Receba dicas grátis!

5 dicas para fazer sua PME prosperar na crise

8f

Para as pequenas e médias empresas, a economia em recessão é um risco alto. Isso porque os recursos para driblar a crise parecem limitados à primeira vista. Mas é importante perceber que para essas empresas existem oportunidades que são estão disponíveis para os grandes empreendimentos. Se por um lado a competição parece aumentar, a proximidade com o seu público e a resposta rápida às suas necessidades são um diferencial para as pequenas e médias empresas. Confira cinco dicas para fazer sua PME prosperar na crise.

Conheça o mercado

É importante aproveitar esse momento de recessão para conhecer profundamente o seu público, quais são as suas necessidades e anseios, e como eles estão sendo sanados por todos os players do mercado. Seus produtos e serviços devem manter-se relevantes mesmo em momentos de contenção de gastos. Uma boa forma de conhecer seu mercado ainda mais é escutar clientes e equipe, absorver as críticas e as ideias. Avalie como você pode prosperar na crise escutando os seus stakeholders.

Invista em marketing para prosperar na crise

Henry Ford uma vez disse que se tivesse apenas um dólar, ele seria investido em publicidade. De nada adianta desenvolver um produto com maestria se o seu público não souber de sua existência.

Neste sentido, o marketing digital é a solução ideal para sua PME prosperar na crise. Isso porque o investimento é direcionado para o seu público específico ao invés de ser pulverizado como na grande mídia. A curto prazo é possível investir em anúncios nos motores de busca e redes sociais. Já a médio e longo prazo, é importante focar na presença digital de qualidade por meio do inbound marketing.

Procure uma agência especializada em marketing digital, certifique-se de que a sua PME está sob os cuidados de quem conhece a internet.

Boas ideias não caem do céu

A inovação é o grande trunfo para sua PME prosperar na crise, mas boas ideias não são espontâneas. Para tanto, é fundamental que você busque inspirações e conhecimentos de fontes diferentes. Pesquise tendências e comportamentos, procure entender como o seu negócio pode melhorar a vida das pessoas. Acima de tudo, agregue valor ao seu produto.

Controle gastos, mas mantenha a qualidade

São momentos como esse que forçam os administradores de pequenas e médias empresas a reavaliar sua planilha de custos. Procure avaliar quais despesas podem ser reduzidas ou negociadas. Lembre-se que os fornecedores enfrentam a mesma crise e estarão abertos a negociações.

Acima de tudo, para prosperar na crise é preciso fidelizar os clientes e isso só será possível quando ele, consciente na situação econômica, perceber que não existem perdas qualitativas no seu produto ou serviço.

Evite dívidas e preserve suas reservas

O aumento da taxa de juros é intrínseco às crises. Por isso, endividar-se no momento de crise não é uma boa ideia. Parece contraditório dizer para não procurar ajuda dos bancos e não alterar as reservas.

Mas a verdade é que seu fluxo de caixa é a sua principal arma de funcionamento a plenos vapores. Antes de tomar medidas como essas é importante ter tentado todas as outras alternativas.

Fazer sua PME prosperar na crise é uma questão de sobrevivência e de conhecimento de negócios. Apenas o profundo conhecimento sobre o negócio, mercado, público e finanças combinados poderão prover a melhor solução para a sua PME.

A inovação é proveniente de situações adversas e ideias inusitadas. Esteja aberto ao novo e adapte-se sempre.

Restou alguma dúvida sobre como a sua PME pode prosperar na crise? Comente aqui embaixo, sua dúvida pode ser a mesma de outras pessoas. Vamos enriquecer essa página juntos!

Adicionar comentário

Show Buttons
Share On Facebook
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Hide Buttons