O uso crescente de recursos digitais dá origem a um grande volume de dados. Já que conhecimento é poder, as informações são essenciais para que o negócio possa atuar com competitividade. Nesse caso, o machine learning tem se mostrado como o melhor jeito de extraí-las.

A implementação dessa estratégia, inclusive, não se limita ao gerenciamento geral da empresa. É possível aproveitá-la em outros segmentos, como na parte de marketing. Como consequência, o desempenho é fortalecido.

O que acha da ideia? Veja tudo sobre o machine learning e descubra o que o torna tão popular!

Afinal, o que significa Machine Learning?

Esse conceito também pode ser traduzido como aprendizado de máquina e envolve um novo jeito de operar por parte dos recursos digitais.

Basicamente, essa é a capacidade de processadores identificarem padrões com base em um grande volume de dados. Com a ajuda de modelos estatísticos com baixa margem de erro e de algoritmos, os computadores começam a “prever” comportamentos e ações.

Na prática, o machine learning é um componente essencial para a inteligência artificial. É graças a esse aprendizado que algumas ações já não precisam ser programados, os softwares e outros recursos se tornam melhores com o uso.

Quais são as vantagens do machine learning?

O crescimento em popularidade (e uso) desse termo tem a ver com as vantagens que ele oferece. Quando o aprendizado de máquina se consolida, é possível reduzir (ou virtualmente eliminar) a margem de erro. Com isso, as previsões e as tomadas de decisões passam a ser muito mais certeiras.

Também é preciso considerar a relevância que isso dá para a produtividade. Torna-se viável automatizar diversas operações e até fluxos inteiros de processos. Tudo acontece com um bom nível de confiabilidade e o desempenho é fortalecido.

Principalmente, é algo que tem a ver com a transformação digital e com o novo modelo de atuar das empresas. Com esse recurso, fica mais fácil implementar as novidades de modo consistente.

Qual é a relação do aprendizado de máquina com o marketing?

Pode parecer que o machine learning é aplicável somente nos processos industriais ou na parte operacional do negócio. No entanto, esse conceito também é muito interessante para ser utilizado de maneira estratégica e direcionada.

Inclusive, é possível adotar essa abordagem no marketing digital e melhorar os resultados das suas campanhas e da estratégia, em geral. A seguir, veja como isso pode ser feito!

Segmentação e direcionamento de anúncios

Definir corretamente o público que será alcançado pelas suas campanhas é fundamental para melhorar o desempenho. Por isso, uma das possibilidades é usar o aprendizado de máquina para estabelecer adequadamente qual é o público ideal para cada ação. Assim, a atuação se torna mais efetiva e a taxa de conversão é favorecida.

Qualificação de leads

Depois de gerar leads, é preciso saber quais estão prontos para a compra. O machine learning pode ser empregado para qualificar corretamente esse público. Como consequência, há como entender quem está mais próximo do fundo do funil, o que permite direcionar os recursos e a atuação do time comercial.

Tomada de decisão estratégica

Como esse aprendizado envolve uma análise completa de dados de diferentes fontes, é possível ter uma visão geral. Com isso, há como conhecer melhor o retorno de cada campanha, as oportunidades e os desafios. Todos esses são elementos que levam a uma tomada de decisão mais estratégica e eficiente.

O machine learning ou aprendizado de máquina promete se tornar cada vez mais relevante na era digital. Com a adoção estratégica desses recursos, inclusive, é possível ampliar o nível de competitividade.

Por falar em campanhas desse tipo, veja qual é a importância do marketing digital para o posicionamento de mercado. Quer saber mais? Inscreva-se na nossa newsletter, curta nossa página no Facebook, e siga o nosso perfil no Instagram para não perder nada!

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