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Google Analytics: saiba como acompanhar a performance das suas campanhas

O Google Analytics é uma ferramenta que, inicialmente, era muito utilizada para acompanhar o tráfego de endereços virtuais. Porém, com o marketing digital deslanchando, a sua atuação ganhou novos contornos.

Atualmente, trata-se de um recurso robusto para fazer o acompanhamento de performance das campanhas, obtendo resultados muito esclarecedores. Assim, você precisa saber como usá-lo a favor do desempenho do marketing do seu empreendimento.

Veja quais são as melhores práticas para aproveitar esse recurso!

Identifique quais são os objetivos da campanha

É interessante saber, em primeiro lugar, o que a campanha objetiva conquistar. Isso ainda não tem a ver com o Google Analytics em si, mas com o entendimento sobre o porquê aquela determinada ação está sendo executada.

Se você fez uma promoção nas redes sociais do e-commerce, então o objetivo é vender maiores quantidades de determinados itens. Com isso, o foco maior da mensuração deve ser nesses elementos.

Já se você começou uma campanha de SEO para conseguir posições, é necessário dar atenção a fatores que influenciam o ranqueamento.

Faça a configuração de metas do Google Analytics

Um dos interesses de qualquer campanha é obter a conversão, ainda que ela não represente a venda, em si. Pode se tratar de uma inscrição na newsletter, no download de material ou no teste do recurso oferecido.

Quanto melhor for o número, melhor é a campanha. A ferramenta de análise do Google pode ajudar porque você pode definir metas de conversão. A partir delas, é fácil acompanhar quantos negócios/oportunidades o seu site está gerando e qual é a performance de campanha.

Entenda o comportamento de visita do usuário

Outra funcionalidade que precisa ser explorada é a que trata do comportamento de quem visita o seu site. Por ser uma ferramenta muito completa, é possível saber qual é a origem do tráfego, a página de entrada e saída, o tempo médio de permanência, a localização de quem acessa e muito mais.

Em campanhas que usam links específicos de identificação, é ainda mais fácil monitorar qual é a origem que oferece maior retorno, por exemplo.

Essa também é uma forma de identificar gargalos e oportunidades de aprimoramento, de modo a melhorar os resultados.

Realize e acompanhe os testes A/B

Por falar em aprimoramento da performance das suas campanhas, o Google Analytics oferece uma ferramenta muito importante: a de realização de testes A/B.

Fazendo pequenas mudanças nas páginas — como na landing page da oferta, por exemplo — dá para saber qual configuração converte melhor.

Com isso, você não apenas acompanha o desempenho como ainda descobre quais são as melhores maneiras de otimizá-lo.

Conte com ajuda especializada

Essa ferramenta do Google é completa e poderosa. Porém, muitas vezes é subutilizado devido à falta de conhecimento completo. Sendo assim, o melhor é procurar uma agência de marketing digital com os conhecimentos necessários.

Os profissionais especializados conseguirão tirar o melhor dos recursos dessa ferramenta, trazendo insights poderosos sobre como obter melhores efeitos para as próximas campanhas.

O Google Analytics tem muito a dizer e pode mostrar qual é a performance dos seus esforços de marketing. Para tanto, não deixe de usar essas dicas e consolide efeitos melhores!

Ainda tem dúvidas sobre essa questão? Conte nos comentários e participe!

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