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Tudo o que você precisa saber sobre inbound marketing para e-commerce

Você sabe o que é inbound marketing? Essa metodologia pode ser aplicada para turbinar suas vendas online. Com o custo acessível e o alto nível de efetividade, o inbound marketing para e-commerce tem se destacado entre as várias estratégias de marketing digital.

Para esclarecer as suas dúvidas, elaboramos o post de hoje. Vamos conhecer essa estratégia e aprender a ampliar as suas vendas?

O que é inbound marketing para e-commerce?

O conceito surgiu nos Estados Unidos e diz-se do conjunto de estratégias cujo objetivo é atrair os clientes de forma espontânea para o site da empresa, sem que esta precise efetivamente ir atrás deles.

Sua base principal é o relacionamento com o consumidor, visando reforçar a autoridade da marca diante deste público.

O nome pode ser traduzido como marketing de atração, e esse movimento se dá por meio da produção de conteúdos relevantes e personalizados. Esses conteúdos se tornam responsáveis por educar o consumidor e clientes em potencial acerca da sua empresa, produtos e serviços, fazendo com que a marca se torne referência no mercado.

Qual a sua importância?

O inbound marketing para e-commerce pode ser adaptado para empresas de todos os portes e segmentos, e funciona como um investimento positivo, pois custa menos que as estratégias de marketing tradicionais. Suas ações são muito mais eficazes, visto que não funcionam como anúncios que interrompem a busca do usuário por conteúdo. Atuam, na verdade, como uma forma de conteúdo por meio do qual as pessoas vão aprender e utilizar.

Artigos recheados de informações e conhecimento são mais valorizados pelos clientes do que somente o recebimento de anúncios publicitários. O interesse dos usuários é despertado mais facilmente, e os olhares para a sua marca são direcionados de maneira positiva.

Como aplicar o inbound marketing para e-commerce?

As práticas indicam 4 etapas que devem ser percorridas pelos clientes quando estes têm acesso aos conteúdos da sua loja virtual. São elas:

  • Atração dos visitantes para o site;
  • Coleta de dados;
  • Transformação dos leads em clientes;
  • Fidelização para gerar o aumento de vendas.

Para cada uma dessas fases, pode ser aplicada uma estratégia. É preciso conhecer os clientes para identificar que conteúdos são considerados relevantes para ele. E essa identificação pode ser feita através de pesquisas e/ou entrevistas.

Com aqueles resultados, é possível identificar a persona referente ao seu público-alvo. Esse personagem que tem faixa etária definida, profissão e características peculiares, e que ajuda a empresa a entender e produzir os conteúdos adequados para ele.

Para que os visitantes do seu blog, por exemplo, transformem-se num lead, você precisa ter os contatos deles. Você pode solicitar o preenchimento de formulários com nome e e-mail ao fim das postagens.

Com esse contato, você poderá disparar conteúdos diretamente para eles — e ainda oferecer materiais, promoções e soluções. Todo esse exercício não deve ser parado após a sua primeira venda, é importante continuar fomentando o relacionamento visando à fidelização.

Quanto mais você conhecer o cliente, mais fácil será encontrar as estratégias certas a fim de manter o encantamento e a boa reputação da sua empresa.

O inbound marketing para e-commerce deve estar agregado às redes sociais e ferramentas de busca (com SEO ou Search Engine Optimization). Esses são dois fortes elementos de estratégia dessa vertente do marketing.

E então, ainda tem alguma dúvida a respeito do inbound marketing para e-commerce? Deixe aqui o seu comentário ou sugestão.

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