Receba dicas grátis!

O que é inbound sales e por que a sua empresa precisa entender sobre isso?

No mercado competitivo de hoje, vender já não é o bastante. Mais do que isso, é necessário vender do jeito certo, com a melhor utilização de recursos e para as pessoas adequadas.

Como o consumidor nunca teve tanto poder para tomar a decisão de compra, a abordagem interruptiva e agressiva de vendas já não funciona como antes. Daí, surgiu a metodologia de inbound sales.

Embora você, provavelmente, já tenha ouvido falar sobre o tema, será que você sabe do que se trata? Para descobrir, continue lendo e aprenda, também, por que a sua empresa tem que entender desse assunto:

O que é inbound sales?

Inbound sales é o nome dado a uma nova metodologia de venda que aproveita as novas condições e possibilidades do mercado.

Estando na era do marketing de permissão, os setores de vendas precisam reconhecer a necessidade de se adaptar à nova realidade. A metodologia se aproveita justamente dessas características mais recentes e trabalha os leads que são atraídos para a organização.

Em vez de sair para a prospecção de clientes, forçando-os à compra, a equipe de vendas trabalha as oportunidades geradas. Conforme há a aquisição de leads, esses contatos são qualificados e, então, abordados.

Ela acontece “dentro de casa”, ou seja, com pessoas que já estão relacionadas com a empresa de alguma forma. Como as vendas são realizadas a partir das chances captadas pelo marketing de atração ou inbound marketing — e por isso recebe esse nome.

Por que a sua empresa precisa entender sobre isso?

Em primeiro lugar, o inbound marketing é o futuro da comunicação com consumidores. Para falar a verdade, seus resultados mostram que o futuro é agora, então adotar tal modelo de vendas é se adaptar à nova realidade do seu mercado consumidor.

Além dessa questão atrelada à atualização ao panorama atual, outros fatores que justificam conhecer e implantar essa metodologia incluem:

Maior assertividade de vendas

Como os leads são trabalhados e qualificados antes da abordagem de venda, as chances de o negócio ser fechado são muito maiores. O time de vendas ganha assertividade e consegue convencer mais facilmente o consumidor.

Estando mais preparado e informado, o cliente também está mais empoderado e tem menos objeções, acelerando o processo para ambos os lados.

Diminui os custos de aquisição

Adquirir um cliente é muito caro quando você não sabe, exatamente, quem ele é ou o que ele procura. A necessidade de prospectar ativamente oportunidades e os esforços utilizados para que o cliente conheça a empresa são fatores que elevam os custos.

Quanto mais caro for para adquirir um cliente, menos lucrativo o negócio se torna. Com a metodologia de inbound sales, por outro lado, esses gastos são diminuídos, melhorando os resultados trazidos pelas vendas.

Favorece o crescimento da empresa

Se a organização gasta muito para adquirir clientes, fica cada vez mais difícil expandir o seu mercado. Conforme as oportunidades mais óbvias forem absorvidas pela empresa, será necessário gastar cada vez mais.

Eventualmente, isso pode tornar insustentável o empreendimento. Com a aplicação de vendas inbound acontece o oposto: a organização consegue atrair e converter mais pessoas, mas sem precisar aumentar a matriz de custos.

Isso favorece o crescimento, inclusive de maneira escalável, o que aumenta a competitividade e melhora os resultados gerais.

O inbound sales é uma metodologia que consiste em trabalhar as oportunidades atraídas para o empreendimento. Ela é importante porque tem tudo a ver com o mercado atual e, de quebra, pode melhorar os resultados da sua empresa, inclusive em relação ao crescimento.

O que acha de adotar essa metodologia no seu negócio? Conte nos comentários!

Adicionar comentário

Show Buttons
Share On Facebook
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Hide Buttons