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Descubra como identificar quanto custa um lead para a sua empresa

Transformar os visitantes em leads é uma das missões fundamentais do Inbound Marketing. Oferecer conteúdos relevantes e informativos visando atrair mais visitas e conversão de leads gera um processo com resultados que precisam ser calculados. E aí as empresas precisam agir de maneira eficiente para fazer o cálculo dos custos do processo de conversão.

Para entender as etapas desse cálculo e saber quanto custa um lead para a sua organização, fizemos um post especial que vai tirar suas dúvidas:

Quando custa um lead?

Pense nos leads como os convidados de uma festa que realmente atenderam ao seu convite. Os visitantes são todos os que receberam o convite, mas os leads são aqueles que realmente comparecem à festa. Logo, para calcular o valor médio de cada “convidado”, é preciso saber o quanto gastou e para quem gastou.

Todo investimento deve ser mensurado à risca. Sobre a criação e a manutenção do seu site, por exemplo, existe um investimento para isso — seja ele criado por profissionais terceirizados ou por você mesmo. Você paga pelo domínio, hospedagem, layout, entre outros.

Se junto a isso você investe também em Facebook Ads, Google AdWords e SEO, por exemplo, você onera o chamado custo por lead.

Para saber o custo de aquisição, deve-se dividir o valor do investimento pelo volume gerado de leads. Somente se a empresa não fizer investimento algum nesse setor é que o seu custo por lead será zero.

Como fazer valer o custo de um lead?

Para melhorar os resultados e aumentar o número de leads é importante pensar na sua estratégia. Você precisa alcançar mais qualidade se quiser maior quantidade. Por exemplo, pensando no Google AdWords, a formatação adequada do texto e a utilização de palavras-chaves podem ser fundamentais para aumentar o número de cliques.

O investimento no conteúdo do seu site, blog ou mídias sociais também é importante. Se os textos forem bem escritos e apresentarem conteúdos que englobem tanto informação quanto entretenimento, os resultados certamente gerarão diferenciais para a empresa.

Seu conteúdo deve apresentar soluções para os visitantes e assim envolvê-los. Este ciclo gera aproximação dos clientes em potencial e sobe a credibilidade e a reputação da empresa.

Como funciona o Custo Por Clique (CPC)?

Sabendo quanto custa um lead, para valorizar o quanto você investe nele é conveniente dar atenção ao público-alvo que deseja atrair ao seu site. Ou seja: quem são os convidados da sua festa? Para calcular o Custo Por Clique (CPC) você divide o valor que investiu na estratégia de mídia pelo número de cliques alcançados.

Lembre-se de que tudo isso pode ser monitorado, e com o valor de cada clique você consegue definir de forma mais eficaz as estratégias de marketing e publicidade através das suas mídias digitais.

É importante destacar que não existe um valor fixo que indique quanto custa um lead, e se o valor que você obtém é alto ou baixo. Os resultados são variáveis para cada empresa e se baseiam no ticket médio do produto ou do serviço que é oferecido, assim como na taxa de fechamento.

Alguns valores e números demoram a se estabilizar, então não se assuste com os resultados no primeiro momento. Só não deixe de acompanhar a movimentação ao longo do tempo para avaliar os resultados e saber o momento de reduzir os custos.

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