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Quer fidelização? Comece fazendo a gestão de clientes com um CRM

A fidelização é um elemento fundamental para o sucesso do seu empreendimento. Ter consumidores fiéis significa que eles estão satisfeitos e, principalmente, que estão indicando o negócio para outras pessoas.

O processo, entretanto, não é tão simples, mas algumas ferramentas podem ajudar. Quando a gestão de clientes é feita com um CRM, por exemplo, há maiores possibilidades de conquistar os efeitos desejados.

Sendo assim, veja a seguir como usar esse recurso a seu favor e consiga uma base sólida de consumidores!

Use as informações para fazer um atendimento personalizado

É fundamental que todos os clientes e até leads e prospects estejam cadastrados no CRM. Coletar as informações dessas pessoas é uma opção de partida e os próximos passos incluem o monitoramento de todos os pontos de contato.

Ao fazer isso, a empresa terá uma grande e relevante base de dados a respeito de quem mais importa. Porém, somente ter as informações não é o suficiente. Na hora de atender, esses elementos devem ser utilizados para criar uma experiência personalizada e altamente satisfatória.

Imagine, por exemplo, que sua empresa oferece um sistema na nuvem e um determinado cliente possui um plano intermediário. Ao entrar em contato com o suporte, o ideal é que o atendente saiba, exatamente, qual é o plano dele, o tempo de relacionamento e outras características relevantes.

Além de isso acelerar qualquer processo de atendimento, evita que o cliente tenha que ser questionado sobre dados que já forneceu anteriormente. Isso aumenta a satisfação e, consequentemente, leva a uma fidelização maior.

Una o CRM a uma ferramenta de automação de marketing

Como é uma tendência crescente que vendas e marketing se unam, o CRM não precisa ser utilizado apenas do ponto de vista comercial. De fato, dá para uni-lo a uma ferramenta de automação de marketing para conseguir melhores resultados.

Explica-se: com esse trabalho conjunto dos softwares, é possível criar um fluxo de nutrição que é cada vez mais relevante para o consumidor. Na hora de fazer e-mail marketing, por exemplo, dá para enviar conteúdos que tenham a ver, de fato, com a jornada de quem consome.

Usando os dados do CRM, a automação de marketing segmenta e direciona as campanhas para as pessoas certas, melhorando a conversão e favorecendo o alcance dos efeitos esperados.

Aposte em um pós-vendas de sucesso

A gestão de clientes não deve acontecer somente até o momento em que o consumidor diz “sim” e faz a aquisição. Ela precisa continuar depois disso e o CRM é de grande auxílio.

Com as informações de comportamento, consumo e necessidades de quem compra, o time comercial poderá fazer um pós-vendas de alta qualidade. É o caso de fazer ofertas complementares (cross selling) ou melhoria/atualização (up selling).

No mesmo caso do cliente que possui um plano intermediário do software, o CRM pode apontar que, na verdade, ele ficará melhor com recursos avançados. Assim, o time comercial pode abordá-lo, explorar os problemas que já são conhecidos e mostrar o upgrade como uma solução viável.

Faça uma gestão de clientes inativos

E quanto a quem comprou e não retornou? Pois saiba que também é possível fidelizar essas pessoas e com um esforço menor do que o necessário para adquirir novos.

Nesse caso, a gestão de clientes envolve as pessoas que estão na base, mas que, por algum motivo, ficaram inativas. O CRM ajuda justamente a identificá-las e, com base nas informações, a desenhar soluções que ajude a atraí-las de volta.

Ao entrar em contato, é possível oferecer descontos, vantagens e outros elementos que façam com que a pessoa retorne para a compra e se mantenha fidelizada.

Ao empregar o CRM em sua gestão de clientes, o atendimento fica mais robusto e personalizado, colaborando para a fidelização. Assim, considere usar esse recurso para consolidar efeitos ainda melhores!

Gostou dessas informações? Dê sua opinião nos comentários e participe.

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