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KPIs – Entenda quais são os principais indicadores de performance

Os indicadores de performance, também conhecidos como KPI, são métricas que dizem muito sobre a atuação altamente estratégica do negócio. Acompanhá-los, portanto, é uma forma de entender como o empreendimento caminha rumo ao sucesso.

Embora cada empresa tenha suas necessidades e KPIs que devem ser acompanhados, há alguns que se destacam por sua grande aplicabilidade. Inclusive, muitos servem não apenas para a área financeira ou de gestão, mas também para mensurar resultados do marketing digital, por exemplo.

Por isso, veja quais são os principais e saiba como e quando usá-los!

O ticket médio é um dos indicadores de performance financeira

Esse KPI apresenta qual é o valor médio gasto pelos clientes dentro de um determinado período. Para calculá-lo, use a seguinte equação:

Ticket médio = Faturamento do período / Número de clientes no período

Se a empresa teve 100 clientes e faturou R$ 50 mil no mês, seu ticket médio é de R$ 500,00 para o período. A ideia é que o valor seja o maior possível.

Também dá para comparar com o preço médio dos produtos. Se o ticket médio é de R$ 500,00 e os produtos custam, em média, R$ 100,00, há um indício de que os clientes compraram mais de um item ou mais de uma vez. Porém, se o preço médio dos itens é de R$ 450,00, há espaço para otimização.

O custo de aquisição do cliente (CAC) é crucial para a lucratividade

O custo de aquisição do cliente (CAC), como o próprio nome indica, demonstra qual é o valor gasto em todo o processo de captação e conversão dos clientes. Ele é dado por:

CAC = Valor das ações de captação e conversão / Total de clientes no período

Se uma empresa gastou R$ 20 mil em um mês e conseguiu atrair 50 novos clientes, então o CAC é de R$ 400,00 Não existe um valor ótimo, mas o ideal é que ele seja o menor possível.

Além disso, esse KPI pode ser cruzado com o ticket médio para definir se o CAC está ou não em uma faixa adequada.

Se o CAC é de R$ 400,00 e o ticket médio de R$ 300,00, a empresa está gastando mais do que ganha com a venda. Já se o ticket médio é de R$ 1.000,00, então o CAC caminha para ficar dentro de um ótimo valor.

A taxa de conversão ajuda a avaliar os esforços junto aos clientes

Outro entre os indicadores de performance mais importantes é a taxa de conversão. Ela pode ser usada tanto em relação à venda quanto em ações específicas, como acontece no marketing digital.

Seu cálculo é dado por:

Taxa de conversão = (Número de clientes que agiram como o desejado / Número de contatos) x 100%

Imagine que uma campanha de marketing digital alcançou 20 mil pessoas e, delas, 400 converteram. O valor da taxa, portanto, é de 2%.

Um número progressivamente mais elevado demonstra eficiência nos esforços do time responsável.

O retorno sobre investimento (ROI) é uma das métricas mais importantes

Outro entre os indicadores de performance é o retorno sobre investimento (ROI). Ele indica qual é a rentabilidade de uma determinada ação, ou seja, o que ela “devolve” para o negócio.

O cálculo é dado por:

ROI = [(Faturamento – Gastos com a ação) / Gastos com a ação] x 100%

Se uma estratégia de e-mail marketing custou R$ 5 mil e conseguiu um retorno de R$ 7 mil, por exemplo, o ROI da ação foi de 40%. Ou seja, cada R$ 1 investido retornou R$ 1,40 brutos.

Mais uma vez, valores elevados indicam bons resultados. Esse KPI é muito relevante porque ajuda a priorizar investimentos e, também, permite que a empresa identifique qual é o retorno, de fato, que cada abordagem traz.

Acompanhando esses indicadores de performance, dá para conhecer a fundo os principais resultados do seu empreendimento. A partir daí, a tomada de decisão fica facilitada e muito mais estratégica!

Quais são os indicadores que sua empresa acompanha? Conte nos comentários e compartilhe experiências!

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