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Saiba como influenciar a tomada de decisão através do fluxo de nutrição

O funil de vendas é uma metodologia muito utilizada para que uma empresa oriente suas ações de marketing rumo às vendas. Como divide as oportunidades em seus diferentes estágios de compra, é capaz de aumentar a efetividade de ações e diminuir o ciclo de vendas.

Para que isso seja possível, o fluxo de nutrição precisa ser feito corretamente. É ele quem conduzirá os leads até que se tornem clientes, o que acontece por meio da informação e oferta de conhecimento relevante.

Quer saber como influenciar a tomada de decisão com esse elemento? Então veja a seguir:

Identifique a posição dos contatos no funil de vendas

O primeiro passo para que o fluxo de nutrição funcione é reconhecer onde está o seu contato/oportunidade. Ao saber qual é a posição no momento, dá para definir qual é o próximo passo a ser dado.

Se um cliente ainda está na fase de reconhecimento e descoberta, por exemplo, o fluxo de nutrição tem que conduzi-lo para o aprofundamento e consideração.

Já se a pessoa está prestes a fechar negócio, oferecer conteúdo do topo do funil, explicando sobre um problema que ele já reconhece, só levará à perda de timing e prejuízos para a persuasão.

Para acertar, vale utilizar a qualificação de leads mediante parâmetros bem definidos, de modo a separá-los corretamente entre as etapas.

Ofereça conteúdo específico no fluxo de nutrição

A partir dessa identificação, é hora de oferecer conteúdo específico e personalizado para que a pessoa fique mais próxima de tomar uma decisão favorável à sua empresa.

Novamente, a qualificação vem a calhar. Por meio dela, dá para criar grupos entre as oportunidades, considerando o posicionamento delas.

Isso gera a segmentação, que consiste em oferecer conteúdo personalizado para cada necessidade desse grupo. Assim, aumentará a efetividade de ações, pois garante que cada pessoa receberá o conteúdo de que necessita.

Pense em conteúdos e elementos que ajudem a informar e convencer as pessoas, tornando-as mais seguras para tomar a decisão. Criar esse relacionamento é fundamental para conduzi-las até o final.

Aproveite a automação de marketing

Dependendo da sua base de leads, fazer esse processo manualmente demanda muito tempo e recursos. Além disso, há maiores chances de haver o desperdício de oportunidades.

A melhor maneira de contornar isso é com a automação de marketing. Por meio de ferramentas desse tipo, dá para definir parâmetros e gatilhos, que determinam quando uma pessoa recebe um ou outro conteúdo.

Isso ajuda a aproveitar todas as oportunidades e diminui as chances de erros, reduzindo o tempo até o fechamento da venda.

Monitore o comportamento e otimize os resultados

Porém, é sempre importante lembrar de que a jornada de compra do público não é linear. Alguém pode entrar pelo meio do funil de vendas, consumir conteúdo do topo e partir para a decisão, por exemplo.

Por isso, as ações do seu fluxo de nutrição devem ser norteadas pelo comportamento do seu público, então é fundamental fazer a mensuração e avaliação de resultados.

A partir dos padrões encontrados, realize ações de otimização, gerando cada vez mais efetividade na tarefa de persuasão.

Ao seguir esses passos, o seu funil de vendas influenciará diretamente a tomada de decisão e gerará mais conversões para o empreendimento.

Nos comentários, deixe suas impressões, dúvidas ou opiniões sobre o tema!

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