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Saiba como gerenciar efetivamente o marketing de sua empresa

 

 

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O marketing de uma empresa é, muitas vezes, considerado a alma de um negócio. É essa área, em grande parte das vezes, que consegue movimentar o faturamento, posicionar a marca da empresa no mercado e, é claro, atrair novos clientes.

Apesar de ser uma parte essencial de qualquer empresa, de grande ou pequeno porte, nem sempre fazer o gerenciamento da atividade da equipe de marketing é uma tarefa tão simples quanto parece. É preciso, antes de tudo, ter organização, planejamento e muita dedicação para fazer com que os objetivos das estratégias sejam alcançados.

Se você está começando a montar o seu time de marketing na sua empresa, ou está buscando por resultados positivos que ainda não foram alcançados, confira, nesse artigo, como gerenciar efetivamente essa área do seu negócio.

Conheça bem o seu negócio

O primeiro passo para colocar o seu marketing funcionando da maneira que ele precisa é, antes de tudo, conhecer bem o que é que sua empresa realmente faz.

Para poder obter essas respostas você pode iniciar essa pesquisa de uma maneira bem simples, buscando entender primeiro quais foram os seus objetivos ao abrir um negócio próprio: você queria um desafio novo? Queria ajudar seus clientes em alguma atividade específica? Tinha paixão por uma determinada atividade? Essas respostas podem lhe ajudar a compreender melhor sua história e traçar os verdadeiros objetivos da sua empresa.

Uma vez com essas ideias no papel, você tem um bom começo em mãos para desenhar o seu planejamento das estratégias de marketing ideais para o seu negócio.

Faça um estudo de mercado

Além de conhecer bem o negócio que você movimenta, para ter uma boa estratégia de marketing é preciso que você tenha total compreensão do mercado em que está atuando. Isto significa conhecer todos os detalhes dessa área que você está entrando: quem são os potenciais clientes, quais são os concorrentes, como é a procura por esse determinado serviço em sua região e quais são as oportunidades de crescimento dessa área no futuro.

O estudo de mercado, além de lhe dar essas respostas, pode lhe ajudar a compreender até mesmo se você está pisando em campos pouco explorados, ou até mesmo que ninguém explorou até o momento – o que poderia lhe sinalizar uma excelente oportunidade de crescimento ou fracasso, dependendo da demanda que você encontrar nessas pesquisas.

Para fechar o seu estudo de mercado, pode ser interessante fazer uma análise chamada de SWOT, que vai lhe ajudar a identificar:

  • (Strenghts) Os pontos fortes do seu negócio;
  • (Weakness) Os pontos fracos;
  • (Opportunites) Os cenários de oportunidade;
  • (Threats) As ameaças para o seu sucesso.

Trace os objetivos do marketing para a empresa

Com todo esse extenso estudo em mãos, é hora de realmente começar a colocar em prática o trabalho da sua equipe de marketing – e uma boa maneira de fazer isso é traçando os objetivos dessa atividade para sua empresa.

Alguns especialistas em negócios afirmam que o planejamento de marketing é considerado tão importante para a empresa quanto o estudo de mercado e a gestão financeira da mesma. Essa comparação acontece por que é esse planejamento que vai lhe ajudar a mergulhar no estudo de comportamento de compra dos seus clientes – com a definição da persona ideal, por exemplo – e entender até como seus concorrentes atuam para fisgá-los no mercado.

A partir desses conhecimentos, a equipe de marketing vai poder definir seus objetivos e metas que devem ser alcançadas com a ajuda de estratégias específicas que serão traçadas por eles. É exatamente nesse ponto que vocês vão começar a compreender onde devem atuar e se fazer presente para conquistar mais clientes, seja com a ajuda de estratégias de marketing digital, maior presença nas redes sociais, campanhas publicitárias ou qualquer alternativa que o seu time julgar como relevante para o público com o qual pretendem conversar.

Um cronograma vai ajudar a acompanhar essas ações e seus resultados – assim como seus responsáveis – que podem ser modificadas caso seja observado que não estão funcionando da maneira esperada.

Esse é apenas um esboço básico de como você pode iniciar uma estratégia eficiente de gestão do marketing da sua empresa. Uma alternativa para garantir que os resultados sejam realmente palpáveis e satisfatórios para o negócio, pode ser terceirizar este serviço para agências especializadas em marketing, que contam com a expertise e profissionais de diferentes áreas capacitados para criar e gerenciar estas estratégias.

Como você gerencia o marketing da sua empresa? Se identificou com alguma das situações acima? Compartilhe suas dúvidas e opiniões com a gente!

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