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Entenda de uma vez por todas o que é inbound marketing

o que é inbound marketing

Você realmente sabe o que é Inbound Marketing? Se você trabalha com marketing ou tem uma equipe de marketing no seu negócio, provavelmente já ouviu falar nessas duas palavrinhas mágicas. Se elas ainda são novas para você, não se preocupe, em breve elas vão se tornar muito populares no seu dia a dia.

Esse novo modelo de trabalhar a relação com os clientes tem feito a cabeça de muitas empresas, de grande e pequeno porte, além de revolucionar a maneira como fazemos marketing digital. Você está doido para entender, de uma vez por todas, como funciona essa estratégia? Confira o artigo abaixo que preparamos para você!

O que é inbound marketing?

Inbound Marketing é um termo que foi criado por uma empresa americana, a Hubspot, para definir “toda e qualquer estratégia de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo”. Em outras palavras, o Inbound tem como principal objetivo chamar a atenção de um potencial cliente, ao invés de correr atrás dele com ofertas imperdíveis de um determinado negócio.

O Inbound Marketing, portanto, é exatamente o oposto do que chamamos de Outbound Marketing, que são aquelas estratégias tradicionais de marketing, feitas para divulgar diretamente um produto ou serviço para seus clientes, seja no formato de propagandas de TV, anúncios em revistas ou até mesmo nos seus vídeos do YouTube.

No Inbound a ideia é conquistar o cliente oferecendo algo que ele realmente precisa, uma informação que ele busca sobre determinado serviço ou produto que você pode oferecer. Nesse tipo de estratégia, antes de qualquer coisa, as marcas procuram criar e compartilhar um conteúdo de qualidade para seus públicos alvos, criando uma verdadeira relação duradoura de confiança, permitindo que, a longo prazo, eles tomem a decisão de virarem um potencial cliente.

Como o inbound marketing funciona?

Para você entender o que é Inbound Marketing, basicamente, é estruturado por diferentes pilares do marketing digital, que permitem a criação de uma estratégia única e completa na captação de leads para o seu negócio – e que podem, futuramente, se tornar clientes. Poderíamos resumir o Inbound em estratégias de SEO, somadas com o uso correto das mídias sociais e um poderoso marketing de conteúdo, entretanto, especialistas nesse tipo de estratégia sabem que é preciso muito mais do que isso para fazer um bom planejamento rodar e trazer resultados para uma empresa.

Basicamente, para poder contar com uma boa estratégia de Inbound Marketing, é preciso produzir o conteúdo certo, enviado da maneira certa e no tempo certo, para as pessoas certas. Complexo, né? Nem tanto! Você e sua empresa, entretanto, só vão saber se estão produzindo o conteúdo correto, atendendo a todas essas expectativas, quando souberem exatamente com quem estão falando. Por isso, talvez um dos pontos mais importantes da estratégia de Inbound Marketing é definir a persona com a qual vocês pretendem falar.

Essa persona é que vai lhe ajudar a compreender em qual etapa do funil de vendas esse indivíduo com o qual você está conversando se encontra, o que ele está procurando e até com qual tipo de conteúdo você pode ajudá-lo. É claro que essa é uma visão muito simples da estratégia de Inbound Marketing, mas é um bom ponto de partida para você compreender melhor como ela vai funcionar.

A partir dai, com todas as informações relacionadas à sua persona, as expectativas e o que ela está procurando, é que serão desenvolvidos planejamentos de conteúdos, estratégias de captação de lead e de análise das informações recebidas por sua equipe, que vão resultar, lá na frente, em uma possível conversão desse “leitor” em um cliente.

Acreditamos que é possível perceber o que é inbound marketing, com a ajuda desse pequeno resumo, que o Inbound Marketing não é uma estratégia de curto prazo, visto que para criar uma relação duradoura e de confiança com o cliente é preciso de tempo. Entretanto, quanto mais satisfeitos e seguros seus leitores se sentirem ao consumir seu conteúdo, maiores são as chances de que essa relação se torne forte e interessante para ambos os lados.

Por que várias empresas tem se interessado por essa prática?

Após ler a primeira parte desse artigo, você deve estar pensando: mas afinal, por que é que tanta gente tem se interessado em aplicar o Inbound Marketing nos seus negócios? A resposta para essa pergunta pode ser muito simples, e vamos começar com algumas informações que podem lhe ajudar a compreender por que é que o Inbound vem revolucionando a maneira como as empresas fazem marketing.

Primeiro, basta pensarmos no papel dos buscadores na jornada de consumo de um potencial cliente. Hoje, praticamente 80% das pessoas optam por fazer uma busca no Google – ou qualquer outro buscador online – antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Elas estão ali para conferir avaliações, compreender como funciona um determinado produto ou simplesmente tirar dúvidas sobre algum assunto. Quando você se coloca como uma das possibilidades de pesquisa sobre o conteúdo que as pessoas estão buscando, maiores são suas chances de ser encontrado.

Depois, já pensando no comportamento dos usuários no momento de clicar em um resultado de busca, podemos afirmar que mais de 70% dessas mesmas pessoas optam em abrir artigos que não se encontram no topo da página de pesquisa (que são anúncios pagos), mostrando, portanto, o poder dos resultados de busca orgânica para uma empresa. E como conseguir que a sua marca coloque um artigo, organicamente, no topo dessa página? É isso mesmo que você está imaginando: com o Inbound. Acredita-se que, a longo prazo, as estratégias de Inbound Marketing consigam reduzir até 60% dos custos da empresa para conquistar um lead, quando comparados com o marketing tradicional.

Precisa dizer mais? É claro que existem vários outros benefícios que o Inbound pode oferecer para o seu negócio, entretanto, esses dois pontos é que costumam chamar a atenção de boa parte dos tomadores de decisão das grandes e pequenas empresas.

Como usar essa estratégia nos meus negócios?

Apesar de parecer tudo muito simples e bonito no papel, o Inbound Marketing demanda o conhecimento e expertise de especialistas que já estudaram e atuaram com esse modelo de estratégia – afinal, suas teorias e práticas vão muito além do breve resumo que apresentamos aqui. Por isso, para poder permitir que a sua empresa colha os frutos de um Inbound bem aplicado e desenvolvido, você conta com duas opções:

  • Contratar uma equipe interna de profissionais especializados e que vão se dedicar no desenvolvimento da estratégia;
  • Contratar o serviço de uma agência de marketing digital que trabalha com Inbound Marketing.

O investimento em agências costuma trazer um retorno de investimento mais interessante para as empresas que estão começando a se aventurar nesse universo, além de apresentarem um custo-benefício mais confortável.

O Inbound Marketing é uma área do marketing digital que ainda está em desenvolvimento e, por isso, é importante que os profissionais que atuam com essa estratégia se mantenham atualizados e em constante contato com as novidades do mercado.

Agora que você sabe o que é Inbound Marketing, ficou interessado em explorar mais sobre esse assunto? Clique no banner abaixo e faça uma análise do Inbound Marketing da sua empresa.

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