Para alcançar bons resultados com suas estratégias de marketing, é muito importante se comunicar com o público certo. E para criar um vínculo mais estreito com ele, o ideal é desenvolver personas. 

Isso significa determinar representações semificcionais de seus clientes. Você pode considerar, para chegar a este perfil, dados como localização, idade, profissão, manifestações comportamentais, interesses, hábitos de compra, e também utilizar o histórico de vendas do seu negócio. 

Mas como criar uma persona para seu negócio, afinal? Neste artigo, você confere algumas dicas para encontrar o caminho certo. Acompanhe!

1. Conheça melhor seus clientes

O primeiro passo para criar uma persona é entender as características de seus clientes ideais. Sendo assim, é preciso iniciar um processo de investigação.

Para além de detalhes pessoais, vale observar também seus principais problemas e desejos. E não se esqueça: é normal encontrar dois ou mais perfis diferentes, especialmente se você trabalha com um negócio amplo.

2. Aproxime-se de quem ainda não é seu cliente

Lembre-se que as estratégias digitais também devem visar a atração e prospecção de consumidores. Dessa maneira, é essencial destinar um olhar mais atento para seus possíveis clientes, aplicar pesquisas e entrevistá-los.

Assim, você também terá uma persona que converse com quem ouviu falar de seu negócio, mas ainda não efetuou compras ou fez contato por algum motivo. Isso facilitará a inclusão na jornada e na experiência de compra.

3. Analise as respostas para entender como criar uma persona

Depois, é hora de analisar a fundo as respostas obtidas antes de criar uma persona. Só assim você entenderá por onde começar a estruturar sua representação, pois terá dados sólidos reunidos. 

Caso você perceba constatações muito similares, é fundamental entrevistar mais pessoas ou aplicar pesquisas diferenciadas. Pode ser que você tenha que desenvolver outras ações de marketing digital para captar essas informações, como enquetes e interações específicas em redes sociais.

4. Estruture sua persona

Ao finalizar a análise, você já saberá exatamente como criar uma persona para seu negócio. As características básicas e principais interesses deverão ser listados. O nome é opcional, e a idade deve ser uma média de seus resultados

Para diferentes personas, defina objetivos e problemas específicos, em tópicos. É importante também registrar como aquele perfil chegou até sua empresa. Assim que essa montagem estiver pronta, repasse para a equipe de marketing.

5. Acompanhe a adequação da persona na jornada de compra

Com o auxílio do setor de marketing, você passará para a última etapa da criação de persona: adequar o perfil à jornada de compra. Ela pode se alocar em quatro fases diferentes: se decidir pela compra, ser atraído para o negócio, ser convertido em cliente e manter um relacionamento.

O fim da jornada resultará, então na venda efetiva. Nem todo cliente terá que passar por todas as etapas. Daí a importância de lidar com mais de um tipo de persona. 

Agora que você já sabe como criar uma persona para seu negócio, invista quanto antes nessa definição. Você verá como, além de resolver os problemas do cliente, seu negócio terá um posicionamento muito melhor perante o mercado consumidor.

Quer continuar a encantar seu público e usar efetivamente sua persona nesse processo? Veja 4 formas de marcar presença na memória do consumidor!

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