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Metas de vendas? Saiba como acompanhar o crescimento do faturamento da sua empresa

Obter o desenvolvimento do negócio tem a ver com um bom plano de ação e com o acompanhamento dos efeitos. Como a receita está entre os quesitos mais importantes para o empreendimento, acompanhar o crescimento do faturamento é indispensável para saber como têm sido os resultados.

Para conseguir mais vendas e mais valores em caixa, inclusive, definir metas de vendas é especialmente importante. Portanto, é preciso saber relacionar ganhos, objetivos e ações executadas.

Para isso, veja como fazer o acompanhamento adequado do faturamento e saiba mais!

Analise qual é a variação de ganhos em relação a vários períodos

Tão importante quanto saber se a empresa tem uma grande receita no momento é compreender como ele vem se desenvolvendo ao longo do tempo. É essa análise contínua que permite verificar se há ou não crescimento de faturamento, de modo a atender as metas de vendas estabelecidas.

O período depende dos interesses do negócio. Se fizer sentido, a medição pode ser feita mensalmente, enquanto em outros casos o melhor é a análise trimestral ou semestral.

Porém, não deixe para avaliar somente ao final do ano, já que é mais difícil observar flutuações que fujam da média, como queda ou grande elevação do dinheiro recebido.

Descubra qual é a taxa de conversão do time comercial e o ticket médio

Por mais que o faturamento, enquanto cifra, seja relevante para apontar o sucesso do estabelecimento, ele pode mascarar várias outras condições. Por isso, é preciso ficar de olho para entender como ele vem se comportando.

Ao analisar a taxa de conversão, por exemplo, você verificará se o número de vendas em relação aos contatos feitos está adequado. Ao mesmo tempo, é importante considerar o ticket médio, que é o valor médio das compras.

Essas duas métricas juntas ajudam a avaliar as receitas. Se ele e a taxa de conversão estão altos, quer dizer que o ticket médio está baixo. Já se ele está elevado juntamente do ticket médio, há menos conversões.

Essa análise ajuda a identificar possíveis gargalos quanto aos ganhos, permitindo a otimização para um crescimento anda maior.

Verifique quais são as compras recorrentes

Entre todas as conversões que formam o faturamento, analise quantas delas são compras recorrentes, ou seja, de clientes que já compraram anteriormente.

Essa análise é muito relevante porque um número maior de recorrência, significa maior capacidade do time comercial de fidelizar os consumidores. Com isso, maior tende a ser a satisfação com o empreendimento.

Ao mesmo tempo, isso diminui os custos com a conversão, gerando menos gastos e aumentando a margem de lucro.

Porém, é importante notar que se a recorrência for muito elevada, talvez haja uma dificuldade em captar novos clientes, o que pode trazer problemas no futuro.

Não deixe de fazer o benchmarking das metas de vendas

Além de olhar para dentro, fazer o acompanhamento do crescimento de faturamento também tem a ver com a avaliação externa. Isso significa que o ideal é realizar o benchmarking das metas de vendas.

Analise as projeções e as conquistas do mercado, assim como de outros concorrentes. Compare esses valores com suas metas e entenda se o empreendimento está buscando resultados consistentes com a atuação ao redor.

Com essas dicas, sua gestão poderá ficar de olho nas metas de vendas, fazendo todo o acompanhamento necessário para chegar a um excelente efeito. Como consequência, o faturamento tende a crescer de maneira consistente e consolidada.

O que você tem feito para realizar essa tarefa? Conte nos comentários e compartilhe suas experiências.

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