O marketing digital ganhou força com a evolução da tecnologia, mas ainda é uma estratégia relativamente recente. Ao mesmo tempo, em que as empresas buscam dicas de marketing digital, há diversas dúvidas que aparecem com certa frequência quando esse é o tema.

Então, para começar bem nessa estratégia, o melhor é esclarecer esses pontos antecipadamente. Inclusive, essa é a maneira ideal de adaptar essa estratégia aos interesses e às necessidades do seu negócio.

Na sequência, veja quais são as 5 dúvidas mais comuns sobre marketing digital e entenda os pontos que merecem atenção!

1. Mas, afinal, o que é essa estratégia?

Apesar de esse tema ter se tornado mais relevante e comum, ainda é frequente que as pessoas tenham dúvidas sobre o conceito dessa abordagem. De forma simples, o marketing digital reúne todas as estratégias de comunicação e relacionamento com o público que usam canais digitais como meio.

Isso significa que é possível colocar essa proposta em prática em um site, nas redes sociais, em anúncios digitais patrocinados e assim por diante.

2. Quais empresas podem aproveitar as dicas de marketing digital?

Basicamente, todas. Qualquer negócio, independentemente do tamanho ou do setor, pode utilizar essa estratégia para conseguir resultados melhores. Tudo o que é necessário é realizar uma adaptação na execução, de modo a ter um desempenho satisfatório.

Sem um negócio não puder investir muito em anúncios nas redes sociais, por exemplo, pode usar estratégias de otimização para mecanismos de busca (SEO) e em outros conteúdos orgânicos. A versatilidade, inclusive, é um dos principais pontos positivos.

3. É mais barato investir no marketing digital ou na versão offline?

Na hora de avaliar o investimento necessário em uma campanha, é preciso considerar vários fatores, como o público a ser atingido e os objetivos. No entanto, em condições semelhantes, marcar presença no digital costuma sair mais em conta.

Isso acontece porque é mais barato (e acessível) anunciar na internet que na TV ou em outdoors, por exemplo. Ao mesmo tempo, a conquista de resultados pode ser elevada, o que ajuda a garantir uma atuação bem interessante, pensando no retorno sobre investimento.

4. Qualquer pessoa pode fazer marketing digital?

Depende. É possível encontrar boas dicas de marketing digital em diversas fontes e também há muitas ferramentas gratuitas disponíveis no mercado. Abrir uma conta nas redes sociais, por exemplo, não leva mais que alguns minutos!

No entanto, é preciso ter conhecimentos específicos para aplicar as estratégias da melhor maneira. Por isso, o ideal é contar com o apoio de profissionais especializados no tema, como ao contratar uma agência. Essa é solução para otimizar o aproveitamento de recursos e de obter resultados reforçados.

5. Como saber que as campanhas estão dando certo?

Uma das maiores vantagens do marketing digital é o fato de ele poder ser medido de forma ampla. É possível rastrear links, páginas e outros recursos com bastante precisão. Então, é mais fácil medir resultados para entender de onde vêm as oportunidades e o que tem sido efetivo.

É por isso, inclusive, que uma das dicas de marketing digital envolve a definição e o acompanhamento de indicadores. Com as “medidas” certas, há como saber o que tem dado certo, o que precisa mudar e o que pode ser mantido.

O marketing digital é especialmente fácil de acompanhar e é muito versátil. Agora que você já tem a resposta para as principais dúvidas, basta contratar profissionais especializados para aproveitar o que essa possibilidade tem de melhor.

Aumentar o seu conhecimento também é essencial para ter campanhas relevantes. Por isso, assine a nossa newsletter, curta nossa página no Facebook, e siga o nosso perfil no Instagram para não perder mais as dicas de marketing digital!

Target Mais

Target Mais

Somos a #TargetMais, única Agência Digital do mercado a trabalhar performance integrada para o mercado PME. Nosso Diferencial competitivo é investir no que há de melhor em termos de Sênior Partners, Processos e Tecnologia para desenvolver Áreas de Alta Performance.

Leave a Reply