Entenda o que é black hat e white hat na otimização do seu site

Entenda o que é black hat e white hat na otimização do seu site

black hat

Aplicar as práticas adequadas de SEO em seu site gera uma otimização que rende bons frutos para a sua estratégia. Graças a elas, é possível conquistar posições, aumentar o alcance e melhorar o tráfego.

Porém, há alguns truques que prometem os mesmos resultados, mas que podem custar muito caro. Conhecer o certo e o errado, portanto, é indispensável para saber como agir.

Por isso, descubra, a seguir, o que é black hat e white hat e qual é a influência de cada abordagem.

O que são as práticas de black hat de SEO?

Especificamente falando de SEO, essas práticas têm o objetivo de enganar o Google, de modo que o algoritmo entenda que uma determinada página é mais relevante do que é. Com isso, o buscador apresenta o endereço em posições mais elevadas, o que acaba induzindo o usuário ao erro.

Se você, alguma vez, já buscou um termo, clicou em uma das primeiras posições e terminou em um site que não tinha nada a ver com o tema, então você sabe exatamente o que são essas práticas.

Entre as mais comuns, estão:

  • Keyword stuffing ou uso excessivo da mesma palavra-chave, tentando denotar maior relevância;
  • Cloaking, que nada mais é do que esconder um conteúdo no código, tornando-o legível somente para o algoritmo do Google;
  • Link farm, que consiste na criação de páginas que geram redirecionamento umas para outras, buscando uma aparente relevância;
  • Unrelated keywords ou o uso de palavras-chave de alta relevância/pesquisa, mas que não têm nada a ver com o conteúdo.

Há várias outras técnicas que também são usadas, como o uso do link do site/página em comentários de vários blogs no melhor estilo spam, redirecionamento indevido para outras páginas e assim por diante.

E as práticas white hat?

Se as black hat são as vilãs, as white hat são as mocinhas do SEO. Usá-las é uma forma de ter o site bem-visto pelo Google e pelos próprios usuários. Com uma consistência de atuação, é possível conseguir boas posições de maneira duradoura e totalmente honesta.

Como são mais de 200 fatores de ranqueamento, não faltam boas práticas, mas entre as melhores estão:

  • Produção de conteúdo útil, original e que responda às dúvidas da persona;
  • Uso de palavras-chave semanticamente relacionadas, favorecendo o entendimento do Google sobre o que é o endereço;
  • Utilização de imagens otimizadas, permitindo a leitura facilitada do algoritmo;
  • Uso de link building adequado, linkando e sendo linkado por sites de referência;
  • Otimização da experiência no site, favorecendo o tempo de permanência e a relevância e mais.

Com isso, as práticas white hat nada mais são do que fazer SEO do jeito certo e ético.

Por que é importante conhecer esses elementos?

Em primeiro lugar, reconhecer as práticas de “chapéu preto” é necessário para entender o que não fazer, mesmo sem querer. Da mesma forma, analisar as boas práticas permite uma otimização eficiente.

Além disso, o black hat é penalizado pelo Google. Na melhor das hipóteses, o algoritmo não considerará seu conteúdo, mas o provável é que ele perca muitas posições ou até que seu site já não apareça mais em qualquer busca.

Para piorar, o público nota que seu conteúdo não é de qualidade e, com isso, o site pode perder totalmente a credibilidade e de maneira duradoura. Portanto, conhecer esses elementos é fundamental para conseguir resultados adequados e, principalmente, para não colocar toda a estratégia a perder.

Ao entender o que são as práticas de black hat e de white hat, você poderá adotar a abordagem ética e adequada. Assim, seu site não é penalizado e, ainda por cima, consegue posições de forma duradoura.

Você já executou alguma prática considerada ruim? Restou outra dúvida? Comente!

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