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O que é CRM de vendas?

Com a revolução da tecnologia nos processos de todas as empresas, é muito comum ouvir um termo: CRM de vendas. Essa é uma ferramenta poderosa e que pode mudar a forma como o seu negócio convence o consumidor.

Mesmo assim, muitos negócios ainda não sabem o que é CRM de vendas ou a diferença que ele pode fazer nos resultados. Quer a resposta para tantas dúvidas? Então, continue a ler o post e veja mais a seguir!

Saiba de uma vez o que é CRM de vendas

O CRM de vendas é uma ferramenta utilizada para registrar os dados dos clientes. Mais do que armazenar informações básicas, ele mapeia todos os pontos de contato de uma possível oportunidade com o negócio, que é conhecida como lead.

A partir do registro de todas as interações, o time comercial consegue identificar mais facilmente em qual etapa do funil de vendas o cliente está, o que permite o planejamento mais estratégico da abordagem que será utilizada.

No caso de um CRM aplicado ao marketing digital, por exemplo, é possível identificar o comportamento dos leads, como no consumo de conteúdo. Com os dados, o time consegue posicionar o lead na sua jornada de compra e agir de acordo.

Entenda a sua importância

O uso do CRM é muito importante para os negócios que desejam vender mais e melhor. Graças a ele, a atuação do time comercial fica mais assertiva, já que a abordagem acontece em relação aos clientes mais preparados.

Isso não apenas aumenta a taxa de conversão por si só, como também contribui para que haja menos desperdício de recursos. O ciclo de vendas se torna mais acelerado, e as chances de queimar um lead diminuem — ou seja, quando ele é abordado em um momento em que ainda não está preparado para a compra.

Outro ponto importante é que ele favorece o atendimento. Ao reconhecer mais claramente as necessidades dos clientes, é mais fácil oferecer um atendimento com mais qualidade.

De quebra, isso ajuda em ações de cross selling e up selling. Ao saber o que o cliente comprou anteriormente, é possível fazer ofertas mais assertivas. Ao final, a fidelidade também sai favorecida.

Descubra como usá-lo da melhor maneira

Tão importante quanto saber o que é CRM é compreender como utilizá-lo. Para ter sucesso na missão, é necessário contar com integração e alinhamento de expectativas.

Defina objetivos para o uso dessa ferramenta e, seguindo deles, busque a solução mais adequada e que atenda às suas necessidades. Na sequência, é importante fazer uma implantação estruturada, a qual, inclusive, deve contar com o treinamento da equipe para utilizar o recurso.

A partir disso, é fundamental que todos compreendam como e por que usar o CRM. Ele deve começar a fazer parte da rotina de vendas, até que se torne um hábito mais fácil de ser seguido.

Todos os resultados devem ser avaliados com critério.

Estabeleça métricas e acompanhe o desempenho do CRM. Em seguida, faça modificações e adaptações para deixá-lo rodando de maneira ainda mais personalizada em relação ao seu negócio.

A dúvida sobre o que é CRM é bastante comum e ele se trata de uma ferramenta de registro de pontos de contato e interações de uma oportunidade com a marca. Com ele, é possível vender de maneira mais assertiva e estratégica, otimizando o uso de recursos.

Caso ainda tenha alguma outra dúvida sobre o assunto, não deixe de comentar!

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