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O que é automação de marketing?

Realizar ações de marketing efetivas e estratégicas, ainda mais no ambiente digital, é algo fundamental para a empresa nos dias atuais. Porém, a forte competição exige que todas elas sejam bem planejadas, executadas e aferidas.

A tecnologia, nesse sentido, pode ajudar grandemente. Em vez de fazer com que tudo seja manual, é possível aproveitar a automação de marketing na busca por resultados mais relevantes.

Para entender mais sobre como isso funciona, fique por dentro a seguir do que se trata a possibilidade. E confira como ela pode ajudar!

O que é a automação de marketing?

A automação de marketing corresponde à união de processos tradicionais de marketing à tecnologia. Tarefas que antes eram cumpridas manualmente passam a ser executadas de maneira maquinalmente, a partir dos parâmetros definidos previamente.

É o caso, por exemplo, do envio de e-mail marketing. Se antes eram utilizadas apenas as plataformas de disparo, com a automação é possível qualificar os contatos de acordo com as ações. E, a partir daí, oferecer uma atuação incrivelmente personalizada.

Imagine que um cliente deixe de abrir os e-mails por um determinado período. Os recursos de automação podem enviar uma mensagem de reativação para saber se a pessoa ainda está interessada em se manter na newsletter.

Como ela funciona?

Para implementar aquela possibilidade em seu negócio é preciso, em primeiro lugar, contar com uma solução de automação.

O adequado mapeamento de todos os pontos de contato com a oportunidade ou lead vem em seguida, definindo que aquela é, de certa maneira, uma pessoa de interesse.

A partir daí, devem-se configurar os parâmetros de atuação. É o caso de definir quais ações serão tomadas e qual é o gatilho para que uma ação seja realizada.

Feito isso, a ferramenta vai automatizar tarefas diversas ligadas à execução das estratégias de marketing, de modo a gerar resultados mais consistentes.

Para que serve essa automação?

É importante compreender que esse tipo de atuação não serve apenas para o marketing em si, mas também para as vendas. Estando no mundo do smarketing ou vendarketing, é cada vez mais comum unir esse setor à área de vendas.

A automação exibe como um dos principais objetivos facilitar a interação do time comercial com contatos. A partir da qualificação dessas oportunidades, o setor poderá enviar pessoas muito mais preparadas para a compra.

Além disso, ela oferece outros benefícios como:

Aumento de produtividade

Visto que as ações se tornam automáticas, elas levam menos tempo para ser realizadas. Isso faz com que haja um aumento da produtividade de todo o setor — e, também, da área comercial do empreendimento.

Melhor aproveitamento de oportunidades

Outra questão é que passa a haver um melhor uso das oportunidades. Se as ações são feitas manualmente, há riscos de que um profissional não observe o potencial de um lead. Com a automação de marketing, as chances de isso acontecer são praticamente nulas.

Análise estratégica de resultados

A ferramenta responsável por essa atuação também oferece resultados estratégicos. São relatórios e análises que mostram qual é a efetividade as ações, permitindo uma tomada de decisão muito mais satisfatória.

A automação de marketing é um elemento para tornar a atuação mais competitiva e com mais resultados. Dessa forma, vale a pena considerá-la dentro da estratégia.

Ficou com alguma dúvida sobre esse tema ou gostaria de acrescentar algo? Não deixe de comentar e participar

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