Receba dicas grátis!

Jornada de compra: conheça as etapas de compra do seu futuro cliente

O avanço das técnicas e ferramentas para alavancar vendas com o uso da internet tem levado os empreendedores a buscarem entender mais a fundo o comportamento do seu consumidor final. Nesse sentido, pensar a jornada de compra de cada cliente é fundamental.

No passado, o entendimento sobre essa jornada era bem diferente, superficial. Hoje é possível mapear o comportamento de cada cliente e entender o que ele pensa e de que forma age em cada etapa desse funil. Neste artigo vamos te ajudar a entender as etapas de compra do seu futuro cliente, confira:

Conheça o contexto atual do Marketing

Publicidade e propaganda antes da internet agiam focadas em atrair clientes com anúncios para gerar vendas (o objetivo maior era promover). No mundo digital essas atividades sofreram consideráveis modificações em seus objetivos e conceitos e as infinitas possibilidades oferecidas pela internet e dispositivos móveis levou ao que hoje conhecemos como inbound marketing (ou marketing digital) e que pode ser definido assim:

Inbound Marketing

Conjunto de estratégias que usa ferramentas digitais(e muito conteúdo) para atrair consumidores para os canais da empresa. Entretanto, seu foco é criar e manter um relacionamento com o cliente e somente depois identificar oportunidades de negócios e gerar vendas. Trata-se de um marketing não invasivo e que parte da permissão do cliente para começar. A ideia aqui é educar o consumidor para que ela perceba de fato quais são seus problemas e entenda de que maneira sua empresa pode ajudá-lo com a solução.

E para traçarmos a estratégia dos conteúdos que serão produzidos para educar esse cliente, para ajudá-lo com seus desafios, precisamos entender sua jornada de compra.

Entenda o que é uma Jornada de Compra

Antigamente o que definia a jornada de compra de um  cliente era traçado num percurso bem simples, hoje seu processo de decisão é bem mais complexo e envolve muitos questionamentos, objeções e pesquisa por parte do comprador. Essa jornada do consumidor passa por quatro etapas bem definidas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

Se for bem entendida, uma jornada de compra pode ajudar a encurtar o tempo entre o primeiro contato do cliente com seu produto ou serviço e a compra. Conheça agora cada fase:

Aprendizado e descoberta

Nessa etapa da jornada de compra o consumidor está em processo de identificar e compreender suas necessidades em relação ao produto ou serviço, ainda não definiu que marca escolherá, e muitas vezes não entende a fundo seu problema e real necessidade.

Reconhecimento do problema

Nessa fase, o consumidor já conhece sua necessidade ou problema e vai à busca de mais informações sobre a questão e, para isso, utiliza os mecanismos de busca que tem a disposição.

Consideração da solução

Aqui, o consumidor já reuniu as informações que desejava, escolheu as marcas de preferência e fará as comparações que o ajudarão na solução. É a hora de mostrar o diferencial da sua empresa.

Decisão de compra

Nessa fase da jornada de compra o consumidor encontrou o produto ou serviço que procurava, definiu a marca e está pronto para realizar a compra. É nesse momento que ele dará atenção às condições comerciais como preço e prazo. Aqui, um contato direto com o setor comercial é muito recomendado para que as últimas dúvidas sejam sanadas na hora.

Nas ações de marketing digital, o conhecimento das etapas de uma jornada de compra desenvolvida pelo consumidor permite criação de conteúdos que fazem o cliente transitar por cada etapa do início  até o final do processo. Sempre que for adotar ações de divulgação de sua marca ou de seus produtos na internet lembre-se que: o entendimento das intenções do visitante, oferecendo-lhe respostas claras a seus anseios é fator fundamental para a conversão do visitante em um cliente satisfeito e fiel à marca.

Existe muito conteúdo sobre esse assunto disponível e você pode,e deve, se aprofundar. Depois da leitura, compartilhe conosco sua opinião nos comentários ou aproveite para tirar algumas dúvidas.

Adicionar comentário

Show Buttons
Share On Facebook
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Hide Buttons