O que é Inbound Marketing?

O que é Inbound Marketing?

Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing é uma estratégia utilizada para atrair, converter e encantar os clientes. Antigamente, as estratégias de marketing eram baseadas na interrupção. Ou seja, em tirar a atenção das pessoas para mostrar como um produto ou serviço podia ser vantajoso.

A partir da transformação digital, tudo mudou, principalmente o comportamento do consumidor — que ficou muito mais exigente. Logo, muitas empresas (independentemente do porte) precisaram criar formas de conquistar e fidelizar seus clientes, e assim surgiu o Inbound Marketing. Para saber mais, continue a leitura!

Como funciona o Inbound Marketing?

Um dos princípios do Inbound Marketing é transformar estranhos em leads; leads em clientes; e clientes em divulgadores da marca. Parece um grande desafio, certo? Para isso, existe uma metodologia específica.

Há três pilares que tornam o Inbound Marketing uma estratégia adorada por muitos profissionais da área, que são:

  1. lugar;
  2. tempo;
  3. conteúdo.

Quando entregamos o conteúdo certo, no momento certo e no lugar certo, as pessoas recebem muito melhor a informação. Quer ver? Então vamos supor que você esteja procurando por um novo par de tênis para praticar esportes, fez algumas pesquisas no Google, mas ainda não decidiu qual modelo comprará.

Dentro de alguns dias, você recebe um e-mail de uma marca que nem ao menos visitou o site. Qual é a sua primeira ação? Geralmente, é deletar ou enviar o e-mail para o spam. Certo?

Mas esse cenário seria completamente diferente se você pesquisasse no Google sobre tipos de pisada para comprar um tênis de corrida e aí encontrasse um e-book gratuito em uma loja online sobre o assunto.

Cinco dias após baixar o e-book, você recebe um e-mail perguntando o que você achou do conteúdo divulgado e ainda no e-mail recebe também uma dica, em forma de infográfico, sobre os tipos de pisadas e os tênis recomendados para cada uma delas.

Essa é a principal característica do Inbound Marketing: conquistar a confiança do lead por meio de conteúdo relevante, e não apenas usar banners com “compre agora” nos anúncios.

E quais são os princípios do Inbound Marketing?

Até aqui, já deu para entender que a efetividade da estratégia de Inbound Marketing não está apenas na oferta de conteúdo relevante, mas sim na entrega desse conteúdo no momento certo e, principalmente, para a pessoa certa.

Afinal, uma pessoa que já pesquisou sobre tipos de pisada e sabe exatamente qual modelo de tênis comprar não vai se interessar por um e-book que explica os tipos de pisada. Nesse momento, essa pessoa pode se interessar muito mais por lojas que vendam esse calçado com ótimo custo-benefício, por exemplo.

Abaixo, reunimos os princípios básicos do Inbound Marketing!

Marketing de Conteúdo

Trata-se do processo de criar, publicar e promover conteúdos que sejam direcionados às pessoas certas. Para isso, é preciso definir as personas que comprarão da marca em questão, entendendo o assunto de interesse, a forma que esse conteúdo é acessado (posts, e-books, e-mails, etc.) e onde elas consomem esse conteúdo (blog, redes sociais, e-mail).

Ciclo de compra

Ao definir as personas, é preciso criar um ciclo de compra para cada uma delas. Para fazer com que estranhos se tornem clientes é necessário entender que cada um deles passa por um processo até concluir a compra. Entender esse ciclo e interagir com ele no status que ele se encontra é essencial para que ele avance no chamado “funil de conversão”.

Personalização

Quanto mais você sabe sobre os seus leads, mais você consegue interagir com eles no momento certo e com o conteúdo que eles realmente gostariam de receber, tratando cada um de maneira individual sobre os seus anseios e questionamentos quanto ao seu produto ou serviço.

Multicanais

Interagir com pessoas nos momentos certos é saber que essa interação pode vir de vários lugares. O usuário de internet passa bastante tempo no Facebook, procura diariamente no Google, lê blogs de seu interesse, etc. É importante entender quais os canais necessários para alcançar as pessoas certas e gerar os leads certos.

Integração

Para o planejamento sair “redondo”, é necessária uma integração de tudo isso. Todo conteúdo divulgado deve ser mensurado e analisado com precisão para que a personalização seja mais eficiente.

Como vimos, o Inbound Marketing é uma estratégia utilizada por muitas empresas que não querem apenas vender, mas sim encantar e fidelizar seus clientes. Dessa forma, além de se posicionarem no mercado, tornam-se referência no segmento e ainda fidelizam o público. Por isso, investir no Inbound Marketing é essencial!

E a sua empresa, ainda não investe nesse tipo de estratégia? Então acesse agora o nosso site e veja como podemos ajudar os seus negócios!

5 perguntas (e respostas) sobre o Inbound Marketing

5 perguntas (e respostas) sobre o Inbound Marketing

Os conceitos e a execução do Inbound Marketing não são exatamente recentes. Porém, foi nas últimas décadas em que ele começou a ganhar mais importância, sendo encarado como uma saída viável para gerar mais negócios e melhorar os resultados das empresas.

Como ele ainda é relativamente recente na realidade em larga escala, é comum que haja muitas dúvidas e mitos sobre tema. Para aproveitá-lo, é fundamental entendê-lo e é por isso que reunimos 5 perguntas e respostas para que você o compreenda de vez. Confira!

1. Como o Inbound Marketing é feito?

Inbound Marketing, como o nome sugere, tem a ver com a abordagem em relação ao cliente. Para explica-lo melhor, vamos explicar tradicionalmente o Outbound Marketing. Este tem uma atuação interruptiva, ou seja, chega até ao público não necessariamente quando ele está interessado.

Um exemplo é o anúncio da TV. Ele interrompe a programação tradicional para mostrar algo que pode ou não ter a ver com os interesses de quem assiste. Porém, o fato é que a pessoa que está vendo a televisão quer assistir a um programa, em vez de ao anúncio que interrompe essa atividade.

O Inbound, por sua vez, acontece quando o cliente alcança a empresa. É o caso de uma pessoa que pesquisa um produto e termina no site de uma marca. Ela está vendo as ofertas e entrando em contato com a marca por vontade própria, tendo sido atraída pela marca.

2. Por que ele promete ser tão efetivo?

O fato é que essa abordagem focada na atração gera efeitos bastante desejáveis pelas marcas de vários tamanhos. Ele ajuda, por exemplo, a construir autoridade, a aumentar a percepção de marca e a ampliar o alcance.

Também contribui para a redução dos custos e aumento da efetividade de ações. Os leads gerados pelo Inbound, por exemplo, custam 60% menos do que os do Outbound. Com isso, ele é mais eficiente, ajuda na conversão e, acima de tudo, oferece economia de dinheiro e de outros recursos.

3. Quais são as estratégias usadas no Inbound Marketing?

Inbound Marketing é muito versátil e pode utilizar uma série de recursos diferentes. O mais conhecido é o marketing de conteúdo, focado na oferta de elementos relevantes para o público, com o objetivo de educar, esclarecer e oferecer maior segurança.

No ambiente digital, ainda é possível incluir a presença nas redes sociais, a realização de webinars, o uso de e-mail marketing e assim por diante. Já no mundo offline, a realização de eventos para o segmento de mercado é uma possibilidade, assim como a criação de experiências para possíveis clientes, tais quais as degustações e amostras grátis.

4. Toda empresa pode usar o Inbound?

Basicamente, todo empreendimento, independentemente do tamanho, pode empregar essa abordagem. Uma PME, mesmo sem ter muito dinheiro, pode investir nas abordagens mais em conta dessa metodologia, gerando bons resultados sem comprometimento de recursos.

Já as grandes empresas podem potencializar sua atuação de marketing de outros tipos com essa estratégia. Além disso, estabelecimentos de vários segmentos e em locais variados se beneficiam intensamente dessa possibilidade.

5. Ele é a única solução para a empresa?

Porém, é importante considerar que esse não é o único caminho. Não é porque o marketing de atração é uma ótima solução que ele resolverá todos os problemas do negócio. O balanceamento com o Outbound ainda faz mais sentido, garantindo o alcance máximo e o aproveitamento adequado das possibilidades.

Entender isso é indispensável para alinhar e assentar as expectativas, permitindo que o uso dessa abordagem seja considerado da perspectiva correta. Conhecendo essas questões sobre o Inbound Marketing e as respectivas respostas, ficará muito mais fácil compreender esse tema tão pertinente.

E agora, deu para sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto? Aproveite para acessar o site da Target Mais para conhecer as nossas soluções!

O que é Inbound Marketing?

O que é Inbound Marketing?

Você realmente sabe o que é inbound marketing? Se você trabalha com marketing ou tem uma equipe de marketing no seu negócio, provavelmente já ouviu falar nessas duas palavrinhas mágicas. Se elas ainda são novas para você, não se preocupe, em breve elas vão se tornar muito populares no seu dia a dia.

Aprenda com esse artigo mais sobre o assunto e retire suas dúvidas!

O que é inbound marketing?

Inbound Marketing é um termo que foi criado por uma empresa americana, a Hubspot, para definir “toda e qualquer estratégia de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo”. Em outras palavras, o Inbound tem como principal objetivo chamar a atenção de um potencial cliente, ao invés de correr atrás dele com ofertas imperdíveis de um determinado negócio.

Para entender melhor sobre o que é Inbound Marketing, portanto, é exatamente o oposto do que chamamos de Outbound Marketing, que são aquelas estratégias tradicionais de marketing, feitas para divulgar diretamente um produto ou serviço para seus clientes, seja no formato de propagandas de TV, anúncios em revistas ou até mesmo nos seus vídeos do YouTube.

No Inbound a ideia é conquistar o cliente oferecendo algo que ele realmente precisa, uma informação que ele busca sobre determinado serviço ou produto que você pode oferecer. Nesse tipo de estratégia, as marcas procuram criar e compartilhar um conteúdo de qualidade para seus públicos alvos, criando uma verdadeira relação duradoura de confiança, permitindo que, a longo prazo, eles tomem a decisão de virarem um potencial cliente.

Como o inbound marketing funciona?

Poderíamos resumir o Inbound em estratégias de SEO, somadas com o uso correto das mídias sociais e um poderoso marketing de conteúdo, entretanto, especialistas nesse tipo de estratégia sabem que é preciso muito mais do que isso para fazer um bom planejamento rodar e trazer resultados para uma empresa.

Para contar com uma boa estratégia de Inbound Marketing, é preciso produzir o conteúdo certo para as pessoas certas. Você e sua empresa, entretanto, só vão saber se estão produzindo o conteúdo correto, atendendo a todas essas expectativas, quando souberem exatamente com quem estão falando. Por isso, talvez um dos pontos mais importantes da estratégia de Inbound Marketing é definir a persona com a qual vocês pretendem falar.

A partir dai é que serão desenvolvidos planejamentos de conteúdos, estratégias de captação de lead e de análise das informações recebidas por sua equipe, que resultarão na possível conversão desse “leitor” em um cliente.

Por que várias empresas têm se interessado por essa prática?

Primeiro, basta pensarmos no papel dos buscadores na jornada de consumo de um potencial cliente. Hoje, 80% das pessoas realizam buscas no Google – ou qualquer outro buscador online – antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Elas estão ali para conferir avaliações, compreender como funciona um determinado produto ou simplesmente tirar dúvidas sobre algum assunto.

Quando você se coloca como uma das possibilidades de pesquisa sobre o conteúdo que as pessoas estão buscando, maiores são suas chances de ser encontrado. Depois, já pensando no momento de clicar em um resultado de busca, podemos afirmar que mais de 70% dessas mesmas pessoas optam por abrir artigos que não estão no topo da página de pesquisa (que são anúncios pagos), mostrando, portanto, o poder dos resultados de busca orgânica para uma empresa.

E como conseguir que a sua marca coloque um artigo, organicamente, no topo dessa página? É isso mesmo que você está imaginando: com o Inbound. Acredita-se que, a longo prazo, as estratégias de Inbound Marketing consigam reduzir até 60% dos custos da empresa para conquistar um lead, quando comparados com o marketing tradicional.

Como usar essa estratégia nos meus negócios?

Para poder permitir que a sua empresa colha os frutos de um Inbound bem aplicado e desenvolvido, você conta com duas opções:

  • contratar uma equipe interna de profissionais especializados e que vão se dedicar no desenvolvimento da estratégia;
  • contratar o serviço de uma agência de marketing digital que trabalha com Inbound Marketing.

O investimento em agências costuma trazer um retorno de investimento mais interessante para as empresas que estão começando a se aventurar nesse universo, além de apresentarem um custo-benefício mais confortável.

O Inbound Marketing é uma área do marketing digital que ainda está em desenvolvimento e, por isso, é importante que os profissionais que atuam com essa estratégia se mantenham atualizados e em constante contato com as novidades do mercado.

Agora que você sabe o que é Inbound Marketing, ficou interessado em explorar mais sobre esse assunto? Então curta nossa página no Facebook!

Inbound sales: o que é e por que a sua empresa precisa entender sobre isso?

Inbound sales: o que é e por que a sua empresa precisa entender sobre isso?

No mercado competitivo de hoje, vender já não é o bastante. Mais do que isso, é necessário vender do jeito certo, com a melhor utilização de recursos e para as pessoas adequadas. Como o consumidor nunca teve tanto poder para tomar a decisão de compra, a abordagem interruptiva e agressiva de vendas já não funciona como antes. Daí, surgiu a metodologia de inbound sales.

Embora você, provavelmente, já tenha ouvido falar sobre o tema, será que você sabe do que se trata? Para descobrir, continue lendo e aprenda, também, por que a sua empresa tem que entender desse assunto:

O que é inbound sales?

Inbound sales é o nome dado a uma nova metodologia de venda que aproveita as novas condições e possibilidades do mercado. Estando na era do marketing de permissão, os setores de vendas precisam reconhecer a necessidade de se adaptar à nova realidade. A metodologia se aproveita justamente dessas características mais recentes e trabalha os leads que são atraídos para a organização.

Em vez de sair para a prospecção de clientes, forçando-os à compra, a equipe de vendas trabalha as oportunidades geradas. Conforme há a aquisição de leads, esses contatos são qualificados e, então, abordados. Ela acontece “dentro de casa”, ou seja, com pessoas que já estão relacionadas com a empresa de alguma forma. Como as vendas são realizadas a partir das chances captadas pelo marketing de atração ou inbound marketing — e por isso recebe esse nome.

Por que a sua empresa precisa entender sobre isso?

Em primeiro lugar, o inbound marketing é o futuro da comunicação com consumidores. Para falar a verdade, seus resultados mostram que o futuro é agora, então adotar tal modelo de vendas é se adaptar à nova realidade do seu mercado consumidor.

Além dessa questão atrelada à atualização ao panorama atual, outros fatores que justificam conhecer e implantar essa metodologia incluem:

Maior assertividade de vendas

Como os leads são trabalhados e qualificados antes da abordagem de venda, as chances de o negócio ser fechado são muito maiores. O time de vendas ganha assertividade e consegue convencer mais facilmente o consumidor.

Estando mais preparado e informado, o cliente também está mais empoderado e tem menos objeções, acelerando o processo para ambos os lados.

Diminui os custos de aquisição

Adquirir um cliente é muito caro quando você não sabe, exatamente, quem ele é ou o que ele procura. A necessidade de prospectar ativamente oportunidades e os esforços utilizados para que o cliente conheça a empresa são fatores que elevam os custos.

Quanto mais caro for para adquirir um cliente, menos lucrativo o negócio se torna. Com a metodologia de inbound sales, por outro lado, esses gastos são diminuídos, melhorando os resultados trazidos pelas vendas.

Favorece o crescimento da empresa

Se a organização gasta muito para adquirir clientes, fica cada vez mais difícil expandir o seu mercado. Conforme as oportunidades mais óbvias forem absorvidas pela empresa, será necessário gastar cada vez mais.

Eventualmente, isso pode tornar insustentável o empreendimento. Com a aplicação de vendas inbound acontece o oposto: a organização consegue atrair e converter mais pessoas, mas sem precisar aumentar a matriz de custos. Isso favorece o crescimento, inclusive de maneira escalável, o que aumenta a competitividade e melhora os resultados gerais.

O inbound sales é uma metodologia que consiste em trabalhar as oportunidades atraídas para o empreendimento. Ela é importante porque tem tudo a ver com o mercado atual e, de quebra, pode melhorar os resultados da sua empresa, inclusive em relação ao crescimento.

O que acha de adotar essa metodologia no seu negócio? Se gostou do texto, descubra também como encantar clientes com o marketing digital! 

4 razões para pequenas empresas investirem em marketing de conteúdo

4 razões para pequenas empresas investirem em marketing de conteúdo

As pequenas e microempresas brasileiras representam mais de 25% do PIB do país. Isso mostra que empreendimentos desse porte têm uma importância significativa para toda a economia. Ao mesmo tempo, isso também denota que há uma competição cada vez mais intensa.

Sendo assim, as pequenas empresas precisam buscar formas de se diferenciar e de conquistar resultados melhores. Nesse sentido, o marketing de conteúdo pode ser um dos pontos mais importantes de diferenciação.

Veja 4 motivos para investir nessa abordagem:

1. O marketing de conteúdo custa menos do que o tradicional

Um dos grandes empecilhos de uma pequena empresa consiste no orçamento reduzido. É bastante comum que uma organização de porte menor não tenha tanto orçamento para destinar ao marketing, então é necessário buscar alternativas mais baratas.

Nesse caso, o marketing de conteúdo surge como uma possibilidade a ser considerada. Essa estratégia custa cerca de 60% a menos do que o marketing tradicional ou outbound. De quebra, ele gera 3 vezes mais leads.

Isso quer dizer que é bastante possível fazer mais com menos, economizando e gerando mais oportunidades, o que é especialmente vantajoso para esse tipo de negócio.

2. A taxa de conversão aumenta

Se há mais leads, há também mais oportunidades para que pequenas empresas fechem negócio. O esforço de conteúdo é importante não apenas nesse sentido, mas também porque traz autoridade para o empreendimento, fazendo com que ele seja mais persuasivo.

De fato, quem adota o marketing de conteúdo tem uma taxa de conversão 6 vezes mais elevada do que quem não o adota. Isso aumenta o faturamento do empreendimento e faz com que ele consiga gerar mais lucro, uma vez que essas vendas custam menos.

3. O conteúdo pode gerar oportunidades de maneira consistente

Uma das grandes vantagens do conteúdo produzido é que ele não morre uma vez que é publicado. Se ele for do tipo evergreen — ou seja, caso ele se trate de um assunto que não fica obsoleto com o tempo —, ele continuará gerando oportunidades e atraindo tráfego.

Esse tipo de postagem corresponde a 10% de todos os posts de blog e é responsável por 38% do tráfego em geral.

Além de tudo, um mesmo conteúdo pode ser convertido em vários formatos, de modo que possa gerar novas oportunidades de maneira contínua. Isso diminui o esforço e, principalmente, os custos.

4. A estratégia é cada vez mais adotada por outras pequenas empresas

De acordo com a pesquisa Content Trends 2016, 70% dos negócios pesquisados afirmaram que já possuem uma estratégia de marketing de conteúdo. Isso significa que pequenas empresas que não fazem esse tipo de investimento estão sendo deixadas para trás.

Com cada vez mais competição, qualquer perda de oportunidade pode ser muito prejudicial. Se o negócio não acompanha as tendências, pode até mesmo ser jogado para fora do mercado.

Por isso, as organizações menores precisam alcançar seus concorrentes e desenvolver uma estratégia consistente e de resultado.

O marketing de conteúdo traz autoridade e oportunidades mais em conta para pequenas empresas. Assim, essa deve ser uma estratégia que faz parte do portfólio de atuação do empreendimento se a intenção é progredir cada vez mais.

Se você gostou do texto e deseja saber mais sobre marketing de conteúdo, siga nossa página no Facebook e acompanhe nossas publicações.

Confira alguns mitos sobre estratégia de inbound marketing

Confira alguns mitos sobre estratégia de inbound marketing

Ter uma estratégia de inbound marketing rodando é uma forma de conquistar melhores resultados para sua empresa. A partir da popularização do marketing de atração, cada vez mais negócios estão adotando aquela possibilidade.

Apesar de altamente eficiente, há dúvidas e mitos sobre esse tema. E muitos desses pontos impedem que os donos de negócios e empreendedores apostem seus investimentos desde já naquela ideia.

Para não desperdiçar chances, apresentamos alguns mitos sobre o assunto! Confira:

“Ter uma estratégia do tipo só serve para negócios grandes”

Quando se fala em inbound marketing, é muito comum que as PMEs sintam que esse não é um caminho para elas. O marketing, por si só, muitas vezes já é encarado como sendo coisa de empresa grande e na sua versão de atração esse pensamento é reforçado.

Porém, trata-se de um dos maiores mitos, já que é algo muito versátil. Mesmo que ainda não seja possível fazer grandes produções, ter uma estratégia de conteúdo, de social média e de análise de resultados é acessível para a maioria dos empreendimentos.

“Usar essa abordagem é muito caro”

Isso leva diretamente para o próximo mito: o de que a estratégia de inbound marketing é sempre muito cara. Na verdade, os leads adquiridos por essa possibilidade custam 60% a menos do que pela versão tradicional, o que já mostra como ela pode ser econômica.

Além disso, ela oferece vários resultados em longo prazo, como ganho de autoridade para a marca e mais relacionamento com o cliente. De quebra, as agências têm se preocupado em oferecer pacotes que caibam no bolso de empresas menores.

“Não é possível conseguir vendas com essa possibilidade”

Outra questão é que persiste a crença de que esse tipo de marketing não é capaz de gerar vendas. A verdade não poderia ser mais discrepante! Se for utilizado da maneira correta, ele vai gerar ótimos contatos para que o time de vendas realize ações.

É a partir dessa estratégia que surge o conceito de inbound sales, em que os vendedores trabalham os leads que foram adquiridos e qualificados por meio das ações de atração.

Trata-se de uma forma de acelerar as vendas e conseguir atuação diferenciada.

“A estratégia de inbound marketing oferece resultados imediatos”

Ao mesmo tempo em que há quem não acredita na metodologia, também há quem confia na ideia de que a estratégia de inbound marketing é algo milagroso. Porém, não é bem assim. Embora ofereça resultados muito positivos, eles não surgem instantaneamente.

É preciso ter consistência e planejamento, além de uma execução continuada. Estima-se que são necessários de 6 a 12 meses para que os primeiros bons resultados apareçam. Ter isso em mente ajuda a não se frustrar e a encarar a questão da maneira adequada.

“É possível elaborar a estratégia sem ajuda profissional”

Pode parecer muito fácil começar um blog ou criar um perfil nas redes sociais a fim de falar com seus clientes. Porém, existe muito mais por trás do sucesso desse tipo de atuação.

É necessário definir personas e objetivos, estudar o mercado e fazer um bom planejamento, com cronograma e tudo. É um mito achar que dá para executar a sua tática de mercado de maneira amadora.

A menos que você tenha uma equipe completa e especializada na sua organização, o ideal é contratar uma agência que ofereça esse tipo de serviço para maximizar as possibilidades.

Depois de desconstruir esses mitos, vai ficar muito mais presumível ter uma estratégia de inbound marketing de sucesso!

Conte nos comentários se você conhece algum outro mito e não deixe de compartilhar suas impressões sobre o tema em suas redes sociais!

KPIs – Entenda quais são os principais indicadores de performance

KPIs – Entenda quais são os principais indicadores de performance

Os indicadores de performance, também conhecidos como KPI, são métricas que dizem muito sobre a atuação altamente estratégica do negócio. Acompanhá-los, portanto, é uma forma de entender como o empreendimento caminha rumo ao sucesso.

Embora cada empresa tenha suas necessidades e KPIs que devem ser acompanhados, há alguns que se destacam por sua grande aplicabilidade. Inclusive, muitos servem não apenas para a área financeira ou de gestão, mas também para mensurar resultados do marketing digital, por exemplo.

Por isso, veja quais são os principais e saiba como e quando usá-los!

O ticket médio é um dos indicadores de performance financeira

Esse KPI apresenta qual é o valor médio gasto pelos clientes dentro de um determinado período. Para calculá-lo, use a seguinte equação:

Ticket médio = Faturamento do período / Número de clientes no período

Se a empresa teve 100 clientes e faturou R$ 50 mil no mês, seu ticket médio é de R$ 500,00 para o período. A ideia é que o valor seja o maior possível. Também dá para comparar com o preço médio dos produtos. Se o ticket médio é de R$ 500,00 e os produtos custam, em média, R$ 100,00, há um indício de que os clientes compraram mais de um item ou mais de uma vez. Porém, se o preço médio dos itens é de R$ 450,00, há espaço para otimização.

O custo de aquisição do cliente (CAC) é crucial para a lucratividade

O custo de aquisição do cliente (CAC), como o próprio nome indica, demonstra qual é o valor gasto em todo o processo de captação e conversão dos clientes. Ele é dado por:

CAC = Valor das ações de captação e conversão / Total de clientes no período

Se uma empresa gastou R$ 20 mil em um mês e conseguiu atrair 50 novos clientes, então o CAC é de R$ 400,00 Não existe um valor ótimo, mas o ideal é que ele seja o menor possível.

Além disso, esse KPI pode ser cruzado com o ticket médio para definir se o CAC está ou não em uma faixa adequada.

Se o CAC é de R$ 400,00 e o ticket médio de R$ 300,00, a empresa está gastando mais do que ganha com a venda. Já se o ticket médio é de R$ 1.000,00, então o CAC caminha para ficar dentro de um ótimo valor.

A taxa de conversão ajuda a avaliar os esforços junto aos clientes

Outro entre os indicadores de performance mais importantes é a taxa de conversão. Ela pode ser usada tanto em relação à venda quanto em ações específicas, como acontece no marketing digital.

Seu cálculo é dado por:

Taxa de conversão = (Número de clientes que agiram como o desejado / Número de contatos) x 100%

Imagine que uma campanha de marketing digital alcançou 20 mil pessoas e, delas, 400 converteram. O valor da taxa, portanto, é de 2%.

Um número progressivamente mais elevado demonstra eficiência nos esforços do time responsável.

O retorno sobre investimento (ROI) é uma das métricas mais importantes

Outro entre os indicadores de performance é o retorno sobre investimento (ROI). Ele indica qual é a rentabilidade de uma determinada ação, ou seja, o que ela “devolve” para o negócio.

O cálculo é dado por:

ROI = [(Faturamento – Gastos com a ação) / Gastos com a ação] x 100%

Se uma estratégia de e-mail marketing custou R$ 5 mil e conseguiu um retorno de R$ 7 mil, por exemplo, o ROI da ação foi de 40%. Ou seja, cada R$ 1 investido retornou R$ 1,40 brutos. Mais uma vez, valores elevados indicam bons resultados. Esse KPI é muito relevante porque ajuda a priorizar investimentos e, também, permite que a empresa identifique qual é o retorno, de fato, que cada abordagem traz.

Acompanhando esses indicadores de performance, dá para conhecer a fundo os principais resultados do seu empreendimento. A partir daí, a tomada de decisão fica facilitada e muito mais estratégica! Quais são os indicadores que sua empresa acompanha? Conte nos comentários e compartilhe experiências!

Saiba como influenciar a tomada de decisão através do fluxo de nutrição

Saiba como influenciar a tomada de decisão através do fluxo de nutrição

O funil de vendas é uma metodologia muito utilizada para que uma empresa oriente suas ações de marketing rumo às vendas. Como divide as oportunidades em seus diferentes estágios de compra, é capaz de aumentar a efetividade de ações e diminuir o ciclo de vendas.

Para que isso seja possível, o fluxo de nutrição precisa ser feito corretamente. É ele quem conduzirá os leads até que se tornem clientes, o que acontece por meio da informação e oferta de conhecimento relevante.

Quer saber como influenciar a tomada de decisão com esse elemento? Então veja a seguir:

Identifique a posição dos contatos no funil de vendas

O primeiro passo para que o fluxo de nutrição funcione é reconhecer onde está o seu contato/oportunidade. Ao saber qual é a posição no momento, dá para definir qual é o próximo passo a ser dado. Se um cliente ainda está na fase de reconhecimento e descoberta, por exemplo, o fluxo de nutrição tem que conduzi-lo para o aprofundamento e consideração.

Já se a pessoa está prestes a fechar negócio, oferecer conteúdo do topo do funil, explicando sobre um problema que ele já reconhece, só levará à perda de timing e prejuízos para a persuasão. Para acertar, vale utilizar a qualificação de leads mediante parâmetros bem definidos, de modo a separá-los corretamente entre as etapas.

Ofereça conteúdo específico no fluxo de nutrição

A partir dessa identificação, é hora de oferecer conteúdo específico e personalizado para que a pessoa fique mais próxima de tomar uma decisão favorável à sua empresa. Novamente, a qualificação vem a calhar. Por meio dela, dá para criar grupos entre as oportunidades, considerando o posicionamento delas.

Isso gera a segmentação, que consiste em oferecer conteúdo personalizado para cada necessidade desse grupo. Assim, aumentará a efetividade de ações, pois garante que cada pessoa receberá o conteúdo de que necessita. Pense em conteúdos e elementos que ajudem a informar e convencer as pessoas, tornando-as mais seguras para tomar a decisão. Criar esse relacionamento é fundamental para conduzi-las até o final.

Aproveite a automação de marketing

Dependendo da sua base de leads, fazer esse processo manualmente demanda muito tempo e recursos. Além disso, há maiores chances de haver o desperdício de oportunidades.

A melhor maneira de contornar isso é com a automação de marketing. Por meio de ferramentas desse tipo, dá para definir parâmetros e gatilhos, que determinam quando uma pessoa recebe um ou outro conteúdo.

Isso ajuda a aproveitar todas as oportunidades e diminui as chances de erros, reduzindo o tempo até o fechamento da venda.

Monitore o comportamento e otimize os resultados

Porém, é sempre importante lembrar de que a jornada de compra do público não é linear. Alguém pode entrar pelo meio do funil de vendas, consumir conteúdo do topo e partir para a decisão, por exemplo. Por isso, as ações do seu fluxo de nutrição devem ser norteadas pelo comportamento do seu público, então é fundamental fazer a mensuração e avaliação de resultados.

A partir dos padrões encontrados, realize ações de otimização, gerando cada vez mais efetividade na tarefa de persuasão. Ao seguir esses passos, o seu funil de vendas influenciará diretamente a tomada de decisão e gerará mais conversões para o empreendimento.

Nos comentários, deixe suas impressões, dúvidas ou opiniões sobre o tema!

O que é Lead Scoring em uma estratégia de Inbound Marketing?

O que é Lead Scoring em uma estratégia de Inbound Marketing?

Ter uma boa estratégia de Inbound Marketing atrai um grande número de interessados. Porém, somente gerar leads não é o bastante, pois o objetivo é converter vendas e fazer dinheiro. Ao mesmo tempo, praticamente nenhum lead é igual ao outro, tendo características variadas e que influenciam a compra. Portanto, para trabalhar todo esse volume é relevante entender por qual grupo começar.

Para ajudar nessa tarefa existe o Lead Scoring, uma estratégia tão interessante quanto eficaz. Para saber mais, veja o que é essa abordagem e descubra como ela funciona.

O que é Lead Scoring dentro do Inbound Marketing?

Imagine um negócio que vende softwares e que se depara com três clientes. O primeiro é o diretor de uma empresa e tomador de decisão, mas que não entende como o software se encaixa no negócio. O segundo é um analista de TI, que sabe exatamente como a ferramenta pode ajudar, mas que não toma a decisão.

Enquanto isso, o terceiro é um empresário individual, que recebeu uma recomendação do software, mas que talvez não tenha o dinheiro necessário para fechar a venda. No momento, a equipe comercial só pode trabalhar em cima de uma oportunidade. Qual delas é a melhor? A resposta é: depende do que é mais importante para a empresa, mas ela precisa escolher corretamente para não desperdiçar uma boa chance.

Esse exemplo serve para ilustrar que os clientes não chegam prontos ao negócio e podem estar mais ou menos inclinados à compra. Para identificar e medir isso é que existe o Lead Scoring. Outro nome para a qualificação de leads, a etapa define qual é o potencial de compra de uma pessoa, baseando-se em critérios pré-determinados pela própria gestão. Ele se relaciona ao Inbound Marketing justamente porque ajuda a identificar a probabilidade de conversão em vendas das oportunidades atraídas por essa estratégia.

Por que esse processo é tão importante?

A grande importância de uma etapa de qualificação desse tipo é que ele ajuda a segmentar e direcionar os esforços. Ou seja, o time comercial não usa tantos recursos com oportunidades pouco promissoras ou que, talvez, jamais convertam por não possuírem o perfil certo.

Ao mesmo tempo, as oportunidades que já estão mais preparadas para a compra são trabalhadas com maior afinco, de modo a melhorar o desempenho da integração entre marketing e vendas. Além de tudo, é uma forma de diminuir os custos, inclusive o de aquisição de lead (CPL) e por cliente (CAC), o que melhora a rentabilidade do empreendimento e da campanha.

Como fazer a qualificação de leads?

Para colocar o Lead Scoring em prática, o primeiro passo é determinar quais são os fatores que serão considerados. Saber se a pessoa é ou não a tomadora de decisões e está presente na maior parte das abordagens, mas há várias outras questões.

A localidade, por exemplo, é mais relevante para uma loja física ou e-commerce com limitação de entrega. Já o estilo de vida pode alterar a qualificação para uma marca de roupas esportivas. Ou seja, os fatores devem ser definidos de acordo com o que leva a pessoa a fazer a compra. A partir disso, cada fator deve ter um peso.

Naturalmente, os mais importantes são mais pesados. Ser um tomador de decisão, por exemplo, talvez gere 50 pontos, enquanto ser um analista, apenas 20. O peso, novamente, é determinado individualmente para cada empreendimento e estratégia.

A partir disso, há uma soma entre todos os fatores. Assim, os leads com maior pontuação devem receber prioridade em relação aos outros, aumentando as chances de sucesso e um possível retorno sobre investimento. O Lead Scoring favorece as ações de Inbound Marketing porque permite a priorização de oportunidades pelo time comercial. Assim, fica mais fácil focar-se nos prospects promissores, gerando mais vendas e ótimos resultados.

O que acha de começar a usar esse elemento em sua estratégia? Para saber mais sobre conteúdos relacionados ao marketing siga nossa página no Facebook!

Como usar a régua de relacionamento para se aproximar de seu cliente

Como usar a régua de relacionamento para se aproximar de seu cliente

régua de relacionamento

Segundo Aaron Ross, autor do livro Receita Previsível, a melhor forma de aumentar as receitas de uma empresa é através da indicação e, consequentemente, da construção de um relacionamento com o cliente.

No entanto, essa relação não se constrói de uma hora para outra. Ao contrário, é preciso trabalhar esse relacionamento com o cliente nas várias fases de interação que ele tem com o seu negócio, desde o primeiro contato até o pós-compra, seguindo uma série de estratégias cuidadosamente planejadas, chamada régua de relacionamento.

Quer saber como utilizar essa ferramenta para se aproximar dos seus clientes e aumentar suas receitas? Leia este post e entenda como usar a régua de relacionamento para construir um bom diálogo com seus clientes, nas diferentes etapas de venda. Confira!

Entenda o que é a régua de relacionamento

A régua de relacionamento é um conjunto de ações que visam a construir um bom relacionamento com o cliente. É um passo a passo de estratégias a serem seguidas a fim de traçar uma linha de comunicação clara e objetiva entre a empresa e seus clientes — que vai desde a prospecção e geração de leads até a experiência do usuário com a sua empresa e manutenção pós-venda.

Em outras palavras, é um caminho com as fases previstas pelas quais seus clientes vão passar, desde conhecer a loja, comprar e continuar comprando.

Veja como utilizar a régua de relacionamento

Essa ferramenta envolve o uso de diversas mídias e exige uma integração entre vários departamentos da empresa, como marketing, vendas, atendimento e até desenvolvimento de produto, a fim de oferecer ao consumidor uma relação completa e muitas vezes personalizada.

Como dissemos anteriormente, a régua de relacionamento atua em todas as fases da venda, desde a prospecção até o pós-venda, e as estratégias adotadas, assim como as mídias utilizadas e a sequência dentro da régua, devem ser definidas levando em conta os objetivos e necessidades de comunicação de cada empresa.

Conheça algumas estratégias que podem estruturar a régua de relacionamento e aproximar seus clientes:

  • Produção de conteúdo relevante para blog, site, e-mail marketing e outras mídias a fim de prospectar leads via inbound marketing;
  • Contato de agradecimento pelo registro em uma newsletter, pedido ou compra. Essa é uma atitude atenciosa e que abre caminho para um diálogo saudável entre empresa e cliente;
  • Envio de ofertas segmentadas;
  • Remarketing;
  • Acompanhamento pós-venda a fim de buscar o feedback do cliente em relação ao produto e à experiência de compra na sua empresa;
  • Envio de e-mail de aniversário e datas especiais. Esse é o tipo de cuidado que todo mundo gosta e aproxima a sua marca do seu cliente de forma emocional.

Conheça a importância da régua de relacionamento para sua empresa

As empresas utilizam diferentes estratégias para realizar vendas ou prospectar um novo cliente. E a régua de relacionamento aumenta a efetividade dessas estratégias ao trabalhar com uma perspectiva das ações planejadas para cada passo do cliente dentro do processo de venda.

Além disso, é na régua de relacionamento que a empresa identifica e explora todos os pontos de contato com o cliente, possibilitando criar interações personalizadas por meio de diversos canais e mídias.

O relacionamento, diferentemente de outras estratégias de marketing que prometem resultados rápidos, não termina depois de uma compra. Ao contrário! É aí que o relacionamento deve ser fortalecido para que sua empresa não caia no esquecimento, seu cliente seja fidelizado e se torne um propagador da sua marca.

E você, já conhecia a régua de relacionamento? Tem alguma experiência com a estruturação dessa ferramenta? Compartilhe seu ponto de vista nos comentários!

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