Receba dicas grátis!

Google Trends – um grande aliado para analisar o seu mercado

Você já conhece o Google Trends? Essa ferramenta de marketing digital do Google é gratuita e pode ajudar bastante sua empresa.

Com a base de dados enorme que o Google tem, você terá acesso aos temas mais pesquisados no momento em seu segmento, compreendendo os interesses do seu público-alvo e buscando o seu melhor posicionamento na internet.

Acompanhe a leitura conosco e saiba mais sobre o potencial do Google Trends para analisar o seu mercado. E transformá-lo para melhor!

O que é o Google Trends?

A ferramenta foi criada em 2006 e disponibilizada gratuitamente. Sua função é acompanhar o número de buscas dos usuários por um tópico específico ou uma palavra-chave.

Trends, que significa tendências, mostrará como resultados as tendências de busca sobre um relacionado tema.

O usuário pode ainda filtrar os resultados de sua pesquisa por critérios demográficos, período de tempo, tipo de busca e outras categorias. Esses resultados são uma parte específica do total do Google, e podem ser pesquisados a partir do ano de 2004.

Por que utilizar essa ferramenta?

O Google Trends preocupa-se com as ações do usuário, as possibilidades de segmentação, visando dar maior praticidade, fornecendo uma plataforma intuitiva.

A ferramenta ainda não é amplamente utilizada. Por isso, usufruir dos seus benefícios funciona como um diferencial competitivo para a sua empresa. Isso sem contar que o Google Trends é gratuito: você não precisa investir recursos financeiros para ter os melhores resultados.

Você pode usá-la para encontrar as tendências relacionadas ao seu segmento, identificando o crescimento ou queda no interesse de determinados temas. Isso é importante para direcionar a criação de conteúdos mais relevantes. Além disso, você pode comparar os termos aplicados nas suas ações de marketing.

Outra funcionalidade interessante é o Forecast, que pode prever a popularidade de um termo futuramente. Funciona por meio da análise de pesquisas anteriores. Essa ferramenta também permite filtros de busca que se relacionem com o mercado que você está procurando.

Como utilizar o Google Trends?

O primeiro passo é acessar o link da plataforma. Não é preciso fazer um cadastro prévio para realizar suas pesquisas. Na página principal, você terá acesso aos temas mais populares da internet. Na caixa de busca você pode explorar tópicos ou digitar o termo que deseja procurar.

Você encontrará, então, um gráfico evolutivo das pesquisas dos usuários. Rolando a página, terá acesso aos países em que o termo pesquisado é mais popular e também aqueles temas que são mais relacionados a ele.

É possível alterar o intervalo de tempo e acompanhar a evolução das pesquisas (desde 2004 até os dias atuais), envolvendo melhor a oscilação de interesse. Um gráfico comparativo de utilização de palavras-chave também é exibido.

Com um bom trabalho de pesquisa de tendências e palavras-chave, é possível organizar suas estratégias de conteúdo através do mapeamento. Inclua o uso do Google Trends na rotina de estratégias de marketing digital da sua empresa e fique à frente da concorrência, focando nas pessoas e atendendo melhor ao seu público-alvo. Mãos a obra!

O que achou dessa dica? Tem alguma dúvida ou já tem experiência com a ferramenta? Deixe aqui o seu comentário!

Adicionar comentário

Show Buttons
Share On Facebook
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Hide Buttons