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Como mensurar resultados de marketing digital?

resultados de marketing digital

A cada dia os empreendedores veem no marketing digital uma oportunidade de construir um novo canal de vendas, aumentar a captação de leads e estabelecer um relacionamento com seus clientes.

No entanto, apesar de diversos sites e agências especializadas afirmarem que é possível mensurar todos os resultados de marketing digital, isso ainda é uma incógnita para alguns empreendedores.

Como essa medição é feita? O que devo mensurar? Como acompanhar e analisar os resultados? Leia este post e descubra a resposta para as suas dúvidas!

O que são métricas

A análise de resultados de marketing digital é um processo feito através de métricas, que são sistemas de mensuração que quantificam uma tendência, comportamento ou variável de negócio, permitindo medir e avaliar o desempenho de qualquer ação de marketing.

As métricas a serem analisadas são estabelecidas de acordo com os objetivos e metas de cada negócio. São importantes para identificar acertos e falhas, corrigir erros, otimizar campanhas e tornar a tomada de decisão mais inteligente.

Conheça as principais métricas de marketing digital

Existem muitas métricas para mensuração de resultados e todas elas podem ser integradas dentro de uma estratégia de marketing digital desde que sejam relevantes para o seu negócio. Conheça a seguir algumas delas.

Métricas de receita e vendas

  • Retorno sobre Investimento (ROI): uma das métricas mais importantes, já que lida diretamente com o lucro. Demonstra a eficiência financeira de uma estratégia de marketing digital;
  • Custo de aquisição por cliente (CAC): quanto a empresa gasta para conquistar um cliente;
  • Ticket médio: valor médio que cada cliente gasta nos serviços ou produtos da empresa;
  • Valor do tempo de vida do cliente (LTV): receita média que cada cliente gera para a sua empresa ao longo do tempo.

Métricas de campanhas pagas

  • Taxa de Cliques (CTR): taxa de cliques em um determinado anúncio;
  • Custo por clique (CPC): valor investido para que cada pessoa chegue até uma determinada página do seu site;
  • Custo por Lead (CPL): valor gasto para nutrir um lead. Quanto mais baixo, melhor!

Métricas de marketing de conteúdo

  • Taxa de conversão: razão entre o número de visitas em uma página e o número de visitantes que tomaram uma ação pré-determinada, como assinar a newsletter, baixar um e-book, etc;
  • Visitas no site: quantas vezes as pessoas acessam seus conteúdos diariamente;
  • Tempo gasto no site: o tempo médio em minutos que cada usuário gasta no seu site.

Métricas de e-mail marketing

  • Taxa de abertura de e-mail: a quantidade de pessoas do seu mailing que clicaram em um determinado e-mail disparado;
  • Taxa de cliques no e-mail: número de cliques nos links enviados por e-mail marketing.

Métricas de vaidade

São as menos importantes, pois dizem pouco sobre os resultados de marketing digital de um negócio. Compreende dados como número de seguidores em redes sociais, visualizações em vídeos, pageviews, etc.

Como acompanhar e analisar os resultados de marketing digital

Agora que você já conhece as métricas, deve estar se perguntando como acompanhar e analisar todos esses indicadores.

Bem, para isso existem ferramentas de web analytics. O Google Analytics é a mais famosa do segmento e permite mensurar a quantidade e origem dos visitantes, palavras-chave, ROI, taxas de conversão, geração de leads e outras métricas customizáveis.

Além disso, é possível contar com as ferramentas de análise de resultados geradas pelas próprias redes sociais, pelos gerenciadores de conteúdos e plataformas de marketing digital.

Também é possível terceirizar a medição ou contar com softwares e sistemas que produzem relatórios de análise, como plataformas de automação de marketing, gerenciamento de conteúdo para redes sociais etc.

Não importa qual será o método adotado por sua empresa, mas é essencial mensurar os resultados de marketing digital. É através dessa medição que se identifica possíveis gargalos e oportunidades de otimização da estratégia de marketing, afinal, como diz o ditado, “O que não é medido não pode ser melhorado”.

Você já utiliza alguma dessas métricas para mensurar seus resultados de marketing digital? Compartilhe sua experiência nos comentários.

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