Saber captar leads com o perfil certo poupa muitos esforços e recursos para o seu time comercial. Afinal, não adianta prospectar clientes sem um critério e acabar com uma taxa de conversão lá embaixo, não é mesmo? Portanto, entender como encontrar as pessoas certas em meio a tantas outras é o real desafio das equipes de marketing e de vendas. 

Então, se você deseja aprender a otimizar esse processo e reunir leads cada vez mais qualificados, esse post vai te ajudar muito. Aqui listamos algumas dicas muito boas para melhorar seus critérios de captação. Continue a leitura e descubra!

Entenda o seu público-alvo para prospectar clientes com sucesso

Se você quer aumentar a taxa de conversão na sua empresa, então precisa encontrar pessoas que tenham o perfil perfeito para consumir seus produtos ou serviços. Afinal, para quem acessa o conteúdo é muito chato receber informações sobre itens fora de seu interesse. E, para quem o fornece, acaba sendo um enorme gasto de tempo, de energia e de recursos financeiros.

Portanto, identifique quem é o seu público-alvo. Seja o mais específico possível. Quanto mais informações você reunir sobre as pessoas que consomem seus produtos, mais fácil será prospectar clientes interessantes para sua empresa. 

Tenha paciência na hora de contatar os clientes em potencial

Por mais interessante que seja o seu produto, controle a ansiedade se sua ideia é prospectar clientes. Afinal, nesse caso, o objetivo é que as pessoas conheçam a sua marca e que você consiga despertar o seu interesse. 

Transformar esse primeiro contato em uma reunião de vendas pode ser uma atitude precipitada capaz de atrapalhar suas chances de conseguir fechar negócio no futuro. Portanto, vá com calma!  

Tenha uma boa rede de contatos 

Uma rede de contatos sólida pode lhe render muitos frutos, pois é bastante comum que os clientes conheçam outras pessoas com o mesmo perfil e indiquem seus produtos e serviços. Por isso, é muito importante manter uma boa relação com seus consumidores mesmo tempos depois de fechar um negócio. 

Essas indicações podem ser espontâneas, mas também podem fazer parte de uma estratégia. Experimente investir em ações em que o cliente possa ganhar descontos e brindes ao indicar sua empresa para um amigo, por exemplo. 

Produza conteúdo relevante e de qualidade para prospectar clientes

Essa dica é muito importante, especialmente se você atua com marketing digital. Ter um blog e estar presente nas mídias sociais ajuda muito no tráfego orgânico do seu site, fortalece o posicionamento da sua marca no mercado e aumenta seu engajamento. 

Para isso, você precisa criar um conteúdo relevante. No caso do blog, crie posts com matérias interessantes relacionadas à sua atividade comercial, ainda que de maneira indireta. Imagens bonitas e vídeos bem produzidos também são muito interessantes. Ofereça dicas e soluções criativas para problemas comuns. 

Aprimorar seus critérios na hora de prospectar clientes é essencial para aumentar a taxa de conversão com menos recursos. Portanto, faça um mapeamento do seu público e planeje as ações cuidadosamente. Uma empresa especializada também pode ajudar muito na otimização desse processo. Vai valer o investimento, pode ter certeza!

Se você gostou desse conteúdo, continue com a gente e veja também:

Target Mais

Target Mais

Somos a #TargetMais, única Agência Digital do mercado a trabalhar performance integrada para o mercado PME. Nosso Diferencial competitivo é investir no que há de melhor em termos de Sênior Partners, Processos e Tecnologia para desenvolver Áreas de Alta Performance.

Leave a Reply