Conseguir resultados melhores com o marketing digital envolve, normalmente, a geração de oportunidades interessadas. A partir disso, temos a chamada gestão de leads, que pode levar a novos acordos fechados. Nesse sentido, o SEO também pode ajudar.

Com os recursos de otimização, é possível posicionar a sua marca e o seu site, o que aumenta o tráfego e a geração de oportunidades. Com uma atuação consistente, há como aumentar as chances de aproveitar ao máximo cada lead gerado.

A seguir, veja o que você precisa saber para acertar na gestão de leads e saiba como isso se relaciona com o SEO.

Crie um bom planejamento de atrair interessados

O gerenciamento só poderá se concretizar se tiver uma quantia mínima de leads para fazer o gerenciamento, certo? Por isso, o ideal é elaborar um planejamento para conquistar novos interessados no seu negócio.

Dentro do inbound marketing, é possível investir no marketing de conteúdo para criar autoridade e gerar interesse. No caso de montar um site e um blog, o planejamento de SEO é essencial para conseguir bom posicionamento e aumentar a geração de oportunidades.

Faça a qualificação na gestão de leads

Com os contatos gerados, é hora de pensar em como cuidar deles e aproveitá-los da melhor maneira. Nesse sentido, o truque é investir na qualificação para a gestão de leads.

Também conhecido como lead scoring, o processo consiste em definir alguns critérios e pontuações específicas. A partir disso, pode-se calcular a somatória de cada pessoa. Quem tiver mais pontos pode ser considerado um lead “quente” — ou que está mais próximo de fechar negócio.

Isso é essencial para entender como cada pessoa se posiciona no funil de vendas e ainda favorece a integração com a parte comercial, por exemplo.

Considere elaborar um fluxo de nutrição de lead

No entanto, nem todos os leads estarão prontos ou próximos de tomar uma decisão. Os demais podem ser trabalhados por meio de um bom fluxo de nutrição, que é responsável por aumentar o aprendizado e o preparo dos interessados.

Nesse caso, vale pensar em e-mails adequados que envolvam os interesses, as expectativas ou as dores do usuário, por exemplo. Também convém investir na automação de marketing para conseguir produtividade e obter um desempenho melhor.

Otimize o SEO no site de maneira contínua

Toda a gestão de leads só ocorre porque um visitante encontrou sua empresa e demonstrou interesse na marca, certo? Para aumentar a capacidade de gerar resultados de modo orgânico é indispensável otimizar o SEO progressivamente.

Vale a pena realizar auditorias periódicas, bem como testes ligados ao assunto. Assim, fica mais fácil entender onde estão as principais oportunidades de melhoria e o que não tem funcionado.

Contar com uma equipe especializada, como um time de agência de marketing digital, é uma excelente solução. Assim, é possível otimizar o planejamento e a execução de forma contínua.

A gestão de leads associada a uma abordagem de SEO permite que o seu negócio tenha novos interessados de maneira contínua. Com um bom planejado e atuação especializada na execução é possível otimizar o desempenho!

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