Saber um pouco mais sobre a metodologia SEO é muito importante para quem quer desvendar o algoritmo do Google. E um dos fatores que mais geram influência sobre ele é o uso das metatags.

Elas são as grandes responsáveis, inclusive, para obter alcance orgânico. No entanto, é fundamental saber como e quando usá-las, para que esse resultado seja realmente satisfatório.

Quer tirar essas dúvidas sobre o assunto? Então continue a leitura e descubra tudo relacionado ao recurso!

O que são metatags?

As metatags são comandos de HTML que apresentam o conteúdo de uma página da internet para que as ferramentas de busca o reconheçam. Dentro das próprias páginas, elas não são visíveis, mas são detectadas pelo mecanismo do site utilizado. 

Nesse caso, o Google, que usa essas informações para rankear sites ou até excluir páginas que você não precisa ver. Afinal, a experiência do usuário é de suma importância para ele.

Dessa forma, é essencial usar a metatag do site para mostrar de maneira otimizada o conteúdo certo. Durante sua pesquisa, você logo vai se deparar exatamente com o que procura por causa desse detalhe.

Quais são os principais tipos de metatags?

Existem diferentes tipos de metatags, e cada uma tem um propósito específico para gerar resultado e aumentar seu alcance orgânico. Veja só!

Tags canônicas

As tags canônicas contribuem para que o Google consiga separar um conteúdo original de um conteúdo duplicado. Isso acontece quando uma mesma empresa cria URLs diferentes, mas com as mesmas informações, o que é um erro. 

O algoritmo não entende qual das páginas deve ser mostrada. Daí a importância de se adicionar a tag canônica para fazer a diferenciação.

Metadescrição

A metadescrição, ou metadescription, é o resumo que aparece logo abaixo dos links das páginas de pesquisa. Ela conta para o usuário um pouco sobre o conteúdo que ele pode ler ao acessar aquele site.

Para que funcione bem, deve ser objetiva e resumida. E ainda destacar uma palavra-chave relacionada ao conteúdo.

Title Tag

A title tag é uma das metatags que mais impactam a otimização dos sites e suas classificações em ferramentas de busca. Ela é visível para o usuário e informam o que ele vai ler ou encontrar assim que acessar o link.

Em resumo, é o título do seu conteúdo. O ideal é que seja bem curta, com no máximo 60 caracteres.

Por que usar metatags para suas páginas?

Apesar de ser indispensável para o SEO, acredite: muitas empresas não trabalham suas metatags corretamente. No entanto, é fundamental reforçar que elas são de suma importância para quem quer fazer a diferença no ranking de uma busca que use suas principais palavras-chave.

Você pode gerar metatags de forma automática ou manual, sendo que essa última opção geralmente é mais eficiente. Lembre-se de que elas devem ser chamativas e interessantes, para gerar a vontade de realizar o clique.

E escolha bem as palavras-chave utilizadas. Elas precisam estar adequadas para seu público-alvo e objetivo de texto.

Como você pode ver, o uso correto das metatags tem um grande poder sobre o seu posicionamento em sites de busca. Portanto, direcione um olhar cuidadoso, para incrementar seu alcance orgânico e conseguir realmente chegar a seu público com qualidade.

Que tal se aprofundar um pouco mais na técnica SEO? Descubra também como otimizar os conteúdos do seu blog com essa estratégia!

Target Mais

Target Mais

Somos a #TargetMais, única Agência Digital do mercado a trabalhar performance integrada para o mercado PME. Nosso Diferencial competitivo é investir no que há de melhor em termos de Sênior Partners, Processos e Tecnologia para desenvolver Áreas de Alta Performance.

Leave a Reply