Receba dicas grátis!

Como usar a régua de relacionamento para se aproximar de seu cliente

régua de relacionamento

Segundo Aaron Ross, autor do livro Receita Previsível, a melhor forma de aumentar as receitas de uma empresa é através da indicação e, consequentemente, da construção de um relacionamento com o cliente.

No entanto, essa relação não se constrói de uma hora para outra. Ao contrário, é preciso trabalhar esse relacionamento com o cliente nas várias fases de interação que ele tem com o seu negócio, desde o primeiro contato até o pós-compra, seguindo uma série de estratégias cuidadosamente planejadas, chamada régua de relacionamento.

Quer saber como utilizar essa ferramenta para se aproximar dos seus clientes e aumentar suas receitas? Leia este post e entenda como usar a régua de relacionamento para construir um bom diálogo com seus clientes, nas diferentes etapas de venda. Confira!

Entenda o que é a régua de relacionamento

A régua de relacionamento é um conjunto de ações que visam a construção de um bom relacionamento com o cliente.

É um passo a passo de estratégias a serem seguidas a fim de traçar uma linha de comunicação clara e objetiva entre a empresa e seus clientes, que vai desde a prospecção e geração de leads até a experiência do usuário com a sua empresa e manutenção pós-venda.

Em outras palavras, é um caminho com as fases previstas pelas quais seus clientes vão passar, desde conhecer a loja, comprar e continuar comprando.

Como utilizar a régua de relacionamento para estabelecer uma relação com seu cliente

Essa ferramenta envolve o uso de diversas mídias e exige uma integração entre vários departamentos da empresa, como marketing, vendas, atendimento e até desenvolvimento de produto, a fim de oferecer ao consumidor uma relação completa e muitas vezes personalizada.

Como dissemos anteriormente, a régua de relacionamento atua em todas as fases da venda, desde a prospecção até o pós-venda, e as estratégias adotadas, assim como as mídias utilizadas e a sequência dentro da régua devem ser definidas levando em conta os objetivos e necessidades de comunicação de cada empresa.

Conheça a seguir algumas estratégias que podem estruturar a régua de relacionamento e aproximar seus clientes:

  • Produção de conteúdo relevante para blog, site, e-mail marketing e outras mídias a fim de prospectar leads via inbound marketing;
  • Contato de agradecimento pelo registro em uma newsletter, pedido ou compra. Essa é uma atitude atenciosa e que abre caminho para um diálogo saudável entre empresa e cliente;
  • Envio de ofertas segmentadas;
  • Remarketing;
  • Acompanhamento pós-venda a fim de buscar o feedback do cliente em relação ao produto e à experiência de compra na sua empresa. Isso fortalece o relacionamento com o seu cliente e é uma forma de conseguir informações valiosas para traçar futuras melhorias no processo de venda;
  • Envio de e-mail de aniversário e datas especiais. Esse é o tipo de cuidado que todo mundo gosta e aproxima a sua marca do seu cliente de forma emocional. Pode ser apenas uma mensagem de bons votos, um presente ou desconto. O importante é marcar presença na data.

A importância da régua de relacionamento para sua empresa

As empresas utilizam diferentes estratégias para realizar vendas ou prospectar um novo cliente. E a régua de relacionamento aumenta a efetividade dessas estratégias ao trabalhar com uma perspectiva das ações planejadas para cada passo do cliente dentro do processo de venda.

Além disso, é na régua de relacionamento que a empresa identifica e explora todos os pontos de contato com o cliente, possibilitando criar interações personalizadas por meio de diversos canais e mídias.

O relacionamento, diferente de outras estratégias de marketing que prometem resultados rápidos, não termina depois de uma compra. Ao contrário! É aí que o relacionamento deve ser fortalecido para que sua empresa não caia no esquecimento, seu cliente seja fidelizado e se torne um propagador da sua marca.

Você já conhecia a régua de relacionamento? Tem alguma experiência com a estruturação dessa ferramenta? Compartilhe seu ponto de vista nos comentários!

Adicionar comentário

Show Buttons
Share On Facebook
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Hide Buttons