Jornada de compra: conheça as etapas de compra do seu futuro cliente

Jornada de compra: conheça as etapas de compra do seu futuro cliente

O avanço das técnicas e ferramentas para alavancar vendas com o uso da internet tem levado os empreendedores a buscarem entender mais a fundo o comportamento do seu consumidor final. Nesse sentido, pensar a jornada de compra de cada cliente é fundamental.

No passado, o entendimento sobre essa jornada era bem diferente, superficial. Hoje é possível mapear o comportamento de cada cliente e entender o que ele pensa e de que forma age em cada etapa desse funil. Neste artigo vamos te ajudar a entender as etapas de compra do seu futuro cliente, confira:

Conheça o contexto atual do Marketing

Publicidade e propaganda antes da internet agiam focadas em atrair clientes com anúncios para gerar vendas (o objetivo maior era promover). No mundo digital essas atividades sofreram consideráveis modificações em seus objetivos e conceitos e as infinitas possibilidades oferecidas pela internet e dispositivos móveis levou ao que hoje conhecemos como inbound marketing (ou marketing digital) e que pode ser definido assim:

Inbound Marketing

Conjunto de estratégias que usa ferramentas digitais(e muito conteúdo) para atrair consumidores para os canais da empresa. Entretanto, seu foco é criar e manter um relacionamento com o cliente e somente depois identificar oportunidades de negócios e gerar vendas. Trata-se de um marketing não invasivo e que parte da permissão do cliente para começar. A ideia aqui é educar o consumidor para que ela perceba de fato quais são seus problemas e entenda de que maneira sua empresa pode ajudá-lo com a solução.

E para traçarmos a estratégia dos conteúdos que serão produzidos para educar esse cliente, para ajudá-lo com seus desafios, precisamos entender sua jornada de compra.

Entenda o que é uma Jornada de Compra

Antigamente o que definia a jornada de compra de um  cliente era traçado num percurso bem simples, hoje seu processo de decisão é bem mais complexo e envolve muitos questionamentos, objeções e pesquisa por parte do comprador. Essa jornada do consumidor passa por quatro etapas bem definidas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

Se for bem entendida, uma jornada de compra pode ajudar a encurtar o tempo entre o primeiro contato do cliente com seu produto ou serviço e a compra. Conheça agora cada fase:

Aprendizado e descoberta

Nessa etapa da jornada de compra o consumidor está em processo de identificar e compreender suas necessidades em relação ao produto ou serviço, ainda não definiu que marca escolherá, e muitas vezes não entende a fundo seu problema e real necessidade.

Reconhecimento do problema

Nessa fase, o consumidor já conhece sua necessidade ou problema e vai à busca de mais informações sobre a questão e, para isso, utiliza os mecanismos de busca que tem a disposição.

Consideração da solução

Aqui, o consumidor já reuniu as informações que desejava, escolheu as marcas de preferência e fará as comparações que o ajudarão na solução. É a hora de mostrar o diferencial da sua empresa.

Decisão de compra

Nessa fase da jornada de compra o consumidor encontrou o produto ou serviço que procurava, definiu a marca e está pronto para realizar a compra. É nesse momento que ele dará atenção às condições comerciais como preço e prazo. Aqui, um contato direto com o setor comercial é muito recomendado para que as últimas dúvidas sejam sanadas na hora.

Nas ações de marketing digital, o conhecimento das etapas de uma jornada de compra desenvolvida pelo consumidor permite criação de conteúdos que fazem o cliente transitar por cada etapa do início  até o final do processo. Sempre que for adotar ações de divulgação de sua marca ou de seus produtos na internet lembre-se que: o entendimento das intenções do visitante, oferecendo-lhe respostas claras a seus anseios é fator fundamental para a conversão do visitante em um cliente satisfeito e fiel à marca.

Existe muito conteúdo sobre esse assunto disponível e você pode,e deve, se aprofundar. Depois da leitura, compartilhe conosco sua opinião nos comentários ou aproveite para tirar algumas dúvidas.

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