SEO on page – entenda como otimizar os conteúdos do seu blog

SEO on page – entenda como otimizar os conteúdos do seu blog

O SEO on page consiste em todas as ações que são executadas internamente para que um blog consiga melhores posições. Ou seja, trata-se do conjunto de atitudes que dependem exclusivamente de você e que podem gerar ótimos efeitos nos mecanismos de busca.

Entender o que fazer nesse sentido ajuda a garantir maior alcance e exposição de marca, melhor geração de leads e maior obtenção de resultados. Ao otimizar os conteúdos, portanto, suas estratégias de marketing digital saem favorecidas.

Sendo assim, veja tudo o que colocar em prática e entenda o impacto de cada elemento.

Melhore a velocidade de carregamento para favorecer o SEO on page

Com o grande fluxo de informações na internet, os usuários querem ter acesso rapidamente ao site que desejam. Quando o seu blog não carrega no tempo certo, são grandes as chances de as pessoas abandoná-lo antes mesmo que ela termine de carregar.

Apesar de a velocidade não ser, diretamente, um fator observado pelo Google para o ranqueamento, tudo o que dela deriva é considerado.

Um blog lento leva a um tempo menor na página, assim como maior taxa de rejeição. Tudo isso conta negativamente para o SEO, então vale pensar em deixar o endereço mais rápido para conquistar posições melhores.

Ofereça conteúdos escaneáveis e que usem a palavra-chave

Como a leitura na web não é igual àquela no mundo “real”, é preciso facilitar o processo para os usuários. No caso, isso vem na forma de escaneabilidade, que prevê algumas regras. Invista em frases e parágrafos curtos, evitando blocos de texto. Também é necessário usar espaços em branco, “arejando” o conteúdo e tornando-o 20% mais fácil de ler.

Além disso, use intertítulos com prioridade, como H1, H2, H3 e assim por diante. Assim, o algoritmo entende melhor o conteúdo. Ao mesmo tempo, tudo isso deve incluir o uso adequado e com boa densidade de palavra-chave, de modo que o endereço seja encontrado nas buscas.

Dê atenção para título, metadescrição e URL

Outro elemento muito importante do SEO on page é a otimização em relação a elementos “estruturais” da página. É preciso, por exemplo, que o título tenha até 70 palavras e que conte com a palavra-chave para ter maior relevância.

A metadescrição, um pequeno texto que é uma prévia do endereço, também deve ser feita de maneira correta e atrativa. Já as URLs devem ser amigáveis, tão curtas quanto possível e precisam conter a palavra-chave para incrementar o SEO.

Faça o link building interno corretamente

O link building, ou seja, o ato de acrescentar links ao conteúdo é muito relevante para facilitar a navegação do algoritmo. Eles funcionam como elos, permitindo que os robôs analisem grande parte do seu blog.

No caso específico do SEO on page, priorize os links internos. Use textos-âncora relevantes para o artigo que será linkado e faça uma boa distribuição entre todas as publicações. Além de tudo, isso ajuda a aumentar o tempo de permanência no site por parte do usuário, colaborando para a conquista de mais posições.

Atualize periodicamente os conteúdos publicados para ter mais relevância

Depois de publicar conteúdos segundo essas diretrizes, você ainda vai precisar se preocupar com eles. Isso porque os mecanismos de busca dão prioridade para os que são relevantes e atualizados. Portanto, para ganhar e manter suas boas posições, atualize continuamente os artigos já publicados.

Revise o conteúdo, expanda seu tamanho, acrescente novos elementos e mostre para o algoritmo que se trata de uma peça em constante aprimoramento.

Após executar essas ações de SEO on page, é provável que resultados melhores e esperados surjam. Portanto, não deixe de aplicar essas práticas de otimização de maneira contínua.

Tem encarado algum desafio em conseguir posições melhores no Google? Conte nos comentários e participe!

Como você está atuando nas etapas do ciclo de vendas

Como você está atuando nas etapas do ciclo de vendas

O ciclo de vendas é uma metodologia empregada com muito sucesso para mapear e agir sobre a jornada de compra do cliente. Por meio dele, há como identificar o nível de maturidade para compra de cada contato e promover ações que levem, enfim, à conversão.

Para obter o máximo possível dessa ferramenta, é indispensável agir de maneira otimizada e entender como você está atuando. Reconhecer os erros e as oportunidades que podem ser aproveitadas, por exemplo, são ações que favorecem a conquista de efeitos melhores.

Para te ajudar nessa tarefa, este artigo mostra todas as etapas que devem fazer parte desse ciclo e como você precisa atuar em cada uma.

A captação de oportunidades no ciclo de vendas

Esse ciclo começa com a captação de pessoas que, potencialmente, podem se tornar clientes. Apesar de não haver a conversão de todos, esse é o primeiro passo e deve ser planejado com cuidado.

A sua ação, nesse momento, influenciará as demais etapas da estratégia. Portanto, é preciso focar em ter um público-alvo e agir para gerar identificação e entendimento das dores e dificuldades da persona.

Essa é a etapa de reconhecimento e descoberta do problema e você precisa atuar para facilitar o conhecimento do indivíduo que deseja que se torne cliente em breve.

A qualificação e priorização dos prospects

Seguindo pelo ciclo de vendas, o próximo processo é a qualificação das pessoas que chegaram pelo passo anterior. Ou seja, seus leads precisam ser transformados em prospects e, para isso, a qualificação é fundamental.

Dependendo de certas características e, principalmente, do poder de tomada de decisão, um lead se torna mais qualificado do que outro para ser encarado como um prospect mais valioso ou próximo da compra. Seguir essa etapa é fundamental para direcionar esforços e aumentar o retorno das suas ações.

A persuasão e criação de oportunidades

Depois de qualificar os prospects é hora de gerar oportunidades dentro do ciclo. Para isso, é preciso investir na persuasão, em apresentar soluções para o problema e demonstrar a urgência de buscar a melhor oferta.

Erros comuns nesse momento são a falta de uma atuação aprofundada e direcionada ou, então, a queima de prospect, que ocorre quando a abordagem é feita de maneira precoce.

Em vez disso, é necessário continuar ensinando e qualificando até que ele se torne uma oportunidade. Um fluxo de nutrição, que já é especialmente vantajoso em todo esse processo, mostra-se ainda mais indispensável em tal momento.

A conversão e o fechamento de vendas

Seu ciclo de vendas só será efetivo se, ao final, o indivíduo captado fizer a compra ou contratação, conforme o esperado. Porém, dificilmente isso acontecerá sem um empurrão, ainda mais em vendas complexas.

Por isso, é indispensável agir de modo a persuadir, fazer ofertas e negociar. Perder o timing de apresentar uma boa oferta significa o desperdício de uma oportunidade que já estava praticamente pronta, entregando-a diretamente para a concorrência.

O monitoramento dos contatos faz toda a diferença, permitindo a ação no momento adequado nessa fase. Como resultado, o negócio ganha a venda, o cliente resolve seu problema e o ciclo recomeça.

Ao entender como agir em cada fase do ciclo de vendas, é possível aproveitar essa estratégia ao máximo. Como resultado, haverá um número maior de conversões e uma rentabilidade diferenciada.

Conseguiu identificar alguma falha na sua atuação? Conte nos comentários!

Saiba por que vale a pena contratar uma agência para a sua PME

Saiba por que vale a pena contratar uma agência  para a sua PME

Para quem tem uma PME, de qualquer área de especialidade, um dos maiores desafios é conseguir estruturar as diferentes áreas que vão ajudar no gerenciamento e crescimento da empresa.

Entre os diferentes setores que você pode criar para dar vida ao seu negócio — financeiro, recursos humanos e vendas — o de marketing, não necessariamente, precisa ser montado todo dentro da sua empresa. É possível terceirizar parte das atividades dessa equipe, ao contratar uma agência especializada nesse tipo de serviço.

Se você ainda não conseguiu ver os possíveis benefícios da contratação de uma agência para sua PME, confira por que vale a pena tomar essa decisão para o seu negócio!

Contar com o suporte de especialistas

Uma agência de marketing conta com um time de profissionais especializados nos serviços que sua PME poderá precisar para se posicionar de melhor maneira no mercado. Nem sempre, quando o time de marketing é montado dentro da própria empresa, é possível contar com esses especialistas com tanta experiência no desenvolvimento de campanhas e estratégias diferentes.

Além disso, quando os profissionais do marketing estão imersos em um universo que só trabalha com esse tipo de conhecimento — como acontece nas agências — é possível que eles adquiram ainda mais conhecimento e aprendizado, devido às maiores possibilidades de troca de informações dentro desses locais de trabalho, permitindo que eles sempre forneçam as melhores estratégias para seus clientes.

Ter a garantia de uma equipe voltada somente para essa atividade

A equipe responsável pela conta da sua empresa na agência de marketing vai trabalhar diretamente voltada e focada para essa atividade, dedicando-se ao máximo para trazer os melhores resultados para você.

Sabemos que, em PMEs, nem sempre é possível colocar um profissional totalmente dedicado para trabalhar em uma determinada estratégia de marketing da empresa e, por isso, ao terceirizar esse serviço, você pode melhorar a dedicação dos profissionais a uma área muito importante para os resultados do negócio.

Time sempre atualizado e por dentro das novidades

Contratar uma agência de marketing para sua PME é como ter, na sua equipe, profissionais frequentemente atualizados e por dentro das novidades desse mercado que está sempre em constante mudança.

Como eles trabalham exclusivamente com a criação de campanhas e estratégias, é natural que os investimentos em capacitação e conhecimento para esses profissionais seja sempre valorizado — o que garante para os clientes uma equipe de qualidade trabalhando para trazer os melhores resultados nessa área.

Preocupar-se somente com os resultados

Talvez um dos principais benefícios de se contratar uma agência para sua PME é poder se preocupar somente com os resultados do seu negócio, sem perder tanto tempo com outras estratégias que são importantes, mas que lhe demandariam muito tempo e dedicação.

Uma vez que a sua estratégia de marketing está nas mãos de profissionais capacitados e totalmente dedicados a isso, você pode voltar seus esforços para trazer mais lucro e gerar melhor os negócios da sua PME.

Melhor custo benefício do que contratar agência

Vale a pena concluir esse artigo relembrando que contratar uma agência de marketing para sua PME é muito mais interessante economicamente do que tomar a decisão de contratar um time interno para esse fim. O custo-benefício, pensando em resultados e tempo de investimento, ao contar com o serviço das agências especializadas é muito maior, o que pode trazer conforto para o caixa do seu negócio.

Depois de conferir este artigo, você ainda tem dúvidas que contratar uma agência para sua PME é um bom negócio? Entre em contato conosco, no espaço reservado para comentários, e tire suas dúvidas sobre esse assunto!

As 4 etapas infalíveis do Inbound Marketing

As 4 etapas infalíveis do Inbound Marketing

inbound marketing

Não há como negar que, hoje em dia, o Inbound Marketing é tendência no mundo digital. Isso faz com que todos os profissionais da área pensem bastante em como podem usufruir das técnicas para conquistarem bons resultados.

Traçar uma estratégia eficaz é o primeiro passo para o Inbound Marketing. Diante disso, surge a metodologia que precisa passar por 4 ações: atrair, conectar, engajar e encantar. Para saber mais sobre cada uma dessas fases e como elas são usadas aqui, na Target Mais, continue a leitura deste post.

1. Atrair

Gerar tráfego qualificado é a primeira ação a ser realizada para o sucesso do trabalho. O foco é atrair as pessoas certas, as que nós julgamos ser o público mais qualificado para se tornar um lead – e, posteriormente, um cliente feliz.

Para atrair o público certo criamos, primeiramente, um estudo com as personas que são seus possíveis prospects e utilizamos os meios necessários para conquistar a atenção delas. Alguns meios têm grandes destaques. Veja:

Blog

Todo trabalho de Inbound Marketing começa com um blog que sempre produz conteúdos de qualidade. Na realidade, não há outro meio mais correto para atrair visitantes do que um bom blog. O conteúdo trabalhado nele deve ser baseado nas personas previamente criadas, educando-as, tirando suas dúvidas e conquistando o seu respeito e admiração.

Social Media

O Brasil é um dos países onde o internauta mais passa tempo em redes sociais — inclusive, é bem provável que você esteja lendo esse post pelo smartphone. O Facebook é a principal rede social da atualidade, mas isso não quer dizer que ela sempre será a melhor para seu público. É preciso entender onde seu público está e interagir com eles por meio do tipo certo de conteúdo para cada rede.

SEO/Palavras-chave

O trabalho de SEO é essencial para qualquer estratégia de Inbound Marketing. O processo de pesquisa por um produto ou serviço é comum entre a maioria dos usuários na internet atualmente. Não estar posicionado nos buscadores para as palavras que seus prospects pesquisam significa perder leads diariamente.

2. Conectar

Sua empresa pode já ter um tráfego bom, mas ainda assim não gerar muitos leads. Isso ocorre com muitas empresas atualmente. Precisamos, agora, converter esses visitantes em leads, adquirindo suas informações.

É necessário ter, ao menos, o email do lead para iniciar o processo de conversão. Para conseguir essa informação é necessário oferecer algo em troca, como um e-book, um whitepaper, uma consultoria grátis, etc. É necessário, então, desenvolver algumas estratégias para qualificar esse público e conduzir os visitantes a leads. Entre os meios usados aqui, na Target Mais, destacamos:

Call to Action

Trata-se de botões ou links que conduzem os visitantes a ações, como fazer o download de um ebook em uma Landing Page. Se você não providencia essas chamadas para ação ou se suas chamadas não são suficientemente atraentes, a geração de clientes não acontece.

Landing Pages

Essa página é parte essencial do ciclo de compra. Ela precisa ter o conteúdo certo e conseguir transmitir as informações necessárias para que os “estranhos” avancem em seu ciclo de compra. Quando o visitante do site clica em algum Call-to-Action, é enviado para uma página de destino. Essas são as Landing Pages, o local onde a oferta anunciada se torna real.

Formulários

Para que os visitantes se tornem clientes em potenciais, eles precisam preencher um formulário e ceder as informações necessárias.  Nessa etapa, seja o mais simples possível, não faça muitas perguntas, solicitando apenas o essencial. O objetivo e fazer com que o visitante não desista de preencher as informações e tenha um contato mais pessoal.

Contatos

Após receber as informações dos visitantes, você precisa convertê-las em um banco de dados organizado. As listas são determinantes para a continuação do processo de comunicação e para a venda propriamente dita.

3. Engajar

Agora que você já chamou os visitantes para o blog e converteu-os corretamente em leads, precisa transformá-los em clientes, de fato. Mas como fazer isso de forma efetiva? Engajando e criando um relacionamento mais assertivo. Confira as ferramentas usadas nessa fase:

E-mail

Você sabe o que fazer com o lead que ainda não converteu? A ideia é alimentar a comunicação com uma série de e-mails com conteúdo útil e relevante. Construindo, assim, a confiança da empresa com ele. Até que  fique convicto que pode comprar com você.

Automação de Marketing

Essa fase envolve a criação de emails para a necessidade específica do lead. Ou seja, se um visitante baixou um ebook sobre um determinado tema, você pode enviar uma série de e-mails relacionados ao que foi tratado no formato.

Mas se por acaso ele conheceu seu trabalho no Facebook e visitou algumas páginas do seu site, você pode mudar a abordagem para tratar interesses diferentes, conduzindo-o a compra. Sempre trabalhe a automação pensando em cada etapa do funil em que o lead se encontra.

4. Encantar

Não é nenhuma novidade que encantar o cliente é crucial para a fidelização.  É nessa etapa que você ganha o cliente. E mesmo que ele já tenha adquirido seu produto, não caia na besteira de abandoná-lo e perdê-lo para o concorrente.

Empresas relevantes, como a Target Mais, continuam se envolvendo, encantando e transformando sua lista de clientes em fãs e divulgadores de seu negócio. As ferramentas usadas para encantar e fidelizar clientes incluem:

  • personalização do seu site: você pode alterar a usabilidade do seu site de acordo com o ciclo de vida do cliente;
  • mídias Sociais: o uso das plataformas de mídias sociais trás diversas oportunidades de atender ao cliente em tempo real. Dê atenção a esses canais em sua ação de Inbound Marketing;
  • email Marketing e Automação: direcionar conteúdo de alta qualidade para os clientes fiéis irá ajudá-lo a alcançar grandes resultados.

Seguindo esse passo a passo, qualquer empresa poderá ter sucesso nos seus negócios, desde que tenha um time de Inbond Marketing completo.

Antes de sair, faça uma análise completa de Marketing Digital e veja se a sua empresa está pronta para o Inbound Marketing.

O que é CRM de vendas?

O que é CRM de vendas?

Com a revolução da tecnologia nos processos de todas as empresas, é muito comum ouvir um termo: CRM de vendas. Essa é uma ferramenta poderosa e que pode mudar a forma como o seu negócio convence o consumidor.

Mesmo assim, muitos negócios ainda não sabem o que é CRM de vendas ou a diferença que ele pode fazer nos resultados. Quer a resposta para tantas dúvidas? Então, continue a ler o post e veja mais!

Saiba de uma vez o que é CRM de vendas

O CRM de vendas é uma ferramenta utilizada para registrar os dados dos clientes. Mais do que armazenar informações básicas, ele mapeia todos os pontos de contato de uma possível oportunidade com o negócio — que é conhecida como lead.

A partir do registro de todas as interações, o time comercial consegue identificar mais facilmente em qual etapa do funil de vendas o cliente está. Isso permite o planejamento mais estratégico da abordagem que será utilizada.

No caso de um CRM aplicado ao marketing digital, por exemplo, é possível identificar o comportamento dos leads, como no consumo de conteúdo. Com os dados, o time consegue posicionar o lead na sua jornada de compra e agir de acordo.

Entenda a sua importância

O uso do CRM é muito importante para os negócios que desejam vender mais e melhor. Graças a ele, a atuação do time comercial fica mais assertiva. Pois a abordagem acontece em relação aos clientes mais preparados.

Isso não apenas aumenta a taxa de conversão por si só, como também contribui para que haja menos desperdício de recursos. O ciclo de vendas se torna mais acelerado, e as chances de queimar um lead diminuem. Ou seja, quando ele é abordado em um momento em que ainda não está preparado para a compra.

Outro ponto importante é que ele favorece o atendimento. Ao reconhecer mais claramente as necessidades dos clientes, é mais fácil oferecer um atendimento com mais qualidade. De quebra, isso ajuda em ações de cross selling e up selling. Ao saber o que o cliente comprou anteriormente, é possível fazer ofertas mais assertivas. Ao final, a fidelidade também sai favorecida.

Descubra como usá-lo da melhor maneira

Tão importante quanto saber o que é CRM é compreender como utilizá-lo. Para ter sucesso na missão, é necessário contar com integração e alinhamento de expectativas. Defina objetivos para o uso dessa ferramenta e, seguindo deles, busque a solução mais adequada e que atenda às suas necessidades. Na sequência, é importante fazer uma implantação estruturada, a qual, inclusive, deve contar com o treinamento da equipe para utilizar o recurso.

A partir disso, é fundamental que todos compreendam como e por que usar o CRM. Ele deve começar a fazer parte da rotina de vendas, até que se torne um hábito mais fácil de ser seguido. Todos os resultados devem ser avaliados com critério. Estabeleça métricas e acompanhe o desempenho do CRM. Em seguida, faça modificações e adaptações para deixá-lo rodando de maneira ainda mais personalizada em relação ao seu negócio.

A dúvida sobre o que é CRM é bastante comum e ele se trata de uma ferramenta de registro de pontos de contato e interações de uma oportunidade com a marca. Com ele, é possível vender de maneira mais assertiva e estratégica, otimizando o uso de recursos.

Caso ainda tenha alguma outra dúvida sobre o assunto, não deixe de comentar!

Jornada de compra: conheça as etapas de compra do seu futuro cliente

Jornada de compra: conheça as etapas de compra do seu futuro cliente

O avanço das técnicas e ferramentas para alavancar vendas com o uso da internet tem levado os empreendedores a buscarem entender mais a fundo o comportamento do seu consumidor final. Nesse sentido, pensar a jornada de compra de cada cliente é fundamental.

No passado, o entendimento sobre essa jornada era bem diferente, superficial. Hoje é possível mapear o comportamento de cada cliente e entender o que ele pensa e de que forma age em cada etapa desse funil. Neste artigo vamos te ajudar a entender as etapas de compra do seu futuro cliente, confira:

Conheça o contexto atual do Marketing

Publicidade e propaganda antes da internet agiam focadas em atrair clientes com anúncios para gerar vendas (o objetivo maior era promover). No mundo digital essas atividades sofreram consideráveis modificações em seus objetivos e conceitos e as infinitas possibilidades oferecidas pela internet e dispositivos móveis levou ao que hoje conhecemos como inbound marketing (ou marketing digital) e que pode ser definido assim:

Inbound Marketing

Conjunto de estratégias que usa ferramentas digitais(e muito conteúdo) para atrair consumidores para os canais da empresa. Entretanto, seu foco é criar e manter um relacionamento com o cliente e somente depois identificar oportunidades de negócios e gerar vendas. Trata-se de um marketing não invasivo e que parte da permissão do cliente para começar. A ideia aqui é educar o consumidor para que ela perceba de fato quais são seus problemas e entenda de que maneira sua empresa pode ajudá-lo com a solução.

E para traçarmos a estratégia dos conteúdos que serão produzidos para educar esse cliente, para ajudá-lo com seus desafios, precisamos entender sua jornada de compra.

Entenda o que é uma Jornada de Compra

Antigamente o que definia a jornada de compra de um  cliente era traçado num percurso bem simples, hoje seu processo de decisão é bem mais complexo e envolve muitos questionamentos, objeções e pesquisa por parte do comprador. Essa jornada do consumidor passa por quatro etapas bem definidas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

Se for bem entendida, uma jornada de compra pode ajudar a encurtar o tempo entre o primeiro contato do cliente com seu produto ou serviço e a compra. Conheça agora cada fase:

Aprendizado e descoberta

Nessa etapa da jornada de compra o consumidor está em processo de identificar e compreender suas necessidades em relação ao produto ou serviço, ainda não definiu que marca escolherá, e muitas vezes não entende a fundo seu problema e real necessidade.

Reconhecimento do problema

Nessa fase, o consumidor já conhece sua necessidade ou problema e vai à busca de mais informações sobre a questão e, para isso, utiliza os mecanismos de busca que tem a disposição.

Consideração da solução

Aqui, o consumidor já reuniu as informações que desejava, escolheu as marcas de preferência e fará as comparações que o ajudarão na solução. É a hora de mostrar o diferencial da sua empresa.

Decisão de compra

Nessa fase da jornada de compra o consumidor encontrou o produto ou serviço que procurava, definiu a marca e está pronto para realizar a compra. É nesse momento que ele dará atenção às condições comerciais como preço e prazo. Aqui, um contato direto com o setor comercial é muito recomendado para que as últimas dúvidas sejam sanadas na hora.

Nas ações de marketing digital, o conhecimento das etapas de uma jornada de compra desenvolvida pelo consumidor permite criação de conteúdos que fazem o cliente transitar por cada etapa do início  até o final do processo. Sempre que for adotar ações de divulgação de sua marca ou de seus produtos na internet lembre-se que: o entendimento das intenções do visitante, oferecendo-lhe respostas claras a seus anseios é fator fundamental para a conversão do visitante em um cliente satisfeito e fiel à marca.

Existe muito conteúdo sobre esse assunto disponível e você pode,e deve, se aprofundar. Depois da leitura, compartilhe conosco sua opinião nos comentários ou aproveite para tirar algumas dúvidas.

Tudo o que você precisa saber sobre inbound marketing para e-commerce

Tudo o que você precisa saber sobre inbound marketing para e-commerce

Você sabe o que é inbound marketing? Essa metodologia pode ser aplicada para turbinar suas vendas online. Com o custo acessível e o alto nível de efetividade, o inbound marketing para e-commerce tem se destacado entre as várias estratégias de marketing digital.

Para esclarecer as suas dúvidas, elaboramos o post de hoje. Vamos conhecer essa estratégia e aprender a ampliar as suas vendas?

O que é inbound marketing para e-commerce?

O conceito surgiu nos Estados Unidos e diz-se do conjunto de estratégias cujo objetivo é atrair os clientes de forma espontânea para o site da empresa, sem que esta precise efetivamente ir atrás deles.

Sua base principal é o relacionamento com o consumidor, visando reforçar a autoridade da marca diante deste público.

O nome pode ser traduzido como marketing de atração, e esse movimento se dá por meio da produção de conteúdos relevantes e personalizados. Esses conteúdos se tornam responsáveis por educar o consumidor e clientes em potencial acerca da sua empresa, produtos e serviços, fazendo com que a marca se torne referência no mercado.

Qual a sua importância?

O inbound marketing para e-commerce pode ser adaptado para empresas de todos os portes e segmentos, e funciona como um investimento positivo, pois custa menos que as estratégias de marketing tradicionais. Suas ações são muito mais eficazes, visto que não funcionam como anúncios que interrompem a busca do usuário por conteúdo. Atuam, na verdade, como uma forma de conteúdo por meio do qual as pessoas vão aprender e utilizar.

Artigos recheados de informações e conhecimento são mais valorizados pelos clientes do que somente o recebimento de anúncios publicitários. O interesse dos usuários é despertado mais facilmente, e os olhares para a sua marca são direcionados de maneira positiva.

Como aplicar o inbound marketing para e-commerce?

As práticas indicam 4 etapas que devem ser percorridas pelos clientes quando estes têm acesso aos conteúdos da sua loja virtual. São elas:

  • Atração dos visitantes para o site;
  • Coleta de dados;
  • Transformação dos leads em clientes;
  • Fidelização para gerar o aumento de vendas.

Para cada uma dessas fases, pode ser aplicada uma estratégia. É preciso conhecer os clientes para identificar que conteúdos são considerados relevantes para ele. E essa identificação pode ser feita através de pesquisas e/ou entrevistas.

Com aqueles resultados, é possível identificar a persona referente ao seu público-alvo. Esse personagem que tem faixa etária definida, profissão e características peculiares, e que ajuda a empresa a entender e produzir os conteúdos adequados para ele.

Para que os visitantes do seu blog, por exemplo, transformem-se num lead, você precisa ter os contatos deles. Você pode solicitar o preenchimento de formulários com nome e e-mail ao fim das postagens.

Com esse contato, você poderá disparar conteúdos diretamente para eles — e ainda oferecer materiais, promoções e soluções. Todo esse exercício não deve ser parado após a sua primeira venda, é importante continuar fomentando o relacionamento visando à fidelização.

Quanto mais você conhecer o cliente, mais fácil será encontrar as estratégias certas a fim de manter o encantamento e a boa reputação da sua empresa.

O inbound marketing para e-commerce deve estar agregado às redes sociais e ferramentas de busca (com SEO ou Search Engine Optimization). Esses são dois fortes elementos de estratégia dessa vertente do marketing.

E então, ainda tem alguma dúvida a respeito do inbound marketing para e-commerce? Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.

Aposte no relacionamento: entenda por que a nutrição de leads é fundamental para o seu negócio

Aposte no relacionamento: entenda por que a nutrição de leads é fundamental para o seu negócio

O bom relacionamento é fundamental para garantir um bom retorno financeiro. Ele permite que os leads tornem-se clientes e, em seguida, faz com que os seus clientes sejam fidelizados.

Clientes fiéis possuem melhor custo-benefício, pois além de voltarem a fazer negócios com você acabam atraindo outros compradores. E tudo isso é possível quando se coloca em prática a seguinte estratégia: nutrição de leads.

Ao sustentar a relação com os leads, se cria um vínculo com as pessoas. E esse relacionamento abre inúmeras portas para o seu negócio. Entenda melhor as vantagens da nutrição de leads e aposte na boa relação com os clientes:

Entenda o que é lead

Em poucas palavras, o lead é um cliente em potencial. Ele ainda não é seu cliente, e é bem provável que nunca tenha experimentando algum de seus produtos ou serviços. Porém, ele faz parte do público-alvo, já que possui o mesmo perfil de seus consumidores. Ou seja, ele já está a meio caminho andado de se tornar um cliente efetivo.

Mas para que o lead torne-se de fato um cliente, precisa de informação. E é nesse momento que entra em cena a nutrição de leads.

Pense no funil de vendas. O funil nada mais é do que o caminho que uma pessoa percorre até se tornar cliente de uma empresa. Ele é divido em três etapas:

  • Topo do funil
  • Meio do funil
  • Fundo do funil

Cada uma das etapas precisa de um conteúdo (nutrição) diferente para conquistá-los. Em suma: no topo, você precisa chamar a atenção para ganhar os leads. No meio do funil você deverá educá-los a respeito do seu produto. E, ao chegar ao fundo, é hora de convencê-los a comprar os produtos que coloca no mercado.

Veja os benefícios da nutrição de leads

Você já percebeu que a nutrição de leads é uma estratégia que precisa de um excelente planejamento. Afinal, são três etapas que precisam de total controle e conteúdos adequados para conseguir melhores resultados.

De qualquer forma, essa estratégia exibe muitos benefícios. Conheça alguns:

Otimiza o tempo e investimento

A nutrição de leads permite que você prepare os clientes em potencial para se converterem em clientes fiéis. Sendo assim, todos os seus esforços de marketing digital estarão voltados para as pessoas realmente interessadas em seus produtos.

Com isso, você economiza tempo e investimentos. Isso porque você atingirá os verdadeiros interessados no seu negócio. Diminui o seu custo por cliente, e aumenta seus rendimentos.

Melhora o conteúdo distribuído

Com a divisão das três etapas do funil, você prepara o conteúdo de acordo com a posição em que seu lead se encontra. Por exemplo, no topo do funil você deverá distribuir conteúdos com que o público se identifica, como uma situação-problema. Por meio dessa identificação, seus leads vão buscar mais informações, a caminho para o meio do funil.

No meio do funil, os conteúdos mostram um problema e uma solução. Essa solução deverá ser um gancho para que você apresente os seus produtos mais adiante. Os leads perceberão que precisam comprar o seu produto, avançando para o fundo do funil, onde eles comprarão e se tornarão clientes.

Gera oportunidades melhores

Economia de tempo, melhores investimentos e conteúdos otimizados geram oportunidades melhores. Você se aperceberá de seus leads e saberá como serão conquistados. Dessa forma, seus esforços em marketing valerão muito a pena!

E você? Como você faz sua nutrição de leads? Conte para a gente, nos comentários!

SEO: conheça as principais ações para aumentar a relevância do site da sua empresa

SEO: conheça as principais ações para aumentar a relevância do site da sua empresa

 

O SEO (Search Engine Optimization) consiste em transformar o conteúdo do seu site em uma versão mais adequada para os mecanismos de busca. Sem perder informação, ele passa a ser compreendido mais facilmente pelo algoritmo.

Ao utilizar as técnicas de SEO, há um aumento da relevância do site porque ele ganha posições nas buscas e, com isso, o tráfego também fica maior. Embora haja mais de 200 fatores considerados no ranqueamento de uma página, alguns são mais importantes.

Pensando nisso, veja quais são as ações indicadas para conseguir melhores resultados!

Busque palavras-chave para aumentar a relevância do site

Como o SEO tem tudo a ver com as pesquisas realizadas pelos usuários, é fundamental saber o que eles estão pesquisando e usar isso a fazer da otimização do seu site. Portanto, busque quais são as palavras-chave mais destacáveis do seu segmento.

Esses termos servirão tanto para a produção de conteúdo relevante como, também, para incluir no título do site e em sua meta description — pequeno texto sobre o site que é mostrado ao usuário que faz a pesquisa.

Assim, é possível apresentar o site da sua empresa para quem está buscando termos que têm a ver com seu empreendimento.

Faça a otimização do layout para um design rápido e responsivo

Outra questão é sobre o design. Com o mobile tomando conta da vida das pessoas, o Google, por exemplo, hoje favorece muito sites que são adaptados para qualquer tela — no chamado design responsivo.

Além disso, é importante que o endereço carregue rapidamente se o objetivo é ampliar a relevância do site. Se o layout ainda não tiver essas características, torne-o totalmente responsivo e de carregamento rápido.

Estimule o aumento do tempo de permanência dos visitantes

Isso, inclusive, tem a ver com a experiência do usuário, que ficará melhor. Para se ter uma ideia, o seu site tem 5 segundos para atrair a atenção das pessoas.

A cada segundo perdido no carregamento, por exemplo, há uma queda de 11% nas visualizações de página. Como consequência, o buscador entende que seu site não é tão relevante.

Por isso, o ideal é favorecer a permanência do usuário na página. Isso é feito tanto por meio de conteúdo de qualidade, como por interação, design agradável e linkagem interna.

Use textos-âncora apropriadamente

O link building é importante tanto interna quanto externamente. Para páginas internas, otimiza o tempo de permanência. Para sites externos, favorece a relevância do conteúdo e ajuda a gerar confiança por parte de quem visita.

Porém, linkar um endereço em frases ou parágrafos inteiros não é efetivo. Em vez disso, é preferível utilizar um texto-âncora que tenha a palavra-chave e que seja o mais simples possível. Assim, o buscador compreende melhor do que se trata.

Otimize e atualize o conteúdo das páginas

Para que isso possa ser feito, entretanto, é preciso que haja conteúdo, em primeiro lugar. Por isso, vale a pena investir na criação de conteúdo relevante e original, atraindo e prendendo as pessoas em seu site.

Mais do que isso, ele deve ser otimizado. Use, por exemplo, a palavra-chave na introdução, na conclusão e ao longo do texto, em uma densidade adequada. Ela também deve aparecer na URL do post, que deve ser amigável ao usuário.

Prefira sentenças curtas e faça listas, sempre que possível. A divisão em subtítulos torna o conteúdo escaneável e mais fácil de ser lido, aumentando o tempo de permanência.

E, se já tiver uma estratégia rodando, preocupe-se em também atualizar os conteúdos já publicados. Opte pela adaptação de conceitos, expansão dos temas e assim por diante. Dessa forma, o site se mostra cada vez mais destacável.

Com essas ações de SEO, a relevância do site da sua empresa subirá junto com a posição que ele ocupa nas pesquisas. Como resultado, a atração de pessoas fica maior, levando a um número elevado de oportunidades.

Conte nos comentários se você já usa uma dessas abordagens e participe!

10 razões para você aprender de vez Inbound Marketing

10 razões para você aprender de vez Inbound Marketing

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Muitas pessoas se perguntam quais são os benefícios de aprender o que é e como realizar a prática do Inbound Marketing, principalmente por fugir um pouco do padrão de como a relação da empresa com o cliente é realizada. Bom, nada melhor do que números e dados para esclarecer essa dúvida, não é?!

1. Cerca de 80% das pessoas fazem busca online. Isso mostra a importância e a demanda de um bom marketing digital.

2. O Inbound Marketing possui custo de 62% a menos por lead do que o marketing tradicional, o que ajuda a viabilizar ainda mais a verba do cliente.

3. 92% dos profissionais de marketing dos EUA acreditam que, se considerarmos a economia atual, o Inbound Marketing é essencial para as empresas.

4. Empresas que utilizam blogs com conteúdo relevante conquistam 55% a mais de tráfego, aumentando assim a quantidade de pessoas que se relacionarão de alguma forma com a marca.

5. Uma média de 70% dos internautas clica em links que resultam de busca orgânica, e não em anúncios pagos, mostrando assim a importância da atividade de SEO para que haja um bom posicionamento de uma empresa e/ou produto na internet.

6. A relação criada com o visitante faz com que ele se torne um promotor da marca, pois percebendo a qualidade do conteúdo e do serviço, ele promoverá aquela empresa/produto graças a uma questão de afinidade e confiança.

7.Empresas relatam que cerca de 57% dos contatos de cliente adquiridos vieram graças aos blogs.

8. A presença da empresa nas redes sociais é essencial. 66% dos gerentes de marketing concordam que o blog é importante para a empresa. Além disso, 83% dos gerentes de marketing afirmam que a presença da empresa no Facebook é fundamental.

9. O Budget das empresas em investimento em blogs dobrou nos últimos 2 anos e a tendência é que esse investimento aumente ainda mais.

10. O Inbound Marketing é mais preciso: ele permite identificar com mais facilidade quem está interessado na sua empresa, produto e conteúdo, quem é seu público alvo e como atingi-lo graças ao contato que é realizado, inicialmente, de forma espontânea. Por não atingir massas, o Inbound se destaca pela precisão.

 O Inbound Marketing se tornará imprescindível em pouco tempo, pois a evolução da sociedade tem mostrado cada vez mais que é necessário falar diretamente com o cliente, atraindo as pessoas certas para a marca e/ou produto certo, na hora certa.
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