Muitos empreendedores e pessoas que desejam empreender se perguntam se é possível abrir uma loja virtual com poucos recursos financeiros. A resposta é sim. Pode-se montar um e-commerce de sucesso com um baixo investimento inicial.

Abrir uma loja virtual sem gastar muito, porém, não é nada que se faz como um passe de mágica. O sucesso vai depender da estruturação do negócio e da eficiência das ferramentas escolhidas. Investir boa parte dos recursos em divulgação também é fundamental para o triunfo de qualquer comércio eletrônico.

Neste artigo, vamos mostrar ser possível criar o seu e-commerce com pouco dinheiro, e de que forma. Confira!

Determine quanto você pode investir

Pouco dinheiro é uma quantidade relativa. A quantidade da qual você dispõe pode ser pouca para alguns negócios e suficiente para outros ramos. Por isso, o primeiro passo para montar sua loja virtual é saber de fato quanto de dinheiro você pode investir.  Somente assim você poderá fazer seus cálculos.

Não abra mão das formas de divulgação da sua loja virtual

Lembre-se que uma parte considerável do seu orçamento será destinada à divulgação da loja virtual. Em geral, mais da metade do valor deve ser investido no marketing do seu negócio. Uma loja virtual de sucesso não pode abrir mão da divulgação. Afinal, de nada adianta ter lindos produtos e sites de e-commerce com ótima estrutura se não forem bem divulgados.

Considere as possibilidades de usar as redes sociais, como Facebook e Instagram. Uma boa ferramenta são as estratégias de SEO — Otimização para Mecanismos de Busca para aumentar a visibilidade no Google.

Defina os produtos do seu e-commerce

Nas primeiras etapas do seu planejamento, é preciso definir o produto que será vendido. Essa escolha deve ser feita com atenção. Estude o mercado, o perfil do público-alvo, os itens que dão lucro e o que você mais gosta de fazer. O ideal é encontrar um equilíbrio entre esses diversos fatores para escolher os itens que você vai vender pela internet.

Faça um bom plano de negócios para a sua loja virtual

É possível fazer a sua loja virtual com pouco dinheiro, desde que você faça um bom planejamento do seu negócio. Estabeleça seus objetivos, seus recursos, suas metas e do que você precisa para montar seu e-commerce no plano de negócios. 

Escolha com cuidado a plataforma do seu e-commerce

A plataforma do seu e-commerce será o sistema responsável pela administração do negócio. O sistema deve ser eficiente, mesmo que você tenha pouco dinheiro disponível. Existem diversos fornecedores de plataformas para lojas virtuais

É possível inclusive alugar plataformas, pagando apenas taxas mensais. Uma vantagem desse sistema é que ele já está estruturado. Você só vai precisar cadastrar suas mercadorias e formas de pagamento aceitas.

Muitos negócios virtuais bem-sucedidos começaram com pouco investimento. Ao seguir as dicas acima, você poderá comprovar que é possível abrir uma lucrativa loja virtual com baixos recursos. O importante é escolher as ferramentas certas, seguir um plano de negócios adequado e investir muito em divulgação.

Este artigo foi útil para o planejamento da sua loja virtual e do seu e-commerce? Então, curta a nossa página no Facebook e confira mais dicas sobre vendas na internet!

Target Mais

Target Mais

Somos a #TargetMais, única Agência Digital do mercado a trabalhar performance integrada para o mercado PME. Nosso Diferencial competitivo é investir no que há de melhor em termos de Sênior Partners, Processos e Tecnologia para desenvolver Áreas de Alta Performance.

Leave a Reply