie uma solução simples e difícil de ser negada. Aplique o máximo de persuasão, com técnicas para criar desejo e urgência. Quem trabalha com vendas sabe muito bem o poder destas ações.

Tenha sempre novidades para apresentar

Desde postagens no seu blog até outros materiais e soluções completas. Tenha um bom arsenal de novidades para oferecer para sua audiência.

Faça seus clientes se sentirem especiais

Este pode ser considerado o arremate nesta estratégia. O que você prepara e entrega para seus clientes para que eles se sintam encantados? Tenha como meta que gostem tanto de suas ações que indiquem o seu negócio naturalmente.

Mensurações e respostas

A mensuração no trabalho de converter leads em clientes serve principalmente para saber o momento certo de abordar seus contatos. É nos seus relatórios que descobrirá qual a melhor maneira de ser eficiente. Tudo que realizar no seu planejamento pode e deve ser mensurado. Gere relatórios e melhore suas ações sempre, pois colherá os frutos e aumentará as vendas exponencialmente.

Quer saber se sua empresa está se beneficiando 100% do Marketing Digital? Faça uma análise do Marketing da sua empresa e veja qual sua pontuação de 0 a 100 (O resultado sai na hora).

Encantar clientes: saiba como o marketing digital faz parte desse processo

Encantar clientes: saiba como o marketing digital faz parte desse processo

Encantar clientes é uma tarefa que vai muito além de criar uma ideia meramente positiva da marca. É preciso envolver essas pessoas e, principalmente, superar suas expectativas de maneira intensa e fazer o que ninguém mais faz é uma forma de conseguir esse resultado — e o marketing digital pode ajudar grandemente.

Estando na era da informação, os recursos dessa estratégia de marketing fazem a diferença na hora de fisgar aquele consumidor de uma vez por todas. Continue lendo e veja a seguir como isso é possível.

A construção de relacionamento é indispensável

O marketing digital e o marketing de relacionamento conversam entre si. Se antes a pessoa era interrompida e abordada pela empresa, hoje ela chega por conta própria até o negócio. A comunicação que era burocrática tornou-se próxima e amigável — e tudo isso é importante para conseguir atingir o objetivo de encantar a pessoa que está comprando.

Por meio da presença nas redes sociais, por exemplo, a sua marca pode encantar os seguidores ao fazer com que eles se sintam como parte importante do negócio. Já ao utilizar o e-mail marketing, a comunicação é direta e contínua, construindo e fortalecendo o relacionamento. Eventualmente, isso faz com que o cliente sinta-se mais ligado à empresa e mais encantado.

O ganho de confiança também permite encantar clientes

O marketing digital pode ajudar no encantamento ao gerar e fortalecer a sensação de confiança perante o consumidor. Para ter um exemplo, imagine uma empresa que entrega conteúdo útil, relevante e de qualidade. Ao fazer isso, ela não está apenas vendendo, mas ajudando verdadeiramente o cliente — ainda que ele não escolha sua solução.

Isso gera confiança, autoridade e proximidade. As pessoas sentem que a marca está indo além e fazendo mais por elas, o que cria essa percepção altamente positiva.

O atendimento faz a diferença para o encantamento

Pense em empresas globais que encantam seus consumidores e que fazem com que eles retornem várias vezes. Ao analisar o comportamento delas, independentemente do setor de atuação, você vai encontrar um ponto em comum: o atendimento.

Fazer com que a pessoa de interesse se sinta importante, realmente ouvida e levada em consideração é uma das chaves para encantar clientes.

O marketing digital, por sua vez, tem um papel importante neste quesito. Na era da tecnologia, o atendimento pode acontecer com o uso de chats, bots e também pelas redes sociais. Ao garantir a qualidade em todos os canais, os consumidores se impressionam de maneira positiva.

A criação de experiências incríveis é possível com o marketing digital

Considerando que 70% da percepção de marca é definida pela experiência, para conseguir o encantamento é necessário criar momentos únicos para quem compra.

Como o marketing digital é muito versátil, não faltam opções para criar experiências que se destacam e que geram uma ideia encantadora sobre a marca. É o caso de oferecer conteúdo personalizado — como newsletters segmentadas —, assim como apostar na interação e engajamento.

A partir dessas estratégias, as pessoas se sentem mais próximas e envolvidas pela marca, o que cria essa sensação positiva tão desejada.

O marketing digital é uma importante ferramenta para encantar clientes. Por meio de suas estratégias, é muito mais fácil manter as pessoas de interesse sempre por perto — e, mais do que isso, satisfeitas.

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5 erros de marketing digital que você deve evitar

5 erros de marketing digital que você deve evitar

Ainda que o marketing digital seja cada vez mais comum no mundo corporativo, muitas empresas ainda cometem erros que colocam em risco todo o sucesso da estratégia. Indo além, essas falhas desperdiçam recursos, chances e clientes e podem colocar a marca em risco.

A melhor forma de evitar os erros de marketing digital é aprendendo pela experiência de outros negócios que já se prejudicaram nesse sentido. Pensando nisso, confira a seguir 5 erros que você deve evitar!

1. Não definir objetivos diminui os resultados

Por mais promissor que o marketing digital seja, ele não vai te ajudar a alcançar suas metas se você não as definir. Não será possível vender mais ou fortalecer a imagem da marca se isso não for definido como objetivo.

Ainda assim, muita gente começa a colocar o marketing digital em prática sem definir claramente suas metas. Isso leva à seleção de estratégias incorretas ou, no mínimo, pouco eficientes.

Como não há planejamento, há desperdício de recursos e oportunidades. Em vez de se sair melhor, a marca pode experimentar o efeito exatamente oposto.

2. Não ter personas definidas diminui a assertividade

Tão importante quanto saber aonde chegar é entender com quem você deve se comunicar. Um dos maiores erros de marketing digital, portanto, é o de não definir claramente as personas. É fundamental compreender o seu público e o perfil de quem se comunica com a empresa para traçar estratégias personalizadas e segmentadas.

Se a marca é mais jovem e não define personas, corre o risco de fazer uma comunicação considerada careta. Isso impede o engajamento e compromete os resultados.

3. Comprar e-mails e seguidores coloca tudo a perder

Não existe almoço grátis. Você provavelmente já ouviu essa frase e sabe que as coisas não acontecem sem que você dê algo em troca. Você não vai conseguir que os clientes curtam sua página ou deem seu e-mail, por exemplo, sem oferecer algo para tanto.

Porém, muitas empresas seguem pelo caminho considerado mais fácil ao comprar seguidores e contatos. Embora possa parecer vantajoso, você vai falar com pessoas que não estão interessadas — ou mesmo falará com perfis que não existem.

Além de prejudicar qualquer avaliação de resultados, isso ainda pode fazer com que a sua marca tenha uma imagem negativa, antiética e invasiva.

4. Deixar de fazer o acompanhamento prejudica a eficiência

Se não definir objetivos é ruim, não fazer o acompanhamento dos resultados também é. Não sabendo o que funciona ou não o empreendimento pode se ver fazendo algo com pouco retorno ou perdendo a chance de melhorar os resultados de uma determinada estratégia.

A falta de acompanhamento, de quebra, colabora para a perda de dinamismo. Ao não entender a resposta do mercado para cada ação de marketing, é mais difícil prever o que pode funcionar. Sem essa medição a estratégia perde eficiência e a empresa, por sua vez, desperdiça chances de ganhar competitividade.

5. Usar métricas de vaidade pode ser fatal

A  medição dos resultados tem que ser feita da maneira adequada e utilizando os parâmetros que traduzam corretamente os objetivos. Um dos grandes erros de marketing digital nesse cenário é o de utilizar métricas de vaidade.

Ter um crescimento no número de curtidas ou visualizações é positivo, mas ele não é tão útil se o desejo é aumentar as vendas. É importante, portanto, que os resultados medidos sejam relevantes e contribuam para o alcance de objetivos. Do contrário, a gestão está apenas buscando metas vazias.

Ao reconhecer esses erros de marketing digital, vai ser mais fácil ficar atento e impedir que o seu negócio cometa algum deles.

Sua empresa já errou de alguma dessas formas? O que foi feito a respeito? Acompanhe nosso blog para saber mais informações relevantes sobre marketing digital!

4 motivos para sua empresa ter um blog corporativo o quanto antes

4 motivos para sua empresa ter um blog corporativo o quanto antes

Se antes os blogs eram diários virtuais, hoje, cada vez mais empreendimentos notam a necessidade de investir nisso. Por segundo, 17 novos posts em blogs são publicados em todo o mundo — e, muitos desses, são de negócios que já se convenceram da importância de adotar essa ação.

Criando uma comunicação fácil e de valor, ter um blog corporativo pode mudar a forma como sua empresa conquista resultados. Caso você ainda não esteja certo sobre essa possibilidade, veja a seguir 4 motivos para ter um blog do tipo.

1. O blog corporativo traz autoridade para a empresa

Ao criar um blog corporativo, seu negócio produzirá conteúdo altamente relevante, original e específico sobre o nicho de atuação. Se o blog for criado de maneira estruturada e com qualidade, oferecerá informações importantes para os clientes, de modo que eles saibam onde tirar suas dúvidas.

Por si só, isso posiciona a empresa como uma autoridade no assunto. Além de favorecer o relacionamento, essa é uma ação que favorece o disparo de gatilhos mentais, os quais tornam o cliente mais propenso a fazer a compra.

2. O número de leads aumenta

Quanto mais conteúdo você produz para o blog, maior é a atração de pessoas. De fato, negócios que possuem blog recebem 55% a mais de visitantes em seu endereço virtual. Porém, mais do que chamar as pessoas, ele é capaz de atrair os usuários certos.

Além disso, empreendimentos B2B que utilizam essa estratégia conseguem 67% a mais de leads do que aquelas que não possuem um blog. Isso leva a um aumento incrível das oportunidades de venda. Se bem trabalhadas, elas se convertem em clientes, aumentando as vendas para o negócio.

3. A exposição e o alcance aumentam

Outra questão é que a exposição e o alcance dos esforços de conteúdo aumentam, fazendo com que a marca seja mais conhecida graças ao blog corporativo. Isso acontece porque o endereço virtual faz com que haja um acrescentamento de 434% nas páginas indexadas e de 97% nos links indexados.

Os blogs aumentam em 97% o número de inbound links conseguidos. Isso é um fator muito importante para o ranqueamento, de modo que a empresa consegue se posicionar melhor nos resultados dos mecanismos de busca. Sendo mostrada para mais gente, mais pessoas conhecem a marca e ficam sabendo o que o negócio vende ou oferece.

5. O retorno sobre investimento é favorecido

O retorno sobre investimento é uma das métricas mais importantes para medir esforços, especialmente os de marketing. Quanto maior ele é, mais efetivo é o inbound marketing, já que há mais benefícios para o negócio. Para potencializar as ações desse tipo de investimento, o marketing de conteúdo na forma de blog de empresa pode ser de grande auxílio.

De fato, profissionais que priorizam a postagem nos blogs têm 13 vezes mais chance de conseguir um ROI positivo e aumentado. Assim, utilizar essa estratégia traz uma garantia extra e importante de que o negócio vai conseguir se beneficiar a partir de sua execução.

Com o blog corporativo, sua empresa atrai mais pessoas, se posiciona como autoridade e consegue ampliar o alcance da marca. Eventualmente, isso gera um posicionamento melhor e um aumento nas vendas!

O que você pensa sobre essa possibilidade? Aproveite para divulgar esse conteúdo em seu Facebook para que seus amigos possam sugerir essa ideia dentro de suas empresas!

4 passos para se tornar uma autoridade em marketing digital

4 passos para se tornar uma autoridade em marketing digital

a autoridade em marketing digital

O marketing digital é uma área abrangente, podendo envolver o uso de táticas em diversas plataformas — como sites, blogs, e-commerce e mídias sociais. Tornar-se uma autoridade em marketing digital significa a garantia de que vai alcançar melhores resultados futuramente.

Em poucas palavras, o público confia em quem é autoridade em um determinado assunto. Por exemplo, ao comprar uma dada mercadoria, é natural que as pessoas procurem por marcas e empresas conhecidas no mercado. Afinal, elas transmitem maior confiança (e autoridade) em seu segmento.

Todo empreendedor precisa entender a grande importância de se tornar uma autoridade em marketing digital. E se você quiser aproveitar melhor seus recursos no meio on-line, veja esses 4 passos para se ter mais competências na atividade:

Tenha um propósito

O primeiro passo para se tornar uma autoridade em marketing digital é ter um propósito. Estabelecendo um desígnio para a sua vida profissional, você terá muito mais facilidade em estabelecer um caminho a percorrer para alcançá-lo.

É importante que você siga um propósito que você acredita e goste de verdade. Isso trará a motivação diária que é imperiosa para trabalhar e conquistar o melhor — tanto nos resultados como nas estratégias pré-definidas.

Conheça a sua persona

É impossível vender algum produto ou serviço sem falar a mesma língua de seus clientes, não é mesmo? Por esse motivo é fundamental conhecer apropriadamente o seu público-alvo, mas é importante que isso seja feito minuciosamente.

Saiba tudo sobre a sua persona: idade, sexo, região em que vive, gostos, costumes, hábitos (profissionais e pessoais), entre outros pormenores que definem sua representação. Em suma, trace um perfil de um consumidor típico de seus produtos.

A partir disso, você terá alguém imaginável, com o qual possa falar diretamente. Isso garante que a comunicação entre você e seu público seja direta. E obviamente ajuda muito a ganhar autoridade, já que falando a mesma língua de sua audiência é mais fácil ganhar confiança.

Para ser autoridade em marketing digital, entregue conteúdo de qualidade

Para ser uma autoridade em marketing digital as pessoas precisam confiar em você. E a forma mais interessante hoje em dia para conquistar a confiança delas é mostrando o quanto você está preparado, presenteando-lhes com conteúdos de qualidade em seus canais on-line.

Um bom conteúdo gera engajamento, o que significa que você terá uma boa audiência. Esse grupo de pessoas será essencial para o seu crescimento como autoridade. Afinal, são aqueles interessados que vão curtir, comentar e compartilhar seus conteúdos, pois confiarão em você.

Com isso, você conquistará mais tráfego.

Tenha mais tráfego em seus canais virtuais

Você já sabe que um bom conteúdo gera engajamento, e esse engajamento gera tráfego. Isso quer dizer que a sua página na web recebe muitas visitas, devido ao seu bom desempenho. Ou seja: possui autoridade.

Em resumo, comece a criar sua autoridade a partir de um propósito. Conheça o seu público-alvo e defina uma persona com a qual se comunicar bem. Você já terá informação suficiente para começar a produzir conteúdos incríveis. Mas lembre-se de que esses conteúdos precisam ser bons o suficiente para atrair engajamento.

Por meio daquele engajamento, outras pessoas terão acesso a seus conteúdos. E por indicação de amigos, também vão acompanhar o que oferece no mercado. Assim você ganha tráfego e conta com um público cada vez maior, podendo virar uma grande autoridade no marketing digital.

Ainda com dúvidas sobre como se tornar uma grande autoridade no marketing digital? Deixe seu comentário!

Não caia no esquecimento: 4 formas de marcar presença na memória do consumidor

Não caia no esquecimento: 4 formas de marcar presença na memória do consumidor

Ser lembrado pelo consumidor é uma das coisas mais importantes para qualquer negócio. Em vez de simplesmente reagir a um anúncio, quando o cliente se lembra da marca trata-se de uma ação natural e espontânea. Ajuda a consolidar os resultados do empreendimento e colabora para que, eventualmente, a empresa se transforme em uma opção top of mind.

Para não cair no esquecimento, algumas dicas são certeiras e garantem que o seu negócio esteja sempre flutuando na cabeça das pessoas. Veja 4 formas de marcar presença e ser lembrado:

1. Tenha uma identidade visual forte

Começando pelo mais básico: é fundamental ter uma identidade visual que seja bastante consistente e de alto impacto. Algumas das maiores marcas existentes devem muito do seu sucesso a esse aspecto.

É o caso de apostar corretamente nas cores do empreendimento, empregando a psicologia, além de investir em elementos gráficos que traduzam a mensagem do negócio.

Todos esses fatores devem ser facilmente fixados na memória do consumidor, de forma a garantir que você não caia no esquecimento.

2. Fortaleça a comunicação com quem compra

A comunicação é um poderoso elemento para se fazer lembrado, já que os clientes vão se recordar bem de quem estabelece uma boa nutrição de relacionamentos. Isso significa, por exemplo, investir em ações de marketing digital.

Como o cliente está mais do que nunca presente na internet, posicionar-se adequadamente no mundo on-line ajuda enormemente a marcar presença no mercado. Para tanto, vale a pena utilizar estratégias daquele tipo de marketing, como a atuação nas redes sociais, de modo a criar um canal de forte interação.

É importante que a comunicação não seja apenas comercial. Em vez disso, procure agregar valor, como ao oferecer à clientela conteúdos relevantes e que a auxilie em suas dúvidas.

3. Use o marketing sensorial

Gerar boas sensações é uma forma efetiva de criar lembranças muito mais duradouras. Uma loja de perfumes precisa ter um ambiente com aroma agradável e marcante. Enquanto isso, uma loja refinada se beneficia de iluminação e som ambiente adaptados.

Esses são apenas alguns exemplos de como fazer um marketing sensorial, que tem tudo a ver com criar cenários e experiências. Garantir que o consumidor se sinta bem comprando e, principalmente, que tenha impressões que só a sua marca proporciona, é uma forma de ser sempre lembrado.

4. Invista na fidelização do consumidor

Nada melhor para ficar na memória do cliente do que fazer com que retorne outras vezes para comprar com você. Para chegar a tanto, é imprescindível garantir a fidelização, o que exige certos cuidados.

Em primeiro lugar, é fundamental atender aos desejos principais de quem compra. Além disso, um atendimento personalizado e de máxima qualidade vai fazer toda a diferença para conseguir aquele resultado.

Deve-se obter a alta satisfação de quem faz as compras e alimentar um relacionamento de valor. Ambas as iniciativas vão gerar confiança e mais interesse para a marca, fazendo com que a pessoa não apenas se lembre do seu negócio, mas retorne para o estabelecimento, várias outras vezes no futuro.

Para se fixar à memória do consumidor, é válido investir em experiências, comunicação e atendimento. Os elementos visuais também são importantes, criando uma marca impossível de ser esquecida.

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5 dicas para alcançar boas taxas de abertura de e-mail marketing

5 dicas para alcançar boas taxas de abertura de e-mail marketing

 taxas de abertura de e-mail

O e-mail marketing é uma ferramenta popular e eficiente, tanto que diversas empresas de sucesso utilizam essa estratégia em suas ações de marketing digital.

E se antes o e-mail marketing era sinônimo de mensagens agressivas de vendas, hoje, com os novos conceitos de inbound marketing, essa ferramenta se tornou um meio de divulgar conteúdo relevante sobre o universo do seu negócio, estabelecer um relacionamento com o seu cliente e converter leads.

Mas para que tudo isso aconteça é preciso que o usuário… abra o seu e-mail! Se esse é um desafio para você, leia este post e descubra 5 dicas para alcançar boas taxas de abertura de e-mail marketing.

1. Capriche no assunto do e-mail

O assunto é um dos principais responsáveis pela abertura de um e-mail, afinal, ele é primeiro contato do seu público com o tema abordado e se ele não for atrativo, provavelmente seu e-mail será encaminhado para a lixeira antes da abertura.

Mas como criar um assunto chamativo? Bem, isso depende dos seus objetivos, posicionamento de marca e público-alvo, mas existem algumas recomendações. Explore no assunto valores como a curiosidade e a relevância, deixando claro que aquele e-mail é interessante — seja por resolver um problema, suprir uma necessidade ou lidar com algum desejo.

Da mesma forma, evite assuntos longos, pontuações, palavras e expressões negativas que podem fazer com que seu e-mail vire um spam.

2. Produza e envie conteúdo relevante

Imagine receber um e-mail de uma empresa, que não trata de um assunto relevante para você, não traz um conteúdo construtivo e nem informações atrativas, apenas tenta lhe vender um produto. Qual a chance de você abrir novamente um e-mail dessa empresa? Nenhuma!

Convencer um cliente a abrir seu e-mail marketing pela primeira vez já é um desafio, portanto se você o convenceu, mantenha-o interessado lhe oferecendo conteúdo de qualidade. Assim, você consegue manter boas taxas de abertura de e-mail ao longo do tempo.

3. Invista em listas de qualidade e segmentação para melhorar as taxas de abertura de e-mail

Não adianta montar um e-mail com um assunto chamativo e conteúdo relevante se ele for enviado para as pessoas erradas.

Para que a estratégia funcione, é preciso que ela atinja o público para o qual foi desenvolvida. Em outras palavras, seu mailing deve ter leads qualificados, com o perfil que você precisa, seja em suas necessidades, interesses, localização geográfica, condição financeira, etc.

Além disso, é importante segmentar sua lista de acordo com as suas campanhas, para que seu público receba e-mails cada vez mais relevantes e bem direcionados.

4. Defina a frequência e faça envios em horários estratégicos

O horário e frequência dos disparos são fatores que impactam diretamente nas taxas de abertura de e-mail.

No que diz respeito ao horário, estude o comportamento do seu público e dispare o e-mail marketing no horário em que existe maior propensão de que ele seja visto.

Quanto à frequência, preze pelo equilíbrio. E-mails excessivos irritam o cliente e levam ao cancelamento da inscrição (opt-out) ou a sinalização como spam. Por outro lado, poucos e-mails podem fazer a marca cair no esquecimento.

5. Adapte o e-mail para visualização mobile

Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — 80,4% dos usuários brasileiros acessam a internet por meio de smartphones. Isso significa que o seu conteúdo deve ser adaptado para a visualização mobile.

Crie sempre e-mails responsivos, para que todos os usuários da sua base possam acessar o conteúdo sem problemas de carregamento, layout desalinhado ou perda de informação.

Não existe uma receita pronta para ter sucesso com o e-mail marketing, mas essas dicas são um começo para você alcançar boas taxas de abertura de e-mail. O importante é sempre realizar testes e medições e fazer ajustes na estratégia quando necessário.

Gostou do texto? Então não deixe de compartilhar essas dicas sobre taxas de abertura de e-mail marketing em suas redes sociais para que seus amigos também obtenham essas informações!

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