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Estratégia de conteúdo para web: o que é e como fazer?

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O conteúdo é, para qualquer estratégia de marketing na web, a alma de todo o planejamento estruturado para seu negócio. E, ao pensar em conteúdo, temos que ir muito além do que apenas garantir presença nas redes sociais, ou investir em e-mail marketing. Atualmente, praticamente todas as estratégias de marketing na internet giram em torno de um conjunto de ações realizadas com a distribuição de conteúdo de diferentes maneiras, buscando sempre atingir o seu público ideal.

Se você está pensando em criar uma campanha de conteúdo para a web, mas não sabe nem por onde começar esse planejamento, confira o nosso artigo abaixo sobre o assunto!

Defina o público alvo com o qual você quer falar

O primeiro passo de qualquer estratégia de marketing que você vai traçar para sua empresa é a definição do público alvo a ser atingido com sua mensagem. Para a estratégia de conteúdo para a web, portanto, não poderia ser diferente. A definição desse público – ou “personas”, como gostamos de chamar – é indispensável para que você possa saber exatamente qual tipo de conteúdo vai produzir, e a maneira que vai produzi-lo, para que consiga o impacto que deseja ao divulgar a sua estratégia e seu negócio.

Pesquise por assuntos e palavras-chave relevantes para ele

Uma vez definida a sua persona – que é a personificação do cliente com quem você vai conversar – é chegada a hora de compreender melhor o que é que ele está procurando saber. Quais assuntos são relevantes para esse público? Como o seu negócio tem relação com o que eles estão buscando? E o mais importante, como você poderá ajudá-lo nessa tarefa? Toda essa etapa de planejamento e, principalmente, busca de palavras-chave ideais, vão lhe ajudar a estruturar um possível planejamento de conteúdos para a web a serem publicados dentro da sua estratégia.

Estruture um planejamento de conteúdo e um cronograma de postagens

Palavra-chave e ideias em mãos, é chegada a hora de montar um planejamento de conteúdo e um cronograma para publicação de todos eles nas plataformas que sua persona geralmente se encontra. Esse planejamento vai lhe ajudar a colocar no papel os conteúdos que você ira produzir, pensando em auxiliar seus leitores em diferentes estágios do processo de conhecimento e procura por seus serviços. A escolha dos meios de divulgação desses conteúdos (blog, redes sociais, e-mail marketing) também é feita nessa etapa, de acordo com as características da sua persona.

O cronograma, por sua vez, vai lhe ajudar a criar uma verdadeira agenda de desenvolvimento e distribuição dos conteúdos, para que você consiga organizar sua estratégia e ter uma visão geral de como ela está funcionando – facilitando, até mesmo, para sua análise dos resultados no futuro. Nunca deixe de contar com essa parte importante da gestão.

Não esqueça de pensar em SEO

Você já ouviu falar em SEO? O Search Engine Otimization, ou serviço de otimização de sites, é também uma estratégia indispensável para quem está estruturando uma estratégia de conteúdo para web. Ele é relevante para os textos publicados em blogs e sites, permitindo que sejam melhor ranqueados nos sites de busca, como o Google. Pequenos detalhes de otimização do conteúdo podem lhe ajudar a ficar melhor posicionado nas páginas de busca, lhe oferecendo maiores chances de ser encontrado por sua persona na internet.

Coloque todo o seu time para atuar nessa estratégia

Uma estratégia de conteúdo para web deve contar com a participação de todo o seu time de marketing – e não somente a galera do inbound marketing ou da produção de conteúdo. É preciso incluir o atendimento, o time de sucesso do cliente e até mesmo o de vendas, para absorver o máximo de informações e oportunidades na hora de produzir um conteúdo único para a sua persona. Por isso, uma etapa importante dessa estratégia é alinhar com seu time a importância de todos para trazer bons resultados.

Sempre avalie os resultados

O que seria de uma estratégia de conteúdo web se você jamais tira um tempo na sua rotina para avaliar os resultados obtidos após um determinado período de ação? Sem conhecer os indicadores que lhe ajudam a compreender como a sua persona está interagindo com seu conteúdo – e como isso está sendo revertido em resultados para seu negócio – o seu time será incapaz de promover melhoras ou persistir nos bons resultados conquistados por vocês.

Por isso, é indispensável manter um olho na estratégia e o outro nesses dados valiosos.

Vantagens para o seu negócio

Uma estratégia de conteúdo web pode trazer diversas vantagens para o seu negócio. Além de permitir que você conheça melhor o seu público, é possível que você consiga desenvolver conteúdos mais relevantes e entregá-los, da maneira certa e no momento certo, para pessoas chave para o seu objetivo final.

A sua presença de marca também se torna mais forte e valiosa com o desenvolvimento da estratégia e a expectativa, a longo prazo, é de ser capaz de transformar suas visitas e leitores em potenciais leads e clientes.

Você já trabalha com uma estratégia de conteúdo para a web na sua empresa? Compartilhe com a gente quais seus desafios e resultados!

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