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Como mensurar a conversão em marketing digital

Investir em marketing digital é uma forma de conseguir maiores e melhores oportunidades para o seu negócio. Se ele for feito da maneira certa, poderá gerar crescimento e fortalecimento para a marca.

Isso é possível, principalmente, graças à conversão, que é quando a oportunidade toma uma ação. A taxa ligada a esse elemento, portanto, corresponde ao número de ações tomadas em relação ao número de pessoas alcançadas. Quanto maior ela for, mais efetiva é a estratégia adotada.

Mas você sabe como mensurar os resultados de conversão em marketing digital? Veja, a seguir, 4 dicas para aproveitar essa métrica ao máximo:

Compreenda o que é a conversão em marketing digital

É muito comum achar que a venda de um produto ou a contratação de um serviço corresponde à única possibilidade de conversão. Dentro do marketing digital, entretanto, ações e objetivos distintos podem levar a ações diferentes.

Para acompanhar o sucesso de uma newsletter, por exemplo, a ação pode ser a abertura do e-mail ou o clique no link. Embora as vendas sejam sempre bem-vindas, o foco pode estar em medir essas outras ações, inicialmente.

Por isso, é importante compreender o que de fato significa esse conceito para cada caso, até porque nem todas as estratégias são voltadas para a venda, como no caso do marketing de conteúdo.

Crie uma estrutura de mensuração por canais

Também é muito comum que essa abordagem não utilize apenas um canal. Somente as redes sociais aparecem em várias possibilidades e, além delas, ainda é possível usar sites, loja virtual, e-mail marketing e muitos outros recursos.

O ideal é reconhecer qual é a origem de cada ação, de modo a compreender qual é o canal que tem melhor desempenho. Para tanto, crie uma estrutura para fazer a medição da conversão em marketing digital por cada canal.

Em geral, isso é feito ao usar links rastreáveis e únicos para cada origem, de modo a reconhecer os números isoladamente. Ter esse cuidado de planejamento permite uma análise muito mais completa e que abrange elementos importantes.

Defina um intervalo de medição e acompanhamento

Outra questão que deve ser considerada é o tempo entre as medições. Se o objetivo com a mensuração é tomar decisões, então o período precisa ser suficientemente grande para que mudanças aconteçam, mas pequeno o bastante para dar dinamismo.

Na hora de acompanhar as taxas de cliques em um e-mail semanal, por exemplo, vale usar um período menor entre medições. Já para avaliar o desempenho das vendas de um produto ao longo de um semestre, a mensuração e a avaliação pode ser mais espaçada.

Assim, dá para garantir que não haja grandes distorções por causa do período, ao mesmo tempo em que oportunidades não são perdidas.

Use as ferramentas adequadas para o processo

Não menos importante, a conversão em marketing digital precisa ser medida com o auxílio de recursos específicos. É necessário dispor de uma estrutura de softwares e outros elementos que ajudam no acompanhamento e a gerar relatórios.

É somente com o uso de ferramentas profissionais que o resultado das análises também será profissional, favorecendo a tomada de decisão. A partir daí, os esforços serão cada vez mais construtivos.

Sabendo como medir a conversão em marketing digital, é possível saber o que funciona e o que não, além de entender onde estão as melhores possibilidades. Por isso, use essas dicas para obter resultados ainda mais satisfatórios.

Ainda tem alguma dúvida sobre esse elemento? Conte nos comentários e participe!

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