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5 erros de marketing digital que você deve evitar

Ainda que o marketing digital seja cada vez mais comum no mundo corporativo, muitas empresas ainda cometem erros que colocam em risco todo o sucesso da estratégia. Indo além, essas falhas desperdiçam recursos, chances e clientes e podem colocar a marca em risco

A melhor forma de evitar os erros de marketing digital é aprendendo pela experiência de outros negócios que já derraparam nesse sentido. Pensando nisso, veja a seguir 5 erros que você deve evitar.

1. Não definir objetivos é um dos maiores erros de marketing digital

Por mais promissor que o marketing digital seja, ele não vai te levar aonde deseja se você não souber qual é, de fato, esse lugar. Não será possível vender mais ou fortalecer a imagem da marca se isso não for definido como objetivo.

Ainda assim, muita gente começa a colocar o marketing digital em prática sem definir claramente aonde deseja chegar. Isso leva à seleção de estratégias incorretas ou, no mínimo, pouco eficientes.

Como não há planejamento, há desperdício de recursos e oportunidades. Em vez de se sair melhor, a marca pode experimentar o efeito exatamente oposto.

2. Não ter personas definidas diminui a assertividade

Tão importante quanto saber aonde chegar é entender com quem você deve se comunicar. Um dos maiores erros de marketing digital, portanto, é o de não definir claramente as personas.

É fundamental compreender o seu público e o perfil de quem se comunica com a empresa para traçar estratégias personalizadas e segmentadas.

Se a marca é mais jovem e não define personas, corre o risco de fazer uma comunicação considerada careta. Isso impede o engajamento e compromete os resultados.

3. Comprar e-mails e seguidores coloca tudo a perder

Não existe almoço grátis. Você provavelmente já ouviu essa frase e sabe que as coisas não acontecem sem que você dê algo em troca. Você não vai conseguir que os clientes curtam sua página ou deem seu e-mail, por exemplo, sem oferecer algo para tanto.

Porém, muitas empresas seguem pelo caminho considerado mais fácil ao comprar seguidores e contatos. Embora possa parecer vantajoso, você vai falar com pessoas que não estão interessadas — ou mesmo falará com perfis que não existem.

Além de prejudicar qualquer avaliação de resultados, isso ainda pode fazer com que a sua marca tenha uma imagem negativa, antiética e invasiva.

4. Deixar de fazer o acompanhamento prejudica a eficiência

Se não definir objetivos é ruim, não fazer o acompanhamento dos resultados também é. Ao não saber o que funciona e o que não, o empreendimento pode se ver fazendo algo com pouco retorno ou perdendo a chance de melhorar os resultados de uma determinada estratégia.

A falta de acompanhamento, de quebra, colabora para a perda de dinamismo. Ao não entender a resposta do mercado para cada ação de marketing, é mais difícil prever o que pode funcionar.

Sem essa medição a estratégia perde eficiência e a empresa, por sua vez, desperdiça chances de ganhar competitividade.

5. Usar métricas de vaidade pode ser fatal

Porém, a medição dos resultados tem que ser feita da maneira adequada e utilizando os parâmetros que traduzam corretamente os objetivos. Um dos grandes erros de marketing digital nesse cenário é o de utilizar métricas de vaidade.

Por mais que ter um crescimento no número de curtidas ou visualizações seja positivo, ele não é tão útil se o desejo é aumentar as vendas. É importante, portanto, que os resultados medidos sejam relevantes e contribuam para o alcance de objetivos. Do contrário, a gestão está apenas buscando metas vazias.

Ao reconhecer esses erros de marketing digital, vai ser mais fácil ficar atento e impedir que o seu negócio cometa algum deles.

Sua empresa já errou de alguma dessas formas? O que foi feito a respeito? Conte para a gente nos comentários!

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