Receba dicas grátis!

Confira alguns mitos sobre estratégia de inbound marketing

Ter uma estratégia de inbound marketing rodando é uma forma de conquistar melhores resultados para sua empresa. A partir da popularização do marketing de atração, cada vez mais negócios estão adotando aquela possibilidade.

Apesar de altamente eficiente, há dúvidas e mitos sobre esse tema. E muitos desses pontos impedem que os donos de negócios e empreendedores apostem seus investimentos desde já naquela ideia.

Para não desperdiçar chances, apresentamos alguns mitos sobre o assunto! Confira:

“Ter uma estratégia do tipo só serve para negócios grandes”

Quando se fala em inbound marketing, é muito comum que as PMEs sintam que esse não é um caminho para elas. O marketing, por si só, muitas vezes já é encarado como sendo coisa de empresa grande e na sua versão de atração esse pensamento é reforçado.

Porém, trata-se de um dos maiores mitos, já que é algo muito versátil. Mesmo que ainda não seja possível fazer grandes produções, ter uma estratégia de conteúdo, de social média e de análise de resultados é acessível para a maioria dos empreendimentos.

“Usar essa abordagem é muito caro”

Isso leva diretamente para o próximo mito: o de que a estratégia de inbound marketing é sempre muito cara. Na verdade, os leads adquiridos por essa possibilidade custam 60% a menos do que pela versão tradicional, o que já mostra como ela pode ser econômica.

Além disso, ela oferece vários resultados em longo prazo, como ganho de autoridade para a marca e mais relacionamento com o cliente. De quebra, as agências têm se preocupado em oferecer pacotes que caibam no bolso de empresas menores.

“Não é possível conseguir vendas com essa possibilidade”

Outra questão é que persiste a crença de que esse tipo de marketing não é capaz de gerar vendas. A verdade não poderia ser mais discrepante! Se for utilizado da maneira correta, ele vai gerar ótimos contatos para que o time de vendas realize ações.

É a partir dessa estratégia que surge o conceito de inbound sales, em que os vendedores trabalham os leads que foram adquiridos e qualificados por meio das ações de atração.

Trata-se de uma forma de acelerar as vendas e conseguir atuação diferenciada.

“A estratégia de inbound marketing oferece resultados imediatos”

Ao mesmo tempo em que há quem não acredita na metodologia, também há quem confia na ideia de que a estratégia de inbound marketing é algo milagroso… Não é bem assim. Embora ofereça resultados muito positivos, eles não surgem instantaneamente.

É preciso ter consistência e planejamento, além de uma execução continuada. Estima-se que são necessários de 6 a 12 meses para que os primeiros bons resultados apareçam. Ter isso em mente ajuda a não se frustrar e a encarar a questão da maneira adequada.

“É possível elaborar a estratégia sem ajuda profissional”

Pode parecer muito fácil começar um blog ou criar um perfil nas redes sociais a fim de falar com seus clientes. Porém, existe muito mais por trás do sucesso desse tipo de atuação.

É necessário definir personas e objetivos, estudar o mercado e fazer um bom planejamento, com cronograma e tudo. É um mito achar que dá para executar a sua tática de mercado de maneira amadora.

A menos que você tenha uma equipe completa e especializada na sua organização, o ideal é contratar uma agência que ofereça esse tipo de serviço para maximizar as possibilidades.

Depois de desconstruir esses mitos, vai ficar muito mais presumível ter uma estratégia de inbound marketing de sucesso!

Conte nos comentários se você conhece algum outro mito e não deixe de compartilhar suas impressões sobre o tema.

Adicionar comentário

Show Buttons
Share On Facebook
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Hide Buttons