No mundo empresarial, oferecer feedback é uma prática bastante conhecida. Trata-se de basicamente um “retorno” do gestor ou representante da organização acerca do desempenho das pessoas em um setor de trabalho.

Contudo, para que funcione corretamente você precisa aprender como dar feedback de maneira clara, objetiva e respeitosa. Quer saber mais sobre o assunto? Podemos ajudar! Acompanhe esse conteúdo até o fim e descubra a importância de incorporar essa cultura na sua empresa.

Entenda o que é feedback

O feedback é uma ferramenta de gestão muito usada para avaliar o desempenho dos colaboradores e direcionar suas ações futuras. Afinal, é dever de todo líder valorizar um trabalho bem-feito e explicar precisamente quais foram os pontos falhos quando um projeto não vai tão bem assim.

Muita gente encara essa prática como uma crítica ou puxão de orelha. Contudo, ele permite que o colaborador seja mais capaz de avaliar e corrigir suas falhas, antes que se tornem um problema. Ele terá uma noção mais evidente sobre o nível de satisfação do gestor (ou da empresa) com seu trabalho.

Esse retorno pode ser positivo ou negativo, e não deve ser encarado necessariamente como uma reclamação. O objetivo não é apontar defeitos ou acusar, mas sim dar a oportunidade para que os pontos fracos possam ser aprimorados; e o colaborador, evoluir profissionalmente. 

Conheça a importância dessa prática

A importância do feedback está na possibilidade de oferecer uma visão clara e objetiva sobre o que a empresa pensa com relação ao desempenho de cada colaborador. Assim, ele terá elementos para analisar seu lugar dentro da equipe e tem a impressão de que seu trabalho está sendo visto e, ocasionalmente, valorizado.

A ferramenta pode aumentar o engajamento e a motivação da equipe, reduzir o turnover e ainda permitir que os colaboradores se aprimorem de verdade. Pode-se melhorar a qualidade do serviço, de modo a proporcionar melhores resultados de maneira ampla.

Descubra como dar feedback de modo efetivo

Toda ação tem uma reação, e com o feedback não é diferente! No entanto, essa resposta pode variar bastante, dependendo da forma como você aplica o conceito. Se o discurso for bem-feito, o colaborador se sentirá motivado e inspirado a melhorar. 

Por outro lado, um feedback mal elaborado pode gerar graves desconfortos. Portanto, comunique-se de maneira clara e objetiva. Se o retorno for negativo, procure agir com respeito e evite deixar o colaborador em alguma situação constrangedora. Feito isso, informe exatamente os pontos que precisam ser melhorados e aproveite para dar sugestões, como a realização de algum curso ou estudo específico. 

O feedback é uma ferramenta de alta relevância dentro de qualquer empresa. No entanto, esse retorno deve ser feito sempre com clareza e muito respeito, especialmente se for negativo. É claro que tudo vai depender do perfil da sua equipe, mas descobrir como dar feedback de maneira assertiva e eficiente é uma habilidade de gestão que merece ser sempre aprimorada.

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