Utilizar as estratégias certas de marketing digital é fundamental para alcançar os seus objetivos de negócio. Em relação ao uso do seu site e à presença online, duas alternativas se destacam: SEO e PPC.

Essas são escolhas bem diferentes e conhecer as características é indispensável para acertar em cheio. Assim, é possível consolidar a sua marca e se destacar da concorrência.

A seguir, veja quais são as principais distinções entre SEO e PPC e saiba como usar cada proposta!

Como é a estratégia de SEO?

Sigla para Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, o SEO está relacionado ao tráfego orgânico. O conjunto de estratégias tem como principal objetivo melhorar o posicionamento de uma página nos resultados dos buscadores — especialmente, do Google. O motivo é um só: aumentar a visibilidade online e, assim, atrair mais visitas orgânicas. Afinal, os sites que ficam próximo ao topo das pesquisas atraem um volume maior de cliques.

Para que o SEO seja colocado em prática, é possível trabalhar mais de 200 fatores. A modalidade On Page e envolve as mudanças feitas no próprio site, como:

  • uso de layout responsivo.
  • velocidade de carregamento da página;
  • uso de palavras-chave nas páginas;
  • otimização de imagens e assim por diante.

Já as estratégias Off Page são aquelas relacionadas a outros endereços, como lincagem externa e geração de tráfego via compartilhamento nas mídias sociais.

Como funciona o PPC?

Já o PPC é a sigla para Pay per Click ou Pagamento por Clique. Trata-se de uma estratégia relacionada aos links patrocinados, bem como às publicações desse tipo.

Nessa modalidade, a intenção é criar anúncios que são exibidos em determinadas buscas ou para certos usuários. Alguém que já tenha visitado seu site pode ser impactado em outros endereços graças ao retargeting, por exemplo. Nesse caso, são exibidos anúncios dos produtos vistos na loja virtual ou da própria página da empresa.

Como se trata de uma estratégia patrocinada, é fundamental conhecer quais são os critérios para pagamento. Como o próprio nome diz, a cobrança ocorre a cada clique feito pelo usuário.

SEO e PPC podem funcionar juntos?

Como foi possível notar, elas são bem diferentes. Enquanto a primeira estratégia visa ao tráfego orgânico, a segunda está relacionada ao tráfego pago. Porém, apesar das distinções, elas não são exatamente concorrentes.

Há como trabalhar com ambas de forma simultânea, em busca de mais resultados. O SEO serve para aumentar a visibilidade e o posicionamento, garantindo consistência nos resultados a longo prazo.

Já o PPC atua para direcionar um público de maneira patrocinada com mais rapidez. Com a exposição estratégica, é possível ampliar o alcance e melhorar o número de visitas. Inclusive, essa é uma forma de otimizar o SEO, já que o volume de tráfego e o tempo de permanência são fatores de ranqueamento.

O ideal é contar com o apoio de uma agência de marketing digital. Os profissionais saberão como equilibrar as duas alternativas e poderão colocar em prática as estratégias de modo diferenciado. Assim, há como maximizar a performance.

Entre SEO e PPC, não é preciso escolher uma opção em detrimento da outra. Em vez disso, você pode unir essas estratégias para potencializar o seu desempenho.

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