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Como estar bem posicionado no Google: 5 dúvidas comuns sobre SEO

Se você tem um negócio que possui presença digital – seja um site, blog, E-Commerce ou ainda qualquer empreendimento nas redes sociais – provavelmente já ouviu falar sobre SEO – Search Engine Optimization, ou em português, Otimização para Mecanismos de Busca.

Mas se para você a sigla SEO representa apenas três letras sem importância, está na hora de rever os seus conceitos, pois é o uso dessa técnica que garante que seu site vai estar bem posicionado no Google. Com isso suas chances  atrair novos visitantes para o seu site serão maiores

No entanto, o SEO não é uma técnica fácil de ser aplicada e é comum surgirem dúvidas sobre o assunto. Conheça a seguir as principais questões sobre SEO e aprenda a utilizar essa estratégia corretamente para alavancar o seu negócio.

1. O que é SEO e como funciona o processo de otimização?

SEO é um conjunto de técnicas que aprimoram a estrutura e o conteúdo de um site a fim de torná-lo mais visível nos resultados orgânicos de pesquisas feitas em buscadores como Google.

Esse processo de otimização funciona através da adoção de boas práticas como identificação e uso adequado de palavras-chave, utilização correta dos campos de título, meta description e meta tags, URL amigáveis, presença de links e imagens nas páginas do seu site.

2. Como saber quais as palavras-chave certas para um site?

O uso de palavras-chave é um dos elementos mais importantes na prática de SEO. Por isso, elas sempre devem estar relacionadas ao universo do seu negócio e a maneira mais simples de identificá-las é se colocando no lugar do usuário e pensando em como ele buscaria o seu conteúdo. Mas como esse caminho é bastante subjetivo, já existem ferramentas que ajudam a identificá-las, como o Keyword Planner do Google Adwords e o SEMrush.

Vale lembrar que as palavras-chaves devem estar presentes no título, no corpo do texto e, se possível, na URL. Mas cuidado com os exageros, elas devem aparecer de forma relevante no conteúdo, pois inserir as palavras apenas para burlar os mecanismos do Google pode trazer penalidades para seu site.

3. Qual a importância dos links para o SEO?

Os links são como recomendações que mostram aos buscadores que uma página é relevante direcionando o visitante para o seu conteúdo.

Podem ser internos, ou seja, linkar uma página do seu site para outra dentro do seu próprio site; ou externos que são sites de terceiros que linkam para seu conteúdo. Ambos são importantes para SEO.

Mas vale salientar que os links não devem ser utilizados em excesso e nem serem aleatórios, ou seja, eles devem aparecer dentro de um contexto relevante e que tenha relação com o assunto tratado no texto.

4. Preciso otimizar imagens para SEO?

As imagens influenciam o posicionamento de um site no Google e por isso, também devem ser otimizadas.

A questão é que os mecanismos de buscas não conseguem ler imagens, mas leem textos. Por isso, é preciso inserir uma espécie de descrição ou palavra-chave na hora de upar as imagens, chamada de Alt Text ou Texto Alternativo, que possibilita que elas sejam encontradas pelos buscadores.

5. Quanto tempo demora para se obter resultados com o SEO?

Infelizmente não existe uma resposta precisa para essa questão pois o uso correto do SEO é um trabalho de longo prazo e que requer tempo para os resultados aparecerem.

Além disso,  esses resultados dependem de diversos fatores, como o nível de competitividade do seu mercado, quantidade e qualidade do conteúdo, autoridade do domínio, entre outros.

Para alcançar bons resultados, o SEO deve ser avaliado constantemente através do page rank e da medição do tráfego do site e ajustado de tempos em tempos, pois as regras dos buscadores mudam periodicamente e seu posicionamento pode ser favorecido ou prejudicado por essas mudanças.

Por fim, vale ressaltar que quem quer investir em SEO deve contar com a ajuda de um parceiro que entenda do assunto. Apesar de algumas práticas serem simples, outras são mais complexas, principalmente para quem é leigo em tecnologia.

Por conta disso, uma empresa parceira pode traçar estratégias que estejam mais alinhadas ao seu negócio, evitando desperdício de tempo com ações que trariam poucos resultados.

Você tem mais alguma dúvida sobre SEO? Compartilhe conosco nos comentários e teremos prazer em ajudar!

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